09 dezembro, 2010

Missão Solidária na Paróquia São Silvestre - Maringá - Paraná

A Paróquia São Silvestre da Arquidiocese de Maringá, localizada na zona sul de Maringá, no próximo final de semana, dias 11 e 12, vai promover pelo segundo ano consecutivo o projeto Missão Solidária. Cerca de 70 voluntários devem prestar atendimento à população das redondezas da paróquia.
As atividades começam no sábado à noite. Santa missa às 18h30 e logo na sequência concerto de música sacra com o coro de câmara da UEM.
Domingo, santa missa às 8h. Durante o dia todo haverá atendimento de advogados, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, clínico geral, cabeleireiros, agentes da Caixa Econômica para informações sobre projetos da casa própria, medição de pressão, glicemia, e prevenção bucal. Além de tudo isso serão montadas tendas como a do Bazar da Solidariedade, onde serão doados calçados, roupas e cestas de natal para as famílias que participarem das palestras de saúde preventiva.
Além das palestras sociais haverá um módulo em que os participantes poderão ouvir pregações relacionadas à juventude, família e crianças.
Para as crianças estão programadas várias atividades recreativas, esportivas, brinquedos, cama elástica, além de evangelização especial para elas. A meta é beneficiar ao menos 300 famílias oferecendo a elas atividades culturais, sociais e religiosas.
Segundo o pároco da paróquia São Silvestre, padre Rildo da Luz Ferreira, “o objetivo é experimentar ou vivenciar Atos dos Apóstolos, Capítulo 2, onde a comunidade era perseverante em ouvir os apóstolos, na partilha fraterna e nas orações. A Palavra também diz que eles colocavam tudo em comum, de modo a não ver necessidade entre os irmãos”.
Shows com bandas católicas, apresentações teatrais e sorteios de prêmios também fazem parte da programação do projeto Missão Solidária.
Depois desse trabalho no final de semana, a paróquia deverá continuar o acompanhamento das famílias carentes da região. A paróquia fez um levantamento prévio, onde as famílias foram cadastradas em 10 bairros que compõem a comunidade. A partir de agora essas famílias vão receber atendimento especial e contínuo.
Quem quiser fazer doações para o projeto ou ser voluntário pode entrar em contato pelo telefone: 3229 0296.

Fonte: site da Arquidiocese de Maringá

Estudo prevê 33 mil assassinatos de adolescentes em cidades com mais de 100 mil habitantes até 2013

Dois adolescentes a cada grupo de mil jovens de 12 a 18 anos foram assassinados, em 2007, nos 266 municípios com mais de 100 mil habitantes, aponta o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA). Caso essa taxa de mortalidade juvenil (2,67) seja mantida, a projeção é de que 33 mil adolescentes sejam mortos até 2013.
Os dados foram calculados pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e divulgados hoje (8), em Brasília, pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela organização não governamental Observatório de Favelas.
A morte violenta é responsável por quase metade das mortes de pessoas de 12 a 18 anos no Brasil (45,5% dos casos). O índice é quase o dobro das mortes por doença (26,5%) e mais do que o dobro das mortes por acidente (23,2%).
Segundo o estudo feito em 11 regiões metropolitanas, os homicídios afetam principalmente os rapazes (12 homens para cada jovem assassinada); os negros (quase quatro pretos ou pardos para cada branco ou amarelo); e moradores da periferia. A arma de fogo (revólver, pistola, espingarda, fuzil, metralhadora) é o principal meio de assassinato dos jovens.
Um ranking dos municípios mais violentos com adolescentes é liderado por Foz do Iguaçu (PR), com 11,7 mortes a cada mil jovens; seguido por Cariacica (ES), com 8,2 assassinatos a cada mil pessoas; e Olinda (PE) com oito homicídios a cada mil adolescentes.
Os estados do Espírito Santo, de Pernambuco e Minas Gerais têm, cada um, quatro municípios na lista das 20 cidades com mais de 200 mil habitantes e com maiores IHA. O estado do Rio de Janeiro tem três municípios na lista, Alagoas tem duas cidades, Bahia, Maranhão e Paraná têm, cada um, uma cidade na lista. Segundo a pesquisa, a Região Nordeste é a que registra maiores riscos de homicídio.

Fonte: Agência Brasil
Gilberto Costa - Repórter da Agência Brasil - Edição: Lílian Beraldo

Feliz Natal e um ótimo ano de 2011

HO, HO, HO!!!!!
Mais um ano que passa e um novo ano se aproxima... Por aqui, entretanto, nós não olhamos para trás por muito, por muito tempo. Nós andamos pra frente, abrindo portas e fazendo coisas novas, porque nos somos curiosos… e a curiosidade trás pra nos novos desafios e os desafios nos traz vitórias... Feliz Natal e desejamos um 2011 cheio de desafios e grandes vitórias...

Família Dias "Austrália"