26 maio, 2011

Preconceito contra homossexuais

Conforme pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo e coordenada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Gustavo Venturi, quanto mais anos de estudo, maior é a aceitação do indivíduo em relação à diversidade sexual. Segundo a pesquisa, um em cada quatro brasileiros é homofóbico. Foram considerados homofóbicos aqueles que têm tendência – forte ou fraca - em transformar o preconceito que sentem em relação a esse público em atitudes discriminatórias. Cruzando as respostas obtidas com as características da amostra, foi possível detectar, por exemplo, que mulheres são menos homofóbicas (20%) do que os homens (30%) e que a variação de renda não tem grande impacto nesse comportamento. Já a escolaridade é um dos fatores com mais peso: enquanto entre os que nunca frequentaram a escola o índice de homofóbicos é 52%, no nível superior é apenas 10%. A religião também influencia na aceitação da população LGBT. Entre os evangélicos, 31% têm tendência a comportamentos homofóbicos, contra 24% dos católicos, 15% dos praticantes do candomblé e 10% dos kardecistas. Além do acesso à informação e da frequência à escola, Venturi aponta como estratégia importante para o combate à homofobia uma legsilação específica que coiba esse comportamento, como já existe com o racismo. O estudo, com 2 mil entrevistados em 150 municípios, foi feito em 2009 e transformado em um livro que será lançado em junho.

4º Encontro da Juventude das CEBs - Curitiba-Pr


Modelo paroquial não cabe mais no contexto urbano

Docentes e Estudantes dos Institutos de Teologia do Rio Grande do Sul refletiram sobre as grandes mudanças em todos os segmentos, níveis de fieis residentes em centros urbanos. Os debates integraram o Congresso Teológico, reunido em torno do tema “O fazer eclesial e as estruturas de ação evangelizadora no contexto urbano”, realizado de 9 a 12 de maio, em Passo Fundo, a 280 quilômetros da capital. Mais informações

Presidenta Dilma suspende "kit anti-homofobia" para escolas

A presidenta Dilma Rousseff determinou ontem (25) a suspensão da elaboração do "kit anti-homofobia", um material sobre a homossexualidade e o combate à homofobia que seria distribuído em escolas públicas e havia gerado protestos de grupos religiosos. A polêmica sobre esse material cresceu nos últimos dias, sobretudo depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu que a união civil entre duas pessoas do mesmo sexo é equivalente à união heterossexual perante a lei. Grupos católicos e evangélicos criticaram a decisão judicial e alertaram sobre projetos que, segundo afirmaram, pretendiam "induzir" os adolescentes que estudam em escolas públicas à homossexualidade. O material que estava em preparação incluía vídeos que mostravam como o amor surgia entre dois meninos ou entre duas meninas, além de depoimentos de travestis e transexuais sobre suas vidas e relações amorosas. Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a presidenta Dilma decidiu que "daqui para frente todo material que versar sobre costumes será feito a partir de consultas mais amplas à sociedade".

Vereador de Maringá, Humberto Henrique, quer relatório com movimentação de medicamentos no HM

Os vereadores de Maringá votam na sessão desta quinta-feira (26) um requerimento de autoria do vereador Humberto Henrique (PT) solicitando que a Prefeitura envie um relatório com toda a movimentação de entrada e saída de medicamentos no Hospital Municipal (HM). O vereador quer os dados referentes ao período de 2009 a 2011. A iniciativa foi motivada após denúncias de que haveria desvio de medicamentos no hospital.