15 abril, 2014

Programação da 25ª Romaria da Trabalhadora e do Trabalhador da Arquidiocese de Maringá


Dia primeiro de maio de 2014

15h – Acolhida – concentração – Praça do antigo aeroporto – hoje SETRAN.

16h – Oração inicial e Apresentação da realidade do mundo do trabalho.

16h45 – Caminhada até a Igreja Matriz São José Operário – Iluminação da realidade do trabalho com a Palavra de Deus e o Ensino Social da Igreja.

17h20 – Chegada e Partilha do lanche. 

18h – Celebração da Eucaristia – Encerramento da Novena do Padroeiro.

19h – Bênção dos símbolos do trabalho e entrega do Cordão de São José.

RECADOS IMPORTANTES:
1 – Levar 1 kg de alimento não perecível para ser doado às pessoas de outros países que estão trabalhando na região em situação de vulnerabilidade social;
2 – Levar um símbolo do seu trabalho para ser abençoado;
3 – Levar lanche para a partilha; 
4 – Levar copo ou garrafa para tomar água e suco a fim de não poluir a natureza com copos descartáveis.


Diz o “Compêndio da Doutrina Social da Igreja”:
“O trabalho não somente procede da pessoa, mas é essencialmente ordenado a ela e a tem por finalidade. Independentemente do seu conteúdo objetivo, o trabalho dever ser orientado para o sujeito que o realiza, pois a finalidade do trabalho, de qualquer trabalho, permanece sempre a pessoa humana. Ainda que não possa ser ignorada a importância do componente objetivo do trabalho sob o aspecto da sua qualidade, tal componente, todavia, deve ser subordinado à realização da pessoa humana, e portanto à dimensão subjetiva, graças à qual é possível afirmar que o trabalho é para a ser humano e não o ser humano para o trabalho e que a finalidade do trabalho, de todo e qualquer trabalho realizado pelo ser humano - ainda que seja o trabalho mais humilde de um ‘serviço’ e o mais monótono na escala do modo comum de apreciação e até o mais marginalizador – permanece sempre a própria pessoa humana” (nº 272).