26 setembro, 2009

Nota da Arquidiocese de Maringá

Maringá, 26 de setembro de 2009

A Arquidiocese de Maringá lamenta profundamente a impossibilidade de o Coral Infanto-Juvenil Arquidiocesano de estar nesse domingo, 27 de setembro, na apresentação previamente agendada para o Santo Padre, o Papa Bento XVI, ao meio dia no Vaticano. A impossibilidade da viagem foi provocada pela greve dos funcionários da companhia aérea TAP.

A Arquidiocese de Maringá respeita a legitimidade dos movimentos grevistas, como sempre o fez, no entanto lamenta que a companhia aérea não ofereceu condições para os seus clientes embarcarem aos seus destinos de forma digna. Neste sentido, a greve feriu profundamente o direito de ir e vir e frustrou parcialmente os sonhos de dezenas de crianças e adolescentes que estavam ansiosos para se apresentar ao Santo Padre, o Papa.

O Coral Infanto-Juvenil Arquidiocesano pede desculpas ao Estado do Vaticano por não poder cumprir o compromisso agendado para esse domingo. A Arquidiocese espera agora que, ao menos, a equipe do Coral seja reparada pelas graves conseqüências deste ocorrido.

Dom Anuar Battisti
Arcebispo Metropolitano de Maringá – PR

SIAM – Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Liberdade e justiça social

Por: Frei Betto
Na década de 1980 visitei, com frequência, paises socialistas: União Soviética, China, Alemanha Oriental, Polônia, Tchecoslováquia e Cuba. Estive também na Nicarágua sandinista. As viagens decorreram de convites dos governos daqueles países, interessados no diálogo entre Estado e Igreja.
Do que observei, concluí que socialismo e capitalismo não lograram vencer a dicotomia entre justiça e liberdade. Ao socializar o acesso aos bens materiais básicos e aos direitos elementares (alimentação, saúde, educação, trabalho, moradia e lazer), o socialismo implantara, contudo, um sistema mais justo à maioria da população que o capitalismo...continue lendo...

Acompanhe as notícias da Assembleia do Povo de Deus em Maringá


Click aqui e acompanhe todas as notícias da Assembleia do Povo de Deus, que está sendo realizada no Centro de Encontros Bom Pastor em Maringá.

Enem 2009 terá mais de 10 mil locais de prova

O Ministério da Educação (MEC) já disponibilizou na internet a lista com os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro em 113.857 salas de 10.385 escolas diferentes.
Cerca de 4,5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da prova. A partir deste ano, o exame é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Grípe suína em Maringá

Obs.: A Secretaria da Saúde do Paraná informa que Maringá tem 18 casos de óbitos e a Secretaria de Saúde de Maringá confirma 13 óbitos.