11 março, 2019

Aula Inaugural UEM com Nildo Ouriques - A Crise da Universidade


Presença do Grupo Muzenza de Capoeira na Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs

Presença do Grupo Muzenza de Capoeira na Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs - 3º Etapa (09 e 10 de março 2019)


Grupo Muzenza de Capoeira contagiou as/os integrantes da Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs

Grupo Muzenza de Capoeira contantagiou as/os integrantes da Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs 3o. Etapa (09 e 10 de março 2019)


Presença do Grupo Muzenza de Capoeira na Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs

Presença do Grupo Muzenza de Capoeira na Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs - 3º Etapa.



Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs - 3º Etapa.

Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs - 3º Etapa - 09 e 10 de março de 2019.

Foto da Mística de abertura da terceira etapa da Escola






















Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs - 3º Etapa.

A Escola de Formação de Formadores e Articuladores para as CEBs é coordenada pelo padre Genivaldo Ubinge e por mim Lucimar Moreira Bueno (Lúcia), ambos somos assessores das Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs na Arquidiocese de Maringá.

O teólogo Celso Pinto Carias é o assessor convidado para a escola. Carias vive em Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. É doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde trabalha. Assessor das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (Comissão do Laicato, Setor CEBs), vem acompanhando a vida dessas Comunidades desde 1989, quando ajudou a coordenar os serviços do 7º Encontro Intereclesial, em Duque de Caxias. Participa do grupo de assessoras e assessores da Ampliada Nacional das CEBs.

Maringá é sede da Escola de Formação de Formadores e Articuladores para as CEBs com cinquenta e seis integrantes, sendo trinta e seis da Arquidiocese de Maringá, um da diocese de Apucarana e os demais das dioceses que compõe a Província Eclesiástica de Maringá, Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama.

A Escola de Formação de Formadores e Articuladores para as CEBs é um projeto apresentado pelas CEBs e aprovado em Assembleia arquidiocesana dentro da prioridade “missão” do 24° Plano de Ação Evangelizadora (2017-2021) da Arquidiocese de Maringá. A necessidade e motivação para a Escola de Formação foi um dos encaminhamentos apontados no 7° Intereclesial das CEBs do Paraná, realizado em abril de 2016, durante o encontro da Província Eclesiástica de Maringá, e desde então os assessores iniciaram as articulações no sentido de torná-la realidade.
Acreditamos na capacitação para continuar no caminho certo. Formar formadoras/res e articuladoras/res para irem ajudar as pessoas de boa vontade que no dia a dia fazem de nossa Igreja uma Igreja viva na base, em nossas CEBs e deparam com os desafios e sentem a necessidade de ampliar seus conhecimentos e o dinamismo que na atualidade se faz necessário para exercer os diversos ministérios leigos.

A terceira etapa, 09 e 10 de março de 2019 esta sendo no Centro de Espiritualidade e Formação Rainha da Paz.