26 janeiro, 2012

O que você acha?

Enviado pelo leitor

Sobre a gravidez na adolescência

A informação que a cada ano cresce o número de crianças que nascem de mulheres adolescentes é preocupante. A liberdade sexual, unida à falta de uma orientação correta no ambiente familiar, conduz a prática sexual sem nenhum conhecimento das conseqüências que isso pode causar em suas vidas. Infelizmente as garotas dão conta do erro que cometeram apenas quando tomam conhecimento que estão grávidas. Digo as garotas por que o peso maior geralmente recai sobre elas. A maioria é rejeitada no próprio ambiente familiar.
É muito importante para as/os adolescente, que haja entre eles e seus familiares, desde a infância, diálogos constantes acerca do desenvolvimento natural da sexualidade. Compensar uma carência afetiva que possa ter, fantasiando um relacionamento que ansiava vivenciar pode levar a conseqüências gravíssimas. A prática sexual não adequadamente orientada levam sempre a uma gravidez indesejada; que juntamente com os ricos psicológicos, físicos e sociais, a que a adolescente é exposta, reduzem significamente as possibilidades de adolescente levar uma vida independente e sadia. Estamos diante de uma realidade preocupante... . O que fazer? Cabe a família, a sociedade, às igrejas - cabe a nós buscarmos entender o porquê, para podermos contribuir para que gravodez indesejada não venha mais ocorrer.

Das crianças nascida em Maringá 9% são de mães adelescentes

Conforme matéria publicada na Gazeta do Povo, entre todas as crianças que nasceram em Maringá no ano passado, 9,4% são filhas de mulheres de até 19 anos, a maioria adolescentes. De acordo com dados da Secretaria da Saúde de Maringá, 4.764 nascimentos foram registrados no período, dos quais 452 se encaixam nessa categoria. No total, 13 bebês são de mães com idades entre 10 e 14 anos e 439, de mães entre 15 e 19 anos. Em 2010, o número de filhos de mães jovens era próximo: 449.
A Secretaria da Saúde não traçou uma avaliação sobre os números de gravidez entre adolescentes e jovens em Maringá. No entanto, a diretora e fundadora da ONG que cuida de grávidas em situação de risco Lar e Preservação da Vida, Helena Carmen Bressan, considerou a estatística “assustadora”.
Helena trabalha com grávidas em situação de risco há mais de 20 anos. Em geral, recebe de 60 a 70 mulheres na ONG por ano. “Já tivemos uma menina de 12 anos que engravidou aos 11. Ela já sofria com promiscuidade dentro da família, sendo abusada desde muito nova. Ela engravidou de um homem que não conhecia”, relembrou.
Em relação à escolaridade das adolescentes e jovens de até 19 anos que engravidaram nos dois últimos anos, a Secretaria da Saúde informou que duas estudaram de um a três anos; 253, de quatro a sete anos; 618, de oito a 11 anos; e 26, 12 anos ou mais. Duas das mães não informaram escolaridade. Leia na íntegra

Brasil pretende contestar na ONU poder de EUA regular internet

No Fórum Social Temático, ministra dos Direitos Humanos contesta poder americano para regular internet, iniciativa que teria impacto mundial. Para ONU, acesso à rede é direito humano básico, e por isso Maria do Rosário diz que Brasil quer discutir tema em fórum global. Debate enfatiza capacidade de mobilização da internet, mas vê risco em dependência de plataformas privadas. Leia a reportagem  publicada por Carta Maior.

Internet consegue mobilizar pelo 'não' mas tem de ajudar a construir

Opinião foi compartilhada em debate sobre internet e direitos humanos realizado no Fórum Social Mundial Temático nesta quarta (25). Primavera Árabe foi exemplo da capacidade de a rede mundial unir pessoas em torna de resistência, mas poder continuou depois com instituições tradicionais. Defesa de propostas pontuais e específicas pode ser caminho construtivo. Leia a reportagem publicada por Carta Maior
O Fórum Social Temático 2012 é um evento altermundista organizado por um grupo de ativistas e movimentos sociais ligados ao processo do Fórum Social Mundial. O tema de 2012 é Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental. O FST 2012 se propõe ser um espaço de debates preparatórios para a Cúpula dos Povos, reunião alternativa à cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.  FST 2012 teve inicio no dia 24 e vai até o dia 29.