17 junho, 2019

A história continua!


Jesus estaria em cima do caminhão, em defesa de uma grande multidão, que ainda não pode ter um “pastor” que os defendem, e aquelas e aqueles que o faz, vai enfrentar perseguição e calúnia como as dos fariseus e serão perseguidos e não duvido que mortos.

Segue um pequeno texto que escrevi.


A história continua!

A sociedade que Jesus viveu predominante agrícola, a terra concentrada nas mãos de pouca gente, o latifúndio, as atividades artesanais exploradas e sem valor, as atividades comerciais nas cidades pequenas eram local, onde se fazia troca, a circulação de dinheiro muito pouco,  más com o controle dos grandes comerciantes havia os grandes mercados.

 O sistema de impostos explorava o povo e Jesus contrapõe a esse sistema, a uma sociedade desigual e opressora. O Evangelho de marcos, narra o sentimento de Jesus diante do sofrimento “Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão, porque eles estavam como ovelhas sem pastor.”

Jesus sempre com e junto as/os pobres e marginalizados, com ternura aproxima e os defendem, enfrenta criticamente os poderosos e aí, os fariseus dizem “Esse homem blasfema”.

Jesus que revela o Projeto de Deus em suas ações não intimida, não se revela um covarde, mas sim um profeta, e continua contra o sistema, expulsa os vendedores do templo, o templo o centro da exploração,  um aviso, esses sistema que fere e mata tem que acabar.

Mistura a pessoa do pastor e profeta e ação política contra um sistema opressor, contra o poder enquanto poder de dominação e se coloca em defesa do povo e ai, os dirigentes, os chefes do poder mandaram matar Jesus.

Hoje o sistema opressor ataca e precarizaram direitos importantes conquistados pela classe trabalhadora entre outros, e aí, os que se colocam em defesa das trabalhadoras e trabalhadores, em defesa dos direitos da multidão, sendo perseguidos e ameaçados. A história continua.

Se Jesus viesse no dia que aconteceu a manifestação contra a reforma da previdência, Jesus estaria em cima do caminhão, em defesa de uma grande multidão, que ainda não pode ter um “pastor” que os defendem, e aquelas e aqueles que o faz, vai enfrentar perseguição e calúnia como as dos fariseus e serão perseguidos e não duvido que mortos.

“O sangue dos mártires é a semente dos cristãos”.

Por mim, Lucimar Moreira Bueno


O mistério da Santíssima Trindade!


Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado!


"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
38Ouvistes o que foi dito:
'Olho por olho e dente por dente!'
39Eu, porém, vos digo:
Não enfrenteis quem é malvado!
Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita,
oferece-lhe também a esquerda!
40Se alguém quiser abrir um processo
para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!
41Se alguém te forçar a andar um quilômetro,
caminha dois com ele!
42Dá a quem te pedir
e não vires as costas a quem te pede emprestado.
Palavra da Salvação."
Palavra da Salvação

( Mt 5,38-42)