28 maio, 2021

8º Intereclesial das CEBs do Paraná – “O meu desejo é a vida do meu povo!”




‘O meu desejo é a vida do meu povo!’

Seduzir e provocar podemos assim ver o 8º Intereclesial das CEBs do Paraná. Seduzir e provocar as Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs para uma ação profética pastoral sem medo de assumir que ‘O meu desejo é a vida do meu povo!”.

Comunidades Eclesiais de Base uma igreja missionária em saída em defesa da vida plena para mulheres e homens com um olhar e agir todo amoroso e dedicado de mãe, em defesa da vida das juventudes.

Em um tempo onde o contexto da pandemia Covid-19 agrava as dores, angustias, sofrimentos, medos e insegurança seduzir e provocar a ação profética pastoral das CEBs é o que quer o 8º Intereclesial das CEBs do Paraná.

Comunidades Eclesiais de Base mãe, que sabe que cada jovem é um pedacinho dela e quer envolver-se para escutar e esperançar as juventudes porque seu desejo é que as juventudes possam viver em abundância do sentido da alegria, dos sonhos, da cultura, da educação, do espaço, do lazer, do trabalho, da saúde e de tudo mais para que possam levá-los viver.

Comunidades Eclesiais de Base envolvendo e caminhando junto às juventudes, em defesa de suas vidas, com ação profética pastoral voltada a elas exigindo políticas públicas para que tenham vida e vida em abundancia.

Comunidades Eclesiais de Base em defesa das vidas das mulheres buscando caminhos para compreender, identificar as implicações e vencer a violência que entre as causas esta a raça, orientação sexual, realidades econômica, religião, entre outros.

Comunidades Eclesiais de Base em defesa da vida de seu povo, que sofrem e levarão consigo marca doloridas da pandemia, idosas e idosos, migrantes, moradoras e moradores de rua, de todas e todos, indistintamente.

Comunidades Eclesiais de Base, ousadas e destemidas, capazes de abrir-se a situações novas, assumir novos riscos, insistência com uma boa dose de carinho, ternura e paixão. Em vez de medo, saborear o risco, os desafios, o perigo e a ousadia.

Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)


---------------------------------------------------------------------------------
Aproxima-se o 8º Intereclesial das CEBs do Paraná
Tema - CEBs: Igreja em saída, na defesa da vida das juventudes
Lema - “O meu desejo é a vida do meu povo! (Ester 7,3).
Em julho de 2021

Os três conselhos do Espírito Santo!

“O Espírito Santo é o Dom de Deus que nos ajuda a ser pessoas livres, pessoas que querem e sabem amar, pessoas que compreenderam que a vida é uma missão para anunciar as maravilhas que o Senhor realiza em quem n'Ele confia.

O primeiro conselho do Espírito Santo é: «Vive o presente». Não há tempo melhor para nós: agora e aqui onde estamos é o único e irrepetível momento para fazer o bem, fazer da vida uma dádiva. Vivamos o presente!

Em segundo lugar, o Espírito Santo aconselha: «Procura o todo». O Paráclito impele à unidade, à concórdia, à harmonia das diversidades. Faz-nos sentir parte do mesmo Corpo, irmãos e irmãs entre nós. Procuremos o todo!

Por fim, o terceiro conselho: «Coloca Deus antes do teu eu». Só nos esvaziando de nós mesmos deixamos espaço ao Senhor; só nos entregando a Ele encontraremos a nós mesmos; só como pobres em espírito é que nos tornamos ricos de Espírito Santo. Coloquemos Deus em primeiro lugar!”

Papa Francisco