02 outubro, 2009

Dom Anuar Battisti inicia visita pastoral em Marialva

De 04 de outubro a 02 de novembro o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, faz visita pastoral na paróquia Nossa Senhora de Fátima em Marialva. A extensa agenda se deve ao fato de que em Marialva existe uma grande comunidade rural, e o arcebispo deve percorrer boa parte de toda a extensão geográfica do município.
Domingo, 04, primeiro dia da visita, o arcebispo preside Missa às 8h na Comunidade São Francisco de Assis (Jd. Custódio); almoça na Comunidade São Francisco de Assis; participa de reunião com o Apostolado da Oração e com os pais de catequizandos. Na segunda-feira, 05, Dom Anuar vai à prefeitura; rádio Rural FM; Fórum; rádio Ingamar; câmara de vereadores, polícia Militar e polícia Civil; se reúne com grupos da 3º idade e com catequistas, e às 20h30 preside Santa Missa na Comunidade Imaculado Coração de Maria.

Fonte: site da Arquidiocese de Maringá

O que é bom para o Lula, é ruim para o Brasil?

Por: Emir Sader
A mídia mercantil (melhor do que privada) tem um critério: o que for bom para o Lula, deve ser propagado como ruim para o Brasil. A reunião de mandatários sulamericanos em Bariloche – que o povo brasileiro não pôde ver, salvo pela Telesul, e teve que aceitar as versões da mídia – foi julgada não na perspectiva de um acordo de paz para a região, mas na ótica de se o Lula saiu fortalecido ou não.
O golpe militar e a ditadura em Honduras (chamados de “governo de fato”, expressão similar à de “ditabranda”) são julgados na ótica não de se ação brasileira favorece o que a comunidade internacional unanimemente pede – o retorno do presidente eleito, Mel Zelaya -, mas de saber se o governo brasileiro e Lula se fortalecem ou não. Danem-se a democracia e o povo hondurenho
A mesma atitude têm essa mídia comercial e venal diante da possibilidade do Brasil sediar as Olimpíadas. Primeiro, tentaram ridicularizar a proposta brasileira, a audácia destes terceiromundistas de concorrer com Tóquio, com Madri, com Chicago de Obama e Michelle. Depois passaram a centrar as matérias nas supostas irregularidades que se cometeriam com os recursos, quando viram – mesmo sem destacar nos seus noticiários – que o Rio tinha passado de azarão e um dos favoritos, graças à excelente apresentação da proposta e ao apoio total do governo.
O povo brasileiro vive melhor com as políticas sociais do governo Lula? Danem-se as condições de vida do povo. Interessa a popularidade que isso dá ao governo Lula e as dificuldades que representa para uma eventual vitória da oposição. A imagem do Brasil no exterior nunca foi melhor? A mídia ranzinza e agourenta não reflete isso, porque representa também a extraordinária imagem de Lula pelo mundo afora, em contraposição à de FHC, e isto é bom para o Brasil, mas ruim para a oposição.
Não existe o Brasil, só os interesses menores, de que fazem parte as 4 famílias – Frias, Marinho, Civitas, Mesquita – que pretendem falar em nome do povo brasileiro.
São expressões das elites brancas, ricas, de setores da classe média alta egoísta, que odeia o povo e o Brasil e odeia Lula por isso. Adoram quem se opõem a Lula – Heloísa Helena, Marina, Micheletti -, não importa o que digam e representem. Sua obsessão é derrotar Lula nas eleições de 2010. O resto, que se dane: o povo brasileiro, o país, a situação de vida da população pobre, da imagem do país no mundo, da economia e do desenvolvimento econômico do Brasil.
O que é bom para o Lula é ruim para eles e tentam fazer passar que é ruim para o Brasil. É ruim para eles, as minorias, os 5% de rejeição do governo, mas é muito bom para os 82% de apoio ao Lula. Leia o artigo na íntegra

Brasil - Rio de Janeiro sede dos Jogos Olímpicos de 2016


O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016, primeira vez que um país sul-americano organiza os Jogos Olímpicos. Vencemos Madri, Tóquio e Chicago na eleição do COI (Comitê Olímpico Internacional) realizada hoje.

"Entre as dez maiores economias do mundo, somos os únicos que não sediaram a Olimpíada. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada, mas para nós será uma oportunidade sem igual. O desafio do COI é expandir os Jogos para novos lugares, de acender a pira olímpica em um país tropical", disse o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
"Essa candidatura não é só nossa, mas é da América do Sul. Um continente que nunca sediou uma Olimpíada. Está na hora de corrigir isso", conclui.

Gripe suína em Maringá


Vereadores de Maringá rejeitaram Projeto de utilidade pública a SER

Por seis votos a quatro, na sessão de ontem, os vereadores de Maringá rejeitaram ontem o Projeto de Lei 11.377, que declarava de utilidade pública a associação civil Sociedade Eticamente Responsável.
Conforme publicado JM , representantes do Observatório Social de Maringá (OSM) foram convidados pelos vereadores para esclarecer os pontos polêmicos do relatório das ações do legislativo divulgado com exclusividade na terça-feira (29) pelo Jornal de Maringá. A discussão rendeu debates calorosos na sessão desta quinta-feira (1º), quando também foi rejeitado em votação o projeto que tornaria a Sociedade Eticamente Responsável (SER) uma entidade de utilidade pública. Presidente do OSM disse acreditar em retaliação...continue lendo...

Assista vídeo da Semana da Vida

Com o tema: “A Inviolabilidade do Direito à Vida” a Semana Nacional da Vida que teve seu inicio ontem (1º) e termina no dia dedicado ao Nacituro, dia oito é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e articulada pela Pastoral Familiar. A TV 3º Milênio da Arquidiocese de Maringá produziu um vídeo, assista.

População brasileira envelhece e taxa de fecundidade diminui, mostra Ipea

A população brasileira vai superar em breve 200 milhões de pessoas e está envelhecendo em ritmo acelerado, enquanto a taxa de fecundidade vem diminuindo. A constatação é de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada em meados de setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Leia aqui

Desemprego na América Latina e no Caribe aumente

O desemprego na América Latina e o Caribe deverá chegar a 8,5% em 2009, o que significaria que 2,5 milhões de pessoas ficariam sem emprego. A projeção é da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), instituições que divulgaram ontem (1º) relatório sobre o tema. Em 2008, a taxa de desemprego ficou em 7,5% na região, uma variação de 1 ponto percentual. Leia na íntegra

Venha fazer parte do 11º Open de Capoeira de Maringá

Gripe suína no Paraná

No boletim publicado ontem Paraná aponta 15.608 casos confirmados e 254 óbitos. A regional de Maringá até agora tem 210 casos cofirmados e 19 mortes. Clique aqui e veja os numeros de sua regional.