05 outubro, 2023

6 coisas que você precisa saber o Sínodo da Sinodalidade

Publicado pelo CEFEP, por Franklin Machado, 04/10/2023


Nesta quarta-feira, 04 de outubro, tem início a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo, em Roma, onde os bispos e outros participantes se reúnem para recolher os frutos dos processos prévios de escuta das etapas locais e continentais. Para te ajudar a entender e melhor acompanhar o andamento da Assembleia, preparamos seis respostas de possíveis dúvidas que você, sua família e comunidade precisam saber sobre o Sínodo:



1 – O que é um Sínodo?

É uma reunião de fiéis para ouvir o que o Espírito Santo diz à Igreja e pede que ela seja e faça. Este encontro pode envolver os fiéis de diversas maneiras: os párocos com os leigos, os bispos com os outros ministérios ordenados e o Papa com os bispos. A palavra sínodo vem do grego ‘synodos’, que significa “caminhar juntos”. Oferece uma imagem da Igreja como povo peregrino, que cresce e se desenvolve num caminho de fé. Uma imagem muito diferente daquela da Igreja como instituição estática.


2 – O que é sinodalidade?

É um estilo, uma cultura, um modo de pensar e de ser, que reflete a verdade de que a Igreja é dirigida pelo Espírito Santo, que permite a cada um oferecer a sua própria contribuição à vida da Igreja. Embora “a sinodalidade expresse a natureza da Igreja, a sua forma, o seu estilo, a sua missão”, a Igreja dos nossos dias carece do hábito e da prática da sinodalidade. Isto é o que o Papa Francisco nos convida a examinar e discernir para o futuro em um esforço coletivo na busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos”.


3 – O que o Sínodo da Sinodalidade traz de diferente?

No passado, um Sínodo consistia numa reunião (chamada “Assembleia Geral”) de Bispos em Roma. Este Sínodo consiste em todo o processo sinodal, iniciado com a consulta global de todos os fiéis, incluindo uma Assembleia Geral dos Bispos em Roma, e terminando com a recepção pelo Povo de Deus nas Igrejas locais dos frutos de todo o processo de discernimento. Embora os sínodos anteriores também tenham começado com extensas consultas sob a forma de questionários, esta é a primeira vez que todos foram diretamente convidados a participar num exercício de escuta a nível de paróquias e dioceses.


4 – Onde e quando acontece o Sínodo?

A primeira fase, foi vivida nas dioceses, de outubro de 2021 a março de 2022. No Brasil, após esta fase, as dioceses enviaram suas contribuições à CNBB, responsável por fazer a sistematização brasileira a ser enviada para etapa continental. A segunda fase, a continental, aconteceu entre setembro de 2022 e outubro de 2023, e a terceira, fase da Igreja Universal, com início em outubro de 2023. Esta se celebrará em duas sessões com um ano de diferença: de 4 a 29 de outubro de 2023 e em outubro de 2024, em Roma.


5 – Quem participa do Sínodo?

O Papa Francisco sublinhou em diversas ocasiões a necessidade de o Sínodo envolver todos e ir o mais longe possível. Todas as pessoas batizadas foram explicitamente convidadas a participar, especialmente nas suas comunidades locais, como por exemplo, a partir da etapa diocesana que aconteceu entre os anos 2021 e 2022. Para a Assembleia Geral em Roma, o papa divulgou uma lista com 464 convocados para participação. Destes, 363 com direito ao voto.


6- Brasileiros no sínodo

Ao todo serão 13 brasileiros participando do Sínodo. Entre bispos e peritos, duas mulheres ganham destaque: Maria Cristina dos Anjos da Conceição (Cáritas Brasileira) e Sônia Gomes de Oliveira (presidente do CNLB). Pela primeira vez em um sínodo, 54 mulheres terão direito ao voto, dentre elas, as duas brasileiras.