28 junho, 2012

Cuidados básicos

Padre Francisco Robl será nome do Centro Municipal de Educação Infantil do São Clemente

Com mais um gesto concreto de homenagem ao sacerdote que trabalhou na Arquidiocese de Maringá por 13 anos, a comunidade maringaense deixará marcado na história o nome do Padre Francisco Robl, conhecido como Padre Chiquinho.
Na próxima segunda-feira (02) a prefeitura de Maringá vai inaugurar o Centro Municipal de Educação Infantil Padre Francisco Robl, no Jardim São Clemente. Padre Chiquinho, sacerdote da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, morreu no dia 04 de novembro de 2009 vítima de infecção generalizada. A inauguração será às 19h30. O centro educacional fica na Rua Maria da Silva, 468, próximo à Associação Banestado.

Fonte: Arquidiocese de Maringá

CEBI envia nota de apoio ao povo paraguaio

por Centro de Estudos Bíblicos (CEBI)

Queridas irmãs e irmãos do Paraguai,
Queridas companheiras e companheiros do CIPAE-
Comite de Iglesias Para Ayudas de Emergencia

Acompanhamos com tristeza e indignação o golpe contra a democracia ocorrido no Paraguay. Somos povos irmãos de fronteira e sabemos que a terra que compartilhamos tem sido fruto de cobiça e concentração nas mãos de poucos. Empresas e elites controlam o território e excluem as maiorias de nossos povos, Brasil e Paraguay. Sabemos também que a cobiça de latifundiários e empresas brasileiras tem fortalecido os poderes de exclusão e alimentado a violência do golpe contra os interesses das maiorias no Paraguay.
Somos povos irmãos também na luta contra séculos de dominação e no exercício cotidiano da luta popular que, mesmo com contradições, avança na construção do direito e da participação das maiorias na vida de nossos países.
Compartilhamos a resistência de nosso povo, a fé de muitos nomes de nossa gente. Entre estas resistências nos encontramos como comunidades cristãs de base animadas pela leitura popular da Bíblia.
Estendemos nossa solidariedade e nossa oração a vocês e suas comunidades e também ao companheiro Presidente Fernando Lugo, e todas as pessoas que foram golpeadas pela mão ágil e violenta do poder golpista.
Por favor, nos digam como podemos estar presentes com vocês neste momento em que a solidariedade latino-americana mais uma vez será nosso sustento e nossa esperança.
Entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo." (1Cor 6:10)

A equipe do CEBI - Centro de Estudos Bíblicos (Brasil)

Câmara aprova 10% do PIB para educação

Um grande passo rumo à educação pública de qualidade no Brasil
Após mobilizações de estudantes e organizações sociais na última terça-feira (26), a Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) da Câmara dos Deputados aprovou a proposta com uma demanda antiga da população brasileira: a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país para a educação. Atualmente o país investe apenas 5,1% do Produto Interno Bruto na área educativa.

Padres transferidos da Arquidiocese de Maringá tomam posse em julho, agosto e setembro

Em maio a Arquidiocese de Maringá divulgou a transferência de padres vejam as datas das posses:
- 29 de julho às 19h: Monsenhor Marcos Aurélio Ramalho Leite será nomeado Vigário da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Maringá
26 de agosto às 19h: Posse do Padre José Aparecido de Miranda como Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus em Sarandi.
- 26 de agosto às 19h30: Nomeação do Padre Eduardo Belotti como Vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Nova Esperança (a santa missa será presidida pelo Padre José Moreira já que o Arcebispo Dom Anuar Battisti estará, na mesma data, presidindo a missa de posse do Padre José Aparecido de Miranda em Sarandi).
- 28 de agosto às 20h: Posse do Padre Rodolfo Rodrigo Benedetti como Pároco da Paróquia São Pedro em Inajá.
- 29 de agosto às 20h: Posse do Padre Sidneis Salazar, como Pároco da Paróquia São Bonifácio em Maringá.
- 30 de agosto às 20h: Posse do Padre Adacílio Félix de Oliveira como Pároco da Paróquia São Jorge em São Jorge do Ivaí.
- 31 de agosto às 20h: Posse do Padre Dirceu Alves do Nascimento como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Liberdade em Maringá.
Dia primeiro de setembro às 20h: Instalação da Paróquia Santa Paulina e posse do primeiro Pároco Padre José Mello. A missa será celebrada na capela Santa Helena em Maringá.
- 02 de setembro às 19h: Posse do Padre Nelson Maia como Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Maringá.

Manual do Peregrino da 5ª Jornada da Juventude da Diocese de Campo Mourão


O Setor Juventude da Diocese de Campo Mourão se alegram pela positiva repercussão da 5ª Jornada Diocesana da Juventude, que acontecerá em Terra Boa, neste domingo, 1º de julho de 2012, depois de dois meses da peregrinação da Cruz da Juventude, do Ícone Mariano e da foto da Beata Chiara Luce em todas as comunidades. Para orientaçao foi elaboradoum Manual em 10 perguntas. Vejam aqui