24 setembro, 2009

"América Latina é hoje o lugar mais estimulante do mundo"

Em entrevista ao La Jornada, Noam Chomsky fala sobre a América Latina, definindo-a como uma das únicas regiões do mundo onde há uma resistência real ao poder do império. "Pela primeira vez em 500 anos há movimentos rumo a uma verdadeira independência e separação do mundo imperial. Países que historicamente estiveram separados estão começando a se integrar. Esta integração é um pré-requisito para a independência. Historicamente, os EUA derrubaram um governo após outro; agora já não podem fazê-lo", diz Chomsky. Leia a entrevista

A Biblia ao pé da letra

Por: dom Anuar Battiti
Que a Palavra de Vida transforme e ilumine sempre o nosso ser e o nosso existir, neste mundo plural e diferente que vivemos e no qual desejamos viver em paz e harmonia, para sempre. Leia o artigo

Horário de verão começa dia 18


O horário de verão começará à 0h do dia 18 de outubro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País e terminará à 0h do dia 21 de fevereiro de 2010. Desde o ano passado, a hora de verão passou a ter um período definido de início e término.
O decreto 6.558, de 8 de dezembro de 2008, determinou que deve começar sempre no terceiro domingo de outubro e, pelo decreto, se encerrar no terceiro domingo de fevereiro.

Maringá acolhe à Assembléia do Povo de Deus do Paraná

A assembléia acontece entre 25 e 27 de setembro, na Casa de Retiros Bom Pastor, anexa ao Seminário Nossa Senhora da Glória.
O evento é chamado de “Assembléia do Povo de Deus”, pois existe a representatividade de todos os estados de vida. Participarão todos os bispos das 18 dioceses, os coordenadores da Ação Evangelizadora, os assessores e ou coordenadores das pastorais e organismos, representantes dos movimentos eclesiais e representantes leigos da catequese, liturgia e pastoral familiar. Ao todo serão 170 delegados. Mais informações

XIV Festival Internacional de Corais da cidade de Maringá

O evento que inicia hoje vai até o dia 26, serão três noites de concerto no Teatro Calil Haddad, sempre às 20 horas e no dia 27 haverá concerto de música sacra na missa do meio-dia na Catedral. Na quinta-feira a entrada é franca. Nos dias 25 e 26, os ingressos custam R$ 7,00 e estão à venda na Livraria Espaço Maringá Park. Mais informações

Gripe suína no Paraná

Conforme boletim divulgado hoje (24) pela Secretaria da Saúde o Estado do Paraná tem 13.351 casos confirmados por exame laboratorial e por critérios clínicos, sendo que 245 tiveram complicações e foram a óbito. Outros 3.470 casos foram negativos.
As mortes ocorreram entre os dias 14 de julho e 23 de setembro e estão distribuídas por sexo e faixa etária: 57% eram mulheres e 43%, homens. Quanto à faixa etária, 60,4% das mortes ocorreram em pessoas que tinham entre 20 e 49 anos, 21,2% entre 50 e 59 anos e 9% entre 5 e 19 anos.
As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (5.075), Cascavel (1.458), Cornélio Procópio (1.166), Francisco Beltrão (1.097) e Pato Branco (823). Já as regiões com maior número de óbitos são Curitiba e região (80), Cascavel (20), Foz do Iguaçu (19), Maringá (18), Toledo (12) e Londrina (12).

Em três dias ricos gastam o que pobres levam um ano para gastar

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou hoje (24) uma análise com base nos dados apresentados na semana passada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) relativa ao ano de 2008.
“Apesar de estar registrando desde 2001 queda da desigualdade social num ritmo realmente bom, o Brasil ainda é um monumento à desigualdade. Aqui, uma família considerada pobre leva um ano para gastar o mesmo que o 1% mais rico gasta em apenas três dias”, informa o pesquisador do Ipea, Sergei Soares.
O pesquisador sugere que o governo “continue fazendo mais do mesmo”, estimulando programas como o Bolsa Família e o aumento do salário mínimo, e invista em educação e estimule a formalidade no mercado de trabalho.
“Para acelerar esse processo é necessário que façamos mais do que apenas olhar as coisas positivas que têm sido feitas. O indicado é que o país atue de forma a melhorar o sistema educacional e a reduzir a informalidade”, afirmou. “E, claro, isso envolve também medidas que objetivem também a redução da desigualdade racial e regional do país”.

Entenda o choro das crianças e saiba como ajudá-las a parar


Leia aqui orientações do livro "Na Hora do Choro".

O livro ajuda os pais a entenderem o choro e a tentar descobrir o que o bebê ou a criança está sentindo. As dicas ensinam a atenuar dores de cólicas, assaduras ou nascimento de dentes, além de contornar situações que causam estresse para as crianças maiores.


Legalização dos bingos e projeto que possibilita o divórcio

O Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep) divulgou, nesta quinta-feira, 24, ao final de sua reunião, uma nota manifestando “apreensão” com a aprovação do projeto que libera bingos e outros jogos de azar.
“A legalização dos bingos eletrônicos e outros jogos de azar possibilita o retorno a um mal já superado, colocando em risco a segurança e o bem estar das famílias, submetendo à exploração tantas pessoas, tornando-as dependentes”, afirma a nota. Segundo a CNBB, esta prática abre "um novo campo para a prática de diversos crimes", entre os quais a lavagem de dinheiro.
Os bispos mostraram a mesma apreensão também em relação ao projeto que possibilita o divórcio após a separação judicial por mais de um ano. Segundo os bispos, a nova lei “acentua a gravidade de uma legislação em si lamentável”.
Para a CNBB, se efetivadas, estas duas proposta legislativas "trarão sérias consequências para a sociedade brasileira". Leia aqui a íntegra da nota.

11º Café Colonial

Promovido pelo Rotary Club Maringá - Colombo
Este evento será realizado no Country Club de Maringá, no próximo sábado, dia 26 de setembro de 09, á partir das 14 horas. Os convites estão sendo vendidos as R$ 20,00 por pessoa (com direito ao café colonial e a 5 cartelas para o show de prêmios).
A finalidade do evento é colaborar com a viabilização do atendimento prestado pelo Lar Escola da Criança de Maringá – entidade beneficente, de assistência social, que atende 300 crianças e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
Os Convites podem ser adquiridos com Rotary Club Maringá - Colombo e no Lar Escola. Outras informações pelo fone: (44) 3227-3030.

Tribunal de Justiça manteve condenção do prefeito de Maringá

Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação do prefeito Silvio Barros II (PP) por improbidade administrativa...continue lendo...

"Aids não escolhe sexo, idade ou orientação sexual"

Leia aqui : A doença que mais preocupa adultos e adolescentes hoje é a Aids.
Leia aqui: Vacina que reduz contágio da AIDS em 31% é apresentada por cientistas.

A teologia na era da migração: ver Cristo nos olhos de um estrangeiro

"A migração forma o coração de quem somos como seres humanos diante de Deus."
A migração sempre fez parte da história humana. Mas por causa das amplas mudanças causadas pela globalização, mais pessoas estão migrando do que antes, instigando alguns a chamar a nossa geração de "a era da migração". Leia na íntegra

Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência

O dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência é realizado no dia 26.
Uma campanha de âmbito mundial destinada a melhorar a educação sexual, promover a conscientização sobre a contracepção moderna e reduzir os altos níveis de gravidez indesejada ou não planejada em todo o mundo. O tema deste ano é "SUA VIDA, SUA VOZ".
Na América Latina, 50% dos jovens com menos de 17 anos têm vida sexual ativa. Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil pelo menos uma em cada cinco mulheres que dão à luz tem menos de 19 anos.