26 setembro, 2011

Assembleia da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Curitiba

Vamos até BELÉM e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou." (Lc 2,15)
Data: domingo, 2 de outubro às 08:00 - 09 de outubro às 18:00
1ª Etapa - VER e JULGAR - Dia 02/10 - Comunidade N. Sra. Aparecida - Paróquia Profeta Elias, Bairro Novo - Assessoria Luiz Fernando Rodrigues (PJ Maringá).
2ª Etapa - AGIR - Dia 09/10 - Paróquia Sta. Teresinha de Lisieux, Colombo.
Informações:
pj.arquicuritiba@gmail.com"
(41)9927-3583 - Rodrigo
(41)3095-6346 - Casa da Juventude do Paraná

Marcha pela Abertura do Horto Florestal de Maringá


O Conselho Municipal do Direito do Idoso (CMDI) está mobilizando ações pela recuperação do Horto Florestal. O CMDI convida a comunidade para, no próximo dia 27 (terça-feira), às 9h30, participar de uma marcha em direção à entrada do Horto, saindo da frente do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira (Colégio JK), Av. Luiz Teixeira Mendes, 3075 - Zona 05. Como objetivo, a marcha busca a revitalização do Horto, determinada por decisão judicial de 2005, em cumprimento ao Decreto Municipal 203/1994 (Horto como área de relevante valor ecológico) e à Lei Complementar 331/1999 (a reserva está na Zona de Proteção Ambiental para manutenção do equilíbrio ecológico de Maringá). A programação faz parte das atividades do mês do idoso, promovido pelo Conselho Nacional do Idoso que traz o tema: “Respeito gera um bom ambiente”.

Discurso da presidenta Dilma Rousseff, dia 21, na ONU, tornou-se histórico


O discurso na ONU, da presidenta do Braisl, Dilma Rousseff, demonstrou e confirmou ao mundo que não é nenhuma marionete e que tem altivez política, sobriedade e total capacidade para ocupar o cargo para o qual foi eleita com mais de 56 milhões de votos.
Discurso direto, sem vaidades, ressentimentos ou oportunismos. Sua humildade, como chefe de Estado, mostrou-se na visão econômica, no compromisso com a democracia, na crítica ao uso de força militar e na disposição de partilhar conquistas. Com orgulho autêntico. Foi aplaudida lá e calou a oposição aqui.
Conquistou a atenção da liderança ao trazer o tema para o cotidiano, com olhar feminino. “Nós, mulheres, sabemos, mais do que ninguém, que o desemprego não é apenas uma estatística. Golpeia as famílias, nossos filhos e nossos maridos. Tira a esperança e deixa a violência e a dor”.
O discurso da presidenta, tornou-se histórico. Além da tradicional abertura brasileira, ela foi a primeira mulher a fazê-lo. Denunciou o risco de ruptura da crise econômica, ofereceu ajuda nas áreas alimentar, agrícola, energética e de combate à fome. Lembrou que o Brasil já reconheceu o Estado Palestino e destacou o papel das mulheres na superação. Sua principal ênfase foi a economia. Alertou que “a crise econômica, se não debelada, pode se transformar em uma grave ruptura política e social”. Fustigou lideranças dos países desenvolvidos, em que a luta pelo comando mundial rouba a vantagem das condições, dizendo que não encontraram solução por falta de recursos políticos e clareza de ideias, provocou.
E concluiu dizendo representar as mulheres do mundo, das que passam fome e não podem alimentar os filhos às que conquistaram espaço de poder. “Como mulher que sofreu tortura no cárcere, sei como são importantes os valores da democracia, da justiça, dos direitos humanos e da liberdade”. E, com esperança nestes valores, abriu o Debate Geral da 66ª Assembleia Geral da ONU.

4º Curso de Formação Política para cristãos leigos


Estão abertas inscrições do 4º Curso de Formação Política para cristãos leigos. Os interessados em participar do Curso, do Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara, tem até o dia 31 de outubro para se inscrever para a turma de 2012 a 2013. A primeira parte da formação, presencial, acontece nos dias 15 a 28 de janeiro de 2012. Já a segunda será via educação à distância em janeiro de 2013. O objetivo do curso é formar cristãos leigos para a missão política e aquisição de competência e habilitação para agir como cristãos no complexo campo da política. Mais informações: www.cefep.org.br