03 dezembro, 2009

Hoje tem sessão na Câmara de Vereadores de Maringá

Todas terças e quintas-feiras, a partir das 16h, participe ou acompanhe "ao vivo" a sessão da Câmara de vereadores de Maringá. Acesse www.cmm.pr.gov.br e clique no banner "TV Câmara".

17ª Festa da Uva da cidade de Marialva

Uma boa indicação para essa semana, a cidade de Marialva, capital da uva fina no Paraná, realiza a 17ª Festa da Uva. São esperado aproximadamente 180 mil visitantes.
Marialva é a maior produtora de uva fina do estado. São 750 produtores que cultivam uma área de aproximadamente 1,5 mil hectares. Em duas safras anuais, a produtividade atinge 50 mil toneladas. A atividade gera 6 mil empregos diretos e indiretos. A plantação das variedades Itália, Rubi, Benitaca e Brasil representa 50% da renda agrícola do município que tem 30 mil habitantes. Confira a programação

MST e Via Campesina homenageiam Keno


Em homenagem à memória do militante do MST e da Via Campesina Valmir Motta de Oliveira (Keno), a Via Campesina inaugura neste sábado (5/12) o Centro do Ensino e Pesquisa em Agroecologia Valmir Mota de Oliveira, e o Monumento "Keno Vive", no Paraná.
Em 21 outubro de 2007, Keno foi executado por uma milícia armada no Centro Experimental da transnacional Syngenta, em Santa Tereza do Oeste - batizado pelos trabalhadores de Acampamento Terra Livre. O movimento denunciava a realização de experimentos ilegais com sementes de milho transgênico em zona de amortecimento, prática vedada pela Lei de Biossegurança.
Com a grande repercussão e a condenação da sociedade à empresa, em outubro de 2008 a Syngenta transferiu a área (de 127 hectares) ao governo do estado do Paraná. O local será transformado em um centro público de pesquisa, experimentação, produção, capacitação da matriz agroecológica.
A atividade acontece no Centro de Pesquisa (Rodovia PRT 163 Km 188 – Cascavel/Capitão Leonidas Marques) e terá a seguinte programação:
9h - Acolhida das caravanas e mística de abertura.10h - Pronunciamentos Políticos.11h - Inauguração solene do Centro de Ensino e Pesquisa em Agroecologia Valmir Mota de Oliveira e Monumento Keno Vive.12h - Almoço comunitário14h - Apresentações Culturais.
Mesmo após a morte de Keno, as ameaças aos agricultores e à soberania alimentar do país continuam. A manutenção do latifúndio, o uso de milícias armadas, a dependência financeira causada pelas sementes transgênicas e o alto uso de agrotóxicos no campo evidenciam um modelo de desenvolvimento monopolista e violento.

Por Dom Anuar Battisti - Hoje as luzes se acendem


Como é bonito contemplar uma Catedral iluminada, como é bonito ver as ruas da cidade coloridas para um tempo especial; podemos também nos alegrar e ficar contentes ao contemplar que em nós brilha uma luz nova, que vem dissipar as trevas do erro, do pecado, dos vícios, do consumismo, da violência, da maldade reinante no coração humano. Ninguém pode acender essa luz a não ser você. Mais do que contemplar um monumento religioso iluminado, chamando a atenção de todos os lados e ângulos, de quem mesmo longe pode admirar, precisa que você brilhe e ilumine. Não tenhas medo: “Eu sou a luz, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”, disse Jesus. Leia na íntegra o artigo

Um Espaço para a Discussão do Brasil

Zé Dirceu entrevista João Pedro Stédile
Membro da direção nacional do MST - e também da Via Campesina - Stédile faz um diagnóstico da situação agrária no país. Fala sobre a importância da agroindústria e critica a ausência de uma política clara e focada na agricultura familiar em detrimento do agronegócio. Este, segundo o economista, está hoje monopolizado nas mãos de 20 empresas, 70% delas, transnacionais. Nesta entrevista, o ativista também analisa a contexto americano após a vitória e posse de Barack Obama e o próximo ano eleitoral. Mais urgente do que declinar apoio a um candidato, observa, é a discussão de um projeto de desenvolvimento nacional que inclua, de vez, a reforma agrária na agenda. Confira a entrevista