07 julho, 2009

Publicada a encíclica de Bento XVI

A encíclica social de Bento XVI foi publicada hoje, "Caritas in Veritate". A encíclica tem 137 páginas e seis capítulos, a ética na economia.
aqui versão italiana
aqui versão espanhola

A verdadeira face do fumo. Entrevista especial com Guilherme Eidt

O advogado Guilherme Eidt explica como vê a relação entre os governos e as empresas fumageiras e detalha a realidade de quem vive da plantação de fumo. Leia a entrevista

Programação cultural cidade de Maringá

1) Dia 07/07 - CONVITE À DANÇA - Grupo ADT (Arte de Transformar), Antigo Adorart - Teatro Reviver – 20h30 – entrada franca – Informações: Michele (44) 9108-0271
2) Dia 09/07 – CLUBINHO DE LEITURA – histórias: “O Cravo brigou com a rosa”, “Enquanto seu lobo não vem”, “Ciranda, Cirandinha” e “Teresinha de Jesus” de Edmir Perrrotti – Bblioteca do Mandacaru – 14 horas – entrada franca – informações: 3901-1794
3) Dia 09/07 - CONVITE À MÚSICA – Choro na Mão – Londrina - Auditório Luzamor – 21 horas – entrada franca> > Dia 10/07 – OFICINA DE ORIGAMI – Biblioteca do Mandacaru – 13h30 – vagas limitadas - Coordenação: Natália Pedrine de Souza – informações: 3901-1763
4) Dia 10/07 - CONVITE AO TEATRO – Teatro Universitário de Maringá – peça teatral - “Festival de Esquetes” Teatro Barracão – 21 horas – entrada franca – Informações: Marcão (44) 9133-1630

A luta pela terra fez mais vítimas no campo brasileiro

Na segunda-feira (06), cinco trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram executados enquanto construíam casas em um assentamento no agreste permanbucano.
O integrante da coordenação nacional do MST e coordenador do assentamento, Jaime Amorim, explica que é grande o número de conflitos agrários na região.“Vivemos em um conflito permanente aqui no estado. Então é bem provável que esses trabalhadores sejam vítimas de uma vingança do latifúndio ou de pessoas ultrareacionárias que tentam barrar a luta do Movimento Sem Terra. Infelizmente é uma situação difícil, mas que, na luta de classes, temos que enfrentar, como já estamos enfrentando há muito tempo esse tipo de violência". Mais informações

Câmara de Vereadores de Maringá

Paulo Vidigal faz um alerta: "Trabalhador da saúde fique de olho, pois o projeto poderá ser votado em segunda discussão na próxima quinta-feira."
Foi aprovado em primeira discussão na sessão dessa terça, o projeto de lei do executivo que autoriza servidores da saúde a trabalharem seis horas consecutivas, carga horária que na prática, tem sido cumprida há vários anos pelos trabalhadores da saúde.
Acontece que o projeto cria enormes distorções...continue lendo...

Desligue a TV

Um site interessante:
http://www.desligueatv.org.br/

Cá Entre Nós


O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL, que vai ficando conhecido como MEI, mal entrou em vigor e já causa polêmicas. Tem contabilista achando que a iniciativa, embutida na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, pode desestruturar o seu escritório porque terá de trabalhar de graça. Não é bem assim. Só são obrigadas a formalizar MEIs organizações contábeis enquadradas no Simples e é coisa, de fato, muito simples. O nosso envolvimento é de ordem social - por uma população com melhor condição de vida -, mas representa também, na minha opinião, um investimento: se hoje temos seis milhões de clientes – o número aproximado de empresas ativas no país – amanhã poderemos ter o dobro. Creio que devemos ver o MEI como o Contabilizando o Sucesso, programa cujo objetivo maior era reduzir a mortalidade dos pequenos negócios, bom para nós, bom para o país e melhor ainda para os donos do negócio.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

24ª Romaria da Terra do Paraná será em Marilândia do Sul


Do ventre da terra o puro alimento. Na mesa de todos o nosso sustento!
Dia 16 de agosto.
Como faz há 24 anos, a Comissão Pastoral da Terra do Paraná tem a grande alegria de convidar para a celebração da Romaria da Terra, essa grande festa dos pequenos, na qual nos alimentamos de esperança e nos nutrimos de fraternidade.
A Romaria da Terra, como encontro de comunhão, é uma grande celebração da vida que nos dá sustento na caminhada......porque nela oferecemos a Deus os frutos de nosso trabalho e partilhamos com os irmãos e irmãs as nossas lutas e conquistas. Como banquete da vida, a Romaria é uma grande mesa onde todos podem partilhar a palavra e o pão, as dores e as alegrias cotidianas.
Grande produtora de alimentos, Marilândia do Sul será, no dia 16 de agosto, simbolicamente, o lugar de mais um milagre. Localizado na região norte do Paraná, a 336 Km. de Curitiba, o município possui 8.932 habitantes, sendo que 67,13% no meio urbano e 32,87% no meio rural. A agricultura desempenha um papel fundamental na economia local, cerca 80% das famílias de Marilândia estão ligadas a atividades agrícolas.
Do ponto de vista da produção agrícola, o município se destaca por ser um grande produtor de hortaliças (tomate, cenoura, pimentão, beterraba, repolho, couve flor) sendo considerado o “cinturão verde” da região de Apucarana.

Fonte: Site da PJ Maringá

Adiamento do Mutirão de Comunicação

Em nome das Entidades Promotoras (CELAM, CNBB e OCCLAC), na condição de presidente do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe e atendendo a recomendação das autoridades de saúde pública do Estado do Rio Grande do Sul, de não realizar grandes eventos em ambientes fechados, como medida de prevenção diante da expansão da Epidemia da Influenza A (H1N1), havemos por bem da saúde do povo suspender a realização do evento, que aconteceria de 12 a 17 de julho corrente, nas dependências da PURCS, em Porto Alegre, transferindo-o para 03 a 07 de fevereiro de 2010.
Orientação da Secretária da Saúde: recomenda-se o adiamento daqueles eventos que impliquem na concentração de grande número de pessoas, especialmente quando receberem viajantes procedentes de países/regiões com transmissão da Influenza A (H1N1) e promoverem convivência em ambientes fechados. (Comunicado distribuído em Porto Alegre 06/07/09)
Entendemos que a referida transferência é um exercício de responsabilidade e manifestação de solidariedade integral com respeito à saúde e vida dos participantes e do povo de Porto Alegre. Estamos cientes dos graves prejuízos que esta determinação acarreta, em primeiro lugar aos participantes deste acontecimento continental. Também aos conferencistas, painelistas, técnicos, especialistas e, de maneira particular, aos organizadores, patrocinadores e promotores. A todos a nossa gratidão e a solicitação de seguirmos acompanhando esta tarefa.
Com nossas orações para que cheguemos a um bom termo, recebam uma saudação no Senhor.
Dom Dadeus Grings
Arcebispo de Porto Alegre
Presidente do Mutirão América Latina e Caribe

Curso Estadual de Formação da Juventude Petista

Nos dias 21 a 26 de julho será realizado em Maringá Curso Estadual de Formação da Juventude Petista. Para quem confirmar presença por e-mail ou telefone até o dia 17 de julho o valor do credenciamento é de 30 reais, após essa data a taxa de credenciamento é de 35 reais. Alimentação, material para o curso, inclusos na taxa, apenas bebida que não.
Observação: uma das noites de confraternização será temática, tendo uma festa junina, quem puder levar roupa caipira para a festa.
Veja a programação
Contatos:
Wil Scaliante – (44) 3260-1924 ou 9957-5308 – wil_rafael@hotmail.com
Amanda – (44) 99752179 ou (44) 32627999 – sarasemel@hotmail.com
Partido dos Trabalhadores Maringá – Falar com Stefany – (44) 3031-8313