22 setembro, 2009

Cá Entre Nós


Ninguém, em nossa área, estranha se recebe parabéns pelo seu dia duas vezes no ano: dia 25 de abril, Dia do Contabilista, e hoje, 22 de setembro, Dia do Contador.
A maioria dos brasileiros chama todo profissional contábil de contador, pouco ligando ou mesmo desconhecendo que este termo só se aplica a quem tem graduação em Ciências Contábeis.
O importante para nós é que temos consciência de sermos uma classe una e em construção no tempo. Por longa época fomos chamados de guarda-livros e ainda há quem nos identifique dessa forma; e o contador legítimo só passou a existir depois da implantação do curso de Ciências Contábeis, em meados de 1940.
O fundamental é que temos história e importância social. Com o nosso trabalho, estamos oferecendo a nossa contribuição para um Brasil melhor.
No Paraná, nossa classe está vivendo um momento especial de harmonia. Precisamos mesmo de muita união para enfrentarmos grandes desafios!
Pelo que vimos fazendo e pela evolução constante do profissional contábil, estamos todos de parabéns!

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Aprovação do governo Lula tem ligeira alta, mostra CNI/Ibope

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi considerado ótimo ou bom por 69% dos entrevistados na pequisa Ibope divulgada dia 9 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse índice é ligeiramente maior do que o registrado na pesquisa de junho deste ano (68%).
O levantamento também mostra que o percentual daqueles que consideram o governo regular caiu de 24%, em junho, para 22% na pesquisa atual. O índice dos que o avaliam como ruim e péssimo passou de 8% para 9%.
Segundo a pesquisa, atualmente 81% aprovam a forma como o país está sendo administrado por Lula, enquanto 17% desaprovam. Há três meses, a aprovação era de 80% e a desaprovação de 16%. A confiança no presidente se manteve estável em 76%.
Para 44% dos entrevistados, o atual mandato de Lula é melhor do que o primeiro. Na pesquisa anterior, esse índice era de 45%. Segundo o levantamento, 40% consideram o segundo mandato igual ao primeiro e 14% avaliaram como pior. Esses dois últimos são os mesmos percentuais da pesquisa divulgada em junho.

Fonte: Agência Brasil

Validade para os vasilhames retornáveis de água mineral


De acordo com a portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) publicada no Diário Oficial da União de hoje (22), ficam proibidos, a partir de 30 de setembro de 2009, o envase ou o reenvase de água mineral e potável de mesa em embalagens plástico-garrafão retornável de 10 e 20 litros com data de fabricação anterior a 1º de janeiro de 2004.
O envase ou reenvase de água mineral e potável de mesa nas embalagens plástico-garrafão retornável de 10 e 20 litros, adquiridas até 23 de setembro de 2009 serão admitidos até 30 de novembro de 2009 em se tratando de vasilhames fabricados em 2004.
No caso dos vasilhames fabricados em 2005 o prazo de utilização termina em 30 de janeiro de 2010 e em 30 de abril de 2010 para os vasilhames fabricados em 2006.
Para os vasilhames fabricados entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2007 o prazo termina em 30 de junho de 2010. Esses prazos alteram o artigo 6º da portaria 387, de 2008, mas mantém o restante da portaria no que diz respeito às normas relacionadas ao transporte, distribuição e comercialização de água determinados pelos órgãos federais públicos reguladores.

1ª Caminhada Nacional pela Vida e Liberdade Religiosa

1ª Caminhada Nacional pela Vida e Liberdade
Clique aqui para assistir a Chamada para Caminhada!

O polêmico e-mail sobre o SAMU

Por Paulo Vidial
Dias atrás recebi um email anônimo que abordava questões referentes ao SAMU de Maringá. Pelo teor, quem o escreveu é um servidor que vive de perto os problemas desse setor. Sobre ele tenho duas caracterizações. Leia na íntegra

19 milhões saem da pobreza

Segundo notícia da Agência Brasil publicada pelo jornal Valor , cerca de 31 milhões de brasileiros subiram de classe social entre os anos de 2003 e 2008. Entre eles, 19,4 milhões deixaram a classe E, que traça a linha da pobreza no país, tendo a renda domiciliar inferior a R$ 768,00, e outros 1,5 milhão saíram da classe D (de R$ 768,00 a 1.114,00). Com isso, houve uma queda acumulada de 43% no grupo dos mais pobres nesse período. Leia na íntegra

Convite

A pedido do leitor

"O poder da flor: Comissão recompensa empresas europeia


Como acaba de divulgar a Sala de Imprensa da U.E., "A Comissão Europeia atribuirá o primeiro prémio de comunicação sobre o rótulo ecológico da UE numa cerimónia que terá lugar amanhã, em Bruxelas. O prémio recompensa os resultados notáveis obtidos na sensibilização do público para este rótulo ecológico, que constitui o rótulo da União Europeia para produtos e serviços que respeitam o ambiente. O rótulo, que tem registado uma rápida expansão, é ostentado actualmente por cerca de 20 000 produtos e serviços de alojamento turístico, na União Europeia e não só.
O Comissário Stavros Dimas, responsável pelo pelouro do Ambiente, referiu: 'O rótulo ecológico da UE é um rótulo de excelência em que os cidadãos podem confiar. Sempre que virem o logótipo com a flor podem estar certos de que o produto ou serviço em causa respeita o ambiente. As organizações cujos produtos e serviços ostentem o rótulo ecológico europeu demonstram o seu compromisso ambiental; felicito‑as pelas iniciativas que tomaram para divulgar a mensagem aos seus clientes'." (A imagem foi acrescentadas)
Este Comunicado foi, também distribuído, na íntegra nas Línguas Portuguesa, Espanhola e Italiana.

A Primavera chegou

A primavera começa às 18h18 de hoje e vai até 21 de dezembro
A primavera chegará,
mesmo que ninguém mais saiba seu nome,
nem acredite no calendário,
nem possua jardim para recebê-la.
A inclinação do sol vai marcando outras sombras;
e os habitantes da mata,
essas criaturas naturais
que ainda circulam pelo ar e pelo chão,
começam a preparar sua vida
para a primavera que chega.
(Extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira
- Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.)

Segundo o Simepar a partir desta primavera o regime climático global estará sobre a influência do El Niño, os volumes de chuva ficam maiores, o que numa estação chuvosa como a primavera leva a condição de chuva acima da média histórica.
Os modelos de previsão de anomalia de TSM, tanto dinâmicos quanto estatísticos, indicam que ao longo do trimestre outubro-novembro-dezembro de 2009 as condições climáticas de grande escala, na região equatorial do Oceano Pacífico, mantêm a observação do fenômeno El Niño. Saiba mais

Maioria das mortes por gripe suína no Paraná é de mulheres

A maioria das mortes por influenza A (H1N1) – gripe suína, no Paraná é de mulheres. Elas são 57% dos 242 óbitos registrados até agora no estado, segundo a Secretaria de Saúde.
Boletim divulgado ontem a noite (21), foram confirmadas mais seis mortes provocadas pela doença, mas o número de casos permanece em 10.188.
As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (3.944), Cascavel (1.098), Cornélio Procópio (779), Francisco Beltrão (755) e Pato Branco (483). Já as regiões com maior número de óbitos são Curitiba e região (79), Cascavel (20), Foz do Iguaçu (19), Maringá (18) e Toledo (12).

Acompanhe os vereadores da cidade de Maringá

Se voce não pode ir até a Câmara de Vereadores e partivipar da sessão todas as terças e quintas-feiras, a partir das 16h, acompanhe "ao vivo". Acesse http://www.cmm.pr.gov.br/e clique no banner "TV Câmara".

Paraná acolhe Seminário Internacional