21 outubro, 2022

Para que tenhamos uma sociedade justa e fraterna mudanças são necessárias e dependem da política!






Para que tenhamos uma sociedade justa e fraterna mudanças são necessárias e dependem da política.

A mulher e o homem não podem ficar isento politicamente principalmente numa sociedade em que as estruturas econômicas e políticas perdem significativamente suas referências éticas.

Cristãs e Cristãos pelo batismo são à luz da fé chamados a serem “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14), na Igreja e na sociedade.

Cristãs e Cristãos não devem ficar isento politicamente, especialmente em um momento em que a realidade aponta riscos à democracia; risco em relação à educação; risco em relação a ciência, risco em relação a cultura, risco ao meio ambiente; riscos as conquistas trabalhistas; riscos em relação à assistência e previdência social.

Não se pode passar por cima das conquistas trabalhistas, muitas delas conquistadas a preço de sangue. Os direitos trabalhistas são garantias e proteções asseguradas a trabalhadora e ao trabalhador em uma relação de emprego, como salário, férias, 13º salário e FGTS.

As cidadãs e os cidadãos têm que ser garantido o direito à assistência e previdência social relacionados morte, idade e doenças; o valor mensal tem que ser suficiente para assegurar a vida.

A trabalhadora e ao trabalhador precisa ser garantido um salário mínimo justo suficiente para suprir as despesas de uma família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência. O valor do salário mínimo não supre que prega o artigo 6º da constituição federal:

Art. 6º - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015)

Parágrafo único. Todo brasileiro em situação de vulnerabilidade social terá direito a uma renda básica familiar, garantida pelo poder público em programa permanente de transferência de renda, cujas normas e requisitos de acesso serão determinados em lei, observada a legislação fiscal e orçamentária (Incluído pela Emenda Constitucional nº 114, de 2021)

Não se pode deixar pôr-se em risco a democracia, está no teor da constituição federal que um Estado Democrático assegura o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias.

Papa Francisco afirma que “Um político nunca deve semear ódio e medo, mas esperança”.

Rezemos juntos pelo Brasil.