08 agosto, 2016

Carta do Papa Francisco à Equipe de Refugiados das Olimpíadas 2016


Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, uma equipe composta unicamente por refugiados: cinco vêm do Sudão do Sul, dois da Síria, dois do Congo e um da Etiópia.
A reportagem é do sítio Il Sismografo, com informações do jornal Corriere della Sera, 05-08-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
A equipe de refugiados das Olimpíadas do Rio entraram no Estádio do Maracanã antes do Brasil, dono da casa, na cerimônia que, no dia 5 de agosto, marcou o início das Olimpíadas do Rio.
Dez atletas, dois provenientes da Síria, dois de Congo, cinco do Sudão e um da Etiópia, todos refugiados. Quem anunciou a lista dos nomes, selecionados entre 43 candidatos para fazer parte da representação, foi o presidente do Comitê Olímpico, Thomas Bach.
"Esses refugiados não têm casa, não têm uma equipe nem uma bandeira ou um hino", disse. "Nós vamos oferecer a eles uma casa na Vila Olímpica, junto com todos os outros atletas do mundo. E, para eles, será tocado o hino olímpico, enquanto a bandeira das Olimpíadas vai ser erguida nos estádios para representá-los. Esse será um sinal de esperança para todos os refugiados do mundo e fará com que o planeta entenda ainda melhor o enorme porte da crise dos refugiados".
Eis a carta enviada pelo papa à equipe.
Cidade do Vaticano, 26 de julho de 2016
Aos Membros da Equipe Olímpica de Refugiados,
Queridos irmãos: Rami Anis, Yiech Pur Biel, James Nyang Chiengjiek, Yonas Kinde, Anjelina Nada Lohalit, Rose Nathike Lokonyen, Paulo Amotun Lokoro, Yusra Mardini, Popole Misenga e Yolande Bukasa Mabika.
Quero fazer chegar até vocês a minha saudação e o meu desejo de êxito nestas Olimpíadas. Que a coragem e a valentia que vocês trazem consigo possam expressar, através dos Jogos Olímpicos, um grito de fraternidade e de paz. Que, através de vocês, a humanidade compreenda que a paz é possível, que, com a paz, tudo se ganha; em troca, com a guerra, tudo se perde.
Desejo que o testemunho de vocês faça bem a todos nós. Rezo por vocês e, por favor, peço-lhes que o façam por mim.
Que Deus os abençoe.
Fraternalmente,
Francisco
Fonte: IHU