22 setembro, 2010

Parabéns contadores

Fazendeiros de Douradina ameaçam indígenas Guarani Kaiowá


Um grupo de 86 famílias Guarani Kaiowá, do acampamento Ita’y Ka’aguyrusu que realizou uma retomada de sua terra tradicional, no município de Douradina (MS), no dia 04 de setembro, está sendo violentamente atacado por fazendeiros da região neste momento. De acordo com Efigência Guarani, professora da comunidade, os fazendeiros entraram cortando galhos de árvores para bater nas crianças e nas mulheres. Além disso, eles estão soltando fogos de artifício com pólvora para assustar e queimar os indígenas. “As crianças estão apavoradas, correndo sem rumo!”, declarou a professora. Esta é quarta vez, em 17 dias, que produtores rurais invadem o acampamento e atacam os indígenas, inclusive com tiros.
A comunidade está bastante assustada e tentou entrar em contato com a Polícia Federal, mas não obteve sucesso. Segundo Efigênia, numa das investidas dos fazendeiros, uma indígena quebrou a perna depois de cair ao fugir dos tiros disparados em sua direção. “Na terceira vez que eles vieram, eles tentaram atropelar as pessoas com o carro, aí os índios responderam com flechadas”, declarou. Segundo Efigênia, os fazendeiros estão sempre armados e acompanhados de seguranças particulares.
A equipe do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) de Dourados já entrou em contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai) na região e com o Ministério Público de Dourados, para que alguma medida urgente seja tomada. O Cimi, em Brasília, também entrou em contato com o Ministério da Justiça para que tomem providências.

CNBB/CIMI
Foto: Carlito Medeiros

Presidente Lula amanhã na cidade de Maringá

Amanhã(23) o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estara na cidade de Maringá-Paraná, às 10 horas no Ginásio Valdir Pinheiro, Vila Olímpica.

Mortes por mal de Alzheimer no Brasil crescem 500% em 10 anos

A associação internacional sobre a doença (Alzheimer´s Disease Internacional – ADI) estima que o número de pessoas com algum tipo de demência ou Alzheimer no mundo deve praticamente dobrar em 20 anos. Atualmente, há 35, 6 milhões de doentes no mundo. Em 2030, devem ser 65,7 milhões, e em 2050, a previsão é de 115,4 milhões de pacientes. Mais informações