23 fevereiro, 2011

Livro do Cefep destaca a “Opção pelos Pobres no Século XXI”


“A opção preferencial pelos pobres vem ganhando espaço privilegiado na Igreja Católica, e de modo especial, na América Latina. É um dos traços do rosto da nossa Igreja”, destacou o assessor político da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo do Centro Nacional Fé e Política "Dom Helder Câmara" (Cefep), padre José Ernanne Pinheiro, na apresentação do livro “Opção Pelos Pobres no Século XXI”.
O livro, mais uma publicação do Cefep, foi lançado recentemente pela Editora Paulinas e organizado pelo professor de Sociologia da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Pedro A. Ribeiro de Oliveira, que faz parte do Cefep.
Nesta publicação, que reúne uma complilação de vários artigos, levanta o problema de definir-se o que significa hoje a categoria ‘pobre’. “Exceto nos casos extremos das grandes fortunas e da miséria, ricos e pobres, em geral, se consideram como de ‘classe média’. Só a abordagem pluridisciplinar, que reúne as Ciências Sociais, a Filosofia e a Teologia, para iluminar o tema a partir de diferentes enfoques”, diz um trecho do livro.
pedroribeiro“A opção preferencial pelos pobres já ganhou aceitação quase universal na Igreja Católica. Só mesmo setores conservadores a ponto de suspeitarem do Concílio Ecumênico de 1962-1965 colocam em dúvida sua pertinência teológica. Isso não significa, contudo, que haja consenso sobre sua interpretação mais correta, porque o conteúdo semântico da categoria pobre pode mudar, e de fato tem mudado, conforme o tempo e os lugares. Cabe, então, perguntar o que significa ser pobre neste início de século XXI”, disse o organizador Pedro Ribeiro.
O padre Ernanne destaca as palavras do papa Bento XVI a respeito da opção pelos pobres: “Não por acaso, o Santo Padre Bento XVI, em Aparecida, lhe atribuiu categoria cristológica: ‘A opção pelos pobres está implícita na fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós, para nos enriquecer com sua pobreza”.
O livro custa R$ 28,80 e pode ser comprado no site da Editora Paulinas, no endereço:

Promotoria pede cassação do prefeito de Paiçandu-Pr por irregularidades ambientais

A Promotoria do Meio Ambiente de Maringá entrou com uma ação na 7ª Vara Cível, no início deste mês, pedindo a cassação dos direitos políticos do prefeito de Paiçandu, Vladimir da Silva (PMDB), por não cumprir a legislação ambiental. A ação, por ato de improbidade administrativa ambiental, está focada nas irregularidades em torno do lixão, da rede de água e esgoto e do gerenciamento das bacias hidrográficas constatadas no município...continue lendo...

Em Umuarama-Pr mais de 200 vagas de estágio para estudantes

Conforme publicado na Gazeta do Povo, há vagas de sobra para estágio em Umuarama, na região Noroeste do Paraná. De acordo com reportagem da RPC TV Umuarama, são, ao todo, 200 oportunidades, a maioria na área de Administração.
Qualquer estudante com idade mínima de 16 anos pode estagiar por até dois anos em uma empresa. Se ele cursa o ensino superior, a função deve ser compatível à área de estudo. A carga horária é de, no máximo, seis horas, com direito a bolsa auxílio. Mais informações

Inscrições para segunda etapa do ProUni vai até amanhã

A segunda etapa de inscrições estará aberta até amanhã (24) e conforme cronograma terá duas chamadas subseqüentes. Para receber uma bolsa do programa, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.
As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita (por membro da família) de até 1,5 salário mínimo. As parciais, que custeiam 50% da mensalidade, são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos. A lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada no domingo (27). Os aprovados devem comparecer até 4 de março às instituições para comprovar as informações e apresentar os documentos necessários. Há previsão de uma segunda chamada no dia 13 de março, caso ainda haja bolsas disponíveis.