17 julho, 2019

Nunca estamos sós, é verdade.

Obrigada a todas e a todos pelo carinho.
Minha mãe esta bem graças a Deus.
Já em casa.


Os CPCs precisam ser ousados levando o profetismo da CEBs.


Ao aproximar da família aproxima-se da criança, do jovem e dos idosos, dos desafios que as famílias encontram para seguir juntos aos seus, esperanças, perseverança, dor. Os desafios novos tipos de família.

Retornar as fontes, reafirmar as CEBs e fomentar o protagonismo e ousadia do CPC. Esse foi o tema trabalhado pelas CEBs na Região Pastoral Catedral, iluminada pelo evangelho de Marcos 6: 31-44, Atos dos Apóstolos 2, Ezequiel capítulo 37 e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 -2023.


Ao aproximar da família aproxima-se da criança, do jovem e dos idosos, dos desafios que as famílias encontram para seguir juntos aos seus, esperanças, perseverança, dor. Os desafios novos tipos de família.

Precisa despertar que o primeiro responsável é quem esta mais perto e consciente da tarefa.  Motivar as pessoas a estar a serviço da família que mais perto dela geograficamente esta e Deus da os meios e a força. Encorajar não baseado em cobranças, mas sim, afirmar e motivar que podemos fazer, Deus vai ajudar, vamos conseguir.  


As Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs, precisa estar com as portas abertas para acolher, acolher sem julgamento e portas abertas para ir ao encontro, principalmente das famílias que mais necessitam de “cuidados”, para sentir quanto que elas são humanas, sentir sua fragilidade, ser uma porta de esperança. "ir ao encontro das famílias, com atenção especial e ternura de quem coloca uma ovelha ferida no colo" ( DGAE). Isso é lindo e desafiador.

O Evangelho de Mateus e Lucas relata a genealogia de Jesus, história de geração a geração até chegar a Jesus. Ao resgatar a genealogia de Jesus, percebemos famílias com marcas doloridas, problemas e conflitos, famílias muita humana, com ideal de amor, mas também com situações difíceis e desafiadoras.  E nem por isso Deus desistiu delas, com elas forma o povo de Israel.

Os CPCs precisam ser ousados levando o profetismo da CEBs, ato de denúncia da realidade dura, opressora, discriminadora e que nega a vida em sua integralidade, bem como no ato do anúncio de uma vida transformada.

Aos CPCs cabe estar atento a sua realidade local. A frase dita por Jesus aos discípulos hoje ele diz aos CPCs “Vocês é que têm de lhes dar de comer”, daí vem o seu protagonismo, da responsabilidade amorosa pelo cuidado das pessoas e o anúncio do Evangelho.

Retornar as fontes, reafirmar as CEBs e fomentar o protagonismo e ousadia do CPC é preciso.

Data da formação: 14 de julho de 2019
Eu, Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)