16 janeiro, 2021

Apelo do arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner

“Todos nós possamos dar a nossa contribuição e nos engajar solidariamente no cuidado da vida de todas as pessoas”. 

Dom Leonardo Steiner arcebispo de Manaus Vídeo divulgado nas redes sociais

‘Nos estamos no momento difícil, nós estamos no momento de pandemia quase sem saída Todos nós possamos dar a nossa contribuição e nos engajar solidariamente no cuidado da vida de todas as pessoas. “Na primeira onda, as pessoas morriam por falta de informação, por falta de leitos nos hospitais, por falta de leitos nas UTI do Amazonas e de Roraima.Hoje, na segunda onda, às pessoas vem a óbito por falta de leitos nos hospitais, por falta de leitos nas UTIs e, por incrível que pareça, por falta de oxigênio. As pessoas, mesmo internadas, falta a elas oxigênio. Nós bispos do Amazonas e de Roraima fazemos um apelo: pelo amor de Deus, nos enviem oxigênio, providenciem oxigênio. As pessoas não podem continuar a morrer por falta de oxigênio por falta de leitos nas UTIS. Cuidemos do distanciamento, usemos máscara, não descuidemos da saúde. Estamos num momento difícil, num momento de pandemia, quase sem saída”. 

O arcebispo convidou a todas e todos a deixar de lado as agressões, os negacionismos, a política que divide e que corrompe, os lucros em cima da pandemia. Indicou ainda que “nos coloquemos a serviço de todos a nossa humanidade melhor e que coloquemos a serviço de todos as nossas forças espirituais”.

Ironia?

Ironia? 

Da Venezuela Oxigênio. 

Da China a Vacina. 

De Cuba os Médicos Cubanos.

Celebração pela Paz no mundo - 5 meses da Páscoa de Pedro Casaldáliga

A Celebração daqui a pouco, às 18 horas.

Dia D: Rumo ao 15º Intereclesial das CEBs


Dia D: Rumo ao 15º Intereclesial das CEBs

É missão profética das CEBs não calar diante desse genocídio.

“Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. ” Mc 2,1-3

O dia 15 de cada mês tem sido marcado pela oração em preparação ao 15º Intereclesial das CEBs. Nesse mês a comunidade Santa Luzia, Paróquia Nossa Senhora Aparecida/ Diocese de Rondonópolis/ Guiratinga organizou a celebração e, em unidade com as CEBs do Brasil fez-se memória das incontáveis vítimas da COVID 19, rogando a Deus por seus familiares e pelos que se encontram doentes, para que não desanimem e mantenham a esperança, como uma vela acesa em meio a escuridão.

As comunidades eclesiais de base, reunidas pelas redes sociais, louvaram a Deus pela vida dos profissionais da linha de frente no cuidado aos enfermos, que não se cansam de lutar e como a passagem do Evangelho nos apresenta, “carregam os doentes, abrem caminhos em meio à multidão, arranjam um modo de proporcionar o cuidado e buscar a cura”, mesmo que isso lhes custe a vida. 

Por outro lado a missão profética das CEBs não nos permite calar diante do descaso do governo federal, que descaradamente zomba das vítimas da Covid 19 e age em nome da morte, impedindo o acesso aos meios para o enfrentamento da pandemia, transformando questões humanitárias em um jogo de poder e busca de lucro, como alerta o profeta Miquéias: “As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente...” (Mq 7.3), enquanto pessoas morrem asfixiadas, sem ao menos despedir-se de seus entes queridos

Nesse dia de Oração pelo 15º Intereclesial , estejamos atentos ao clamor do povo e ao apelo de Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus: "pelo amor de Deus, nos enviem oxigênio, providenciem oxigênio! Hoje, as pessoas vão a óbito por falta de leitos nos hospitais, por falta de leitos nas UTIs, e por incrível que pareça, por falta de oxigênio...” A Igreja, fiel ao Evangelho, não tem se calado. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, afirmou; “é urgente cobrarmos celeridade para o início da vacinação, e ainda mais importante, não nos deixar enganar por notícias falsas, a pandemia se tornará ainda mais perigosa se a desinformação prevalecer,” ressaltando que a pandemia do novo coronavírus “é um deserto que todos nós família humana estamos atravessando e para vencer essa travessia precisamos caminhar juntos. Insistam junto às autoridades públicas para que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS) para que cada pessoa, rica ou pobre, tenha o direito de ser vacinada. A vacina nos ajuda a superar a covid-19″. É urgente exigir a solução para a pandemia. Que façamos ecoar esse grito! Anunciar e denunciar!

Rezemos com o Papa Francisco “Deus onipotente e misericordioso, olhe a nossa dolorosa situação: conforta teus filhos e abre nossos corações à esperança porque sentimos a sua presença de Pai em nosso meio” 

Gratidão a todos e todas que conosco constroem o 15º Intereclesial! Somos povo da Esperança!!

Leoni Alves Garcia. Comunica15