26 fevereiro, 2012

Oração do 6º Intereclesial das CEBs do Paraná

Senhor, Deus da vida e do amor, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Pai,
Somos as comunidades eclesiais de base do Paraná, reunidos nas terras de Jacarezinho, norte pioneiro do Estado. Queremos ser um povo a caminho, procurando fazer da nossa fé, um serviço à vida e à esperança do amor solidário que gera vida em abundância para todos e todas. Nos propomos a realizar o 6º. Intereclesial das cebs do Paraná, sendo CEBs Romeiras do Reino no campo e na cidade. Ensina-nos a sermos profetas e profetizas dos nossos tempos, combatendo todo mal e injustiça; ensina-nos a ser solidários e comprometidos com os mais pobres e necessitados; Ensina-nos a ser defensores do planeta, a casa comum de todos os seres viventes. Livra-nos do desemprego e do subemprego, do trabalho escravo e dos preconceitos, da exploração, das drogas e de toda ambição. Liberta-nos dos transgênicos e da transgenia, dos agrotóxicos e dos produtos químicos. Ensina-nos a sermos consumidores conscientes. Dá- nos uma agricultura orgânica e familiar, defensora da mãe terra, do meio ambiente e da nossa saúde, lembrando que a terra pertence também aos que ainda estão por nascer. Pedimos a intercessão da Senhora do Rocio, padroeira do Paraná e dos mártires que banharam esta terra com seu sangue, e de todas as testemunhas do Reino.
Que a Santíssima Trindade, a comunidade do amor, nos ensine a ser filhas e filhos amados do Pai-mãe, em busca do reino definitivo colocando a vida sempre em primeiro lugar.
Amém, axé, auere, aleluia.

Salmo das CEBs

Salmo das CEBs
Letra de: Lucimar Moreira Bueno (Lucia)

R: As CEBs são o sonho / o sonho de Deus / pois elas são o povo / o povo de Deus


1) As Comunidades Eclesiais de Base são um jeito de organizar a Igreja / São samaritanas a serviço da vida / Aproximam, estendem a mão, ajudam. / São a Igreja organizada.

2) As Comunidades Eclesiais de Base têm o rosto de seu povo / em cada idade sua face revelada / jovem, adulta, pequena e idosa... / É a vida contemplada!

3) As Comunidades Eclesiais de Base são como sementeiras / onde a Palavra de Deus é semeada / o povo escuta, celebra e pratica. / É tão linda a caminhada!

4) As Comunidades Eclesiais de Base geram relações fraternas / na família, comunidade e sociedade / o povo se une em pequenos grupos. / É a vida partilhada.

5) As Comunidades Eclesiais de Base se preocupam com o povo afastado / veem nesse povo um chamado / em missão de rua em rua, de casa em casa. / É a Igreja missionária!

6) As Comunidades Eclesiais de Base ouvem o grito do oprimido / sentem sua dor e aflição / fazem o ver e julgar da realidade. / É o povo agindo em comunidade.

7) As Comunidades Eclesiais de Base defendem a vida / desde a concepção até a morte / cuidam da natureza, água, terra, fogo e ar. / É a vida libertada.

8) As Comunidades Eclesiais de Base são festa, alegria. / Celebram a presença de Deus no dia a dia / cantam, louvam, dançam e partilham. / Com a Eucaristia são alimentadas.