19 dezembro, 2016

Tempo de esperança em um momento de escuridão!

Partilho com vocês o texto que escrevi: 

Tempo de esperança em um momento de escuridão!


Há um momento de escuridão por todo o mundo que altera significativamente o comportamento.  É preciso conservar a esperança, não desanimar. O Natal se aproxima, tempo de esperança, anúncio da alegria. Para o profeta Isaías a grande luz que iluminará o mundo. Mas como ter esperança nesta época de conflitos, num mundo ferido?  É preciso não se deixar contagiar pelo medo diante:

Da guerra, ela mata, semeia destruição e dor. Ela é a incapacidade de amar, incapacidade de superar o espírito de vingança e de renunciar à estratégia de enfrentar a violência com mais violência, a incapacidade de um diálogo corajoso que busque o bem comum e a inclusão de todos na política. Para o papa Francisco “a violência e a guerra trazem somente morte, falam de morte! A violência e a guerra têm a linguagem da morte!”. “não há nenhuma justificativa. E Deus chora. Jesus chora”.

Do terrorismo, violência com o intuito de gerar o medo e o pavor, fazendo vítimas sem conta, a maioria delas inocentes. Não dá para aceitar, em nenhuma situação, seja ato criminoso, seja ato que por de trás tem histórias trágicas, humilhações e de guerras que sacrificam vidas de milhares de pessoas. Para o papa Francisco “isto não é humano”.

Da Mudança climática - catástrofes que ameaçam tudo o que amamos. O aquecimento global faz a temperatura subir, e com isso, mais secas, enchentes, erupções, furações e até terremotos. Nas últimas décadas, o planeta terra vem sofrendo com alterações advento dos avanços tecnológicos e científicos. O desmatamento, a poluição dos mares, dos solos e do ar são alguns dos principais exemplos da degradação do planeta terra. O ser humano, por muito tempo vem agindo de forma irresponsável e a natureza vem respondendo a altura aos danos a ela causados. Para o papa Francisco e preciso “revolução cultural” para salvar o planeta e diz que o estilo de vida atual é insustentável e suicida.

Da Violência, comportamento que causa dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo. Uso excessivo de força. Existem várias formas de violência, entre elas o preconceito, as agressões físicas e verbais entre outras. Para papa Francisco “não se vence a violência com a violência. A violência se vence com a paz!”.

Da Corrupção que mata. Desvio de verbas públicas mata, além da vida, a dignidade e o direito constitucional de acesso à educação, saúde, moradia entre outros. Para o papa Francisco “Sempre é a corrupção: se fizer isso, te damos isso. A corrupção é a traça, a gangrena de um povo”.

Da inveja, sentimento de tristeza perante o que o outro tem, pode ser tanto coisas materiais como qualidades. Por inveja o rei Saul, decidiu matar Davi. A inveja gera infelicidade, divisão e exclusão. A inveja mata. Para o papa Francisco inveja é uma “inquietude má, que não tolera o fato de um irmão ou uma irmã tenha algo que eu não tenho”.

Há um momento de escuridão por todo o mundo, diante dessa escuridão é preciso conservar a esperança, não desanimar. Natal é tempo de alegria, anúncio da luz que iluminará o mundo. Jesus se manifestou como uma criança, assim que Ele se contrapõe a toda a violência e traz uma mensagem de paz. Neste tempo, em que o mundo está continuamente ameaçado pela violência em tantos lugares e de muitos modos o natal nos ensina que Nosso Deus vem ao nosso encontro.

O nosso Deus é ternura e amor, sempre procurou seu povo, sempre tomou conta e prometeu estar sempre perto. Ele anda conosco. São Francisco de Assis amava Jesus menino, porque, neste ser menino, tornou-se clara a humildade de Deus. Deus tornou-se pobre. Isso é lindo.

Com Maria, José e os pastores, com os magos, com as mulheres e homens, de todas as idades, de ontem e de hoje, que ao longo dos tempos, acolheram o mistério do Natal, também nós, deixemos que a luz deste natal se propague em todo lugar, entre nos nossos corações, ilumine e aqueça as nossas casas, traga esperança no momento de escuridão, esperança às nossas cidades, de paz ao mundo.

Oração

Senhor, só Tu és grande, e as tuas obras são magníficas: és o Senhor da vida e da história; envias-nos fiéis mensageiros com alegres notícias; ergues-te como sinal de esperança; és luz para todos os povos. Vem ao nosso encontro e mostra-nos o teu rosto para contemplarmos a tua glória o teu amor surpreendente e admirável.
Tu, que deste vida a mulheres estéreis, e realizas-te prodígios por meio do teu Espírito naqueles que em Ti creram, renova o nosso coração cansado e desanimado. Então cumpriremos a tua vontade e amaremos todos quantos se cruzarem conosco no caminho da vida.
Dá-nos a graça de saborearmos a tua presença em nós e conosco, como a saboreou a Virgem de Nazaré, a mulher do silêncio e da interioridade. Amém.


Fonte: dehonianos