21 junho, 2010

Saramago, um camarada de todas as horas dos Sem Terra do Brasil

"O mal é não estarmos organizados, devia haver uma organização em cada prédio, em cada rua, em cada bairro, Um governo, disse a mulher, Uma organização, o corpo também é um sistema organizado, está vivo enquanto se mantém organizado, e a morte não é mais do que o efeito de uma desorganização,…" (José Saramago, em "Ensaio Sobre a Cegueira")
Leia aqui alem de outros, o prefácio do livro "Terra" escrito por José Saramago

Construção do Forum Regional do Noroeste - Economia Solidária

Convite
Com o objetivo de dar continuidade ao processo para a criação do Fórum Regional da Economia Solidária da Região Noroeste do Paraná, será composto uma Comissão de Organização, que atuará na preparação e construção do Forum Regional do Noroeste. Todos estão convidados.
Data: dia 24, quinta-feira
Hora: às 13h30
Local: Na Sala de Reuniões da Unitrabalho/UEM. Maringá - PR

4ª Conferência Nacional das Cidades

Estende-se até quarta-feira, 23/6, a programação da 4ª Conferência Nacional das Cidades, aberta no último sábado, 19/6, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade - ExpoBrasília -, em Brasília-DF. Na quarta-feira, 23/6, a sessão de trabalho que antecede o encerramento da Conferência, a ser realizada das 14 às 17 horas, será dedicada à eleição de representantes para o Conselho das Cidades.

"Doe sangue, faça alguém nascer de novo"

Campanha Nacional de Doação de Sangue
Objetivo é mostrar que um gesto simples pode salvar vidas. Brasil precisa aumentar o estoque anual de bolsas para pelo menos 5,7 milhões.
O Ministério da Saúde lançou no dia 14 uma nova campanha de incentivo à doação de sangue. Com o lema “Doe sangue, faça alguém nascer de novo”, a campanha vai mostrar, até o próximo dia 30, como esse gesto de amor pode salvar vidas.
Cada vez mais a demanda por sangue aumenta nos hemocentros. O aumento de 30% no transplante de órgãos e o crescimento da população estão entre os fatores que fazem o país precisar cada vez mais de sangue para transfusão. São coletadas por ano 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil, quando o ideal seria 5,7 milhões.
No Brasil, 1,9% da população é doadora de sangue. Mesmo estando este percentual dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de 1% a 3% da população – o Ministério da Saúde considera que é urgente e possível aumentar o número de brasileiros doadores: se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.
Para doar sangue é necessário - Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter entre 18 e 65 anos de idade; ter peso acima de 50Kg.
Recomendações para o dia da doação- Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação; Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.
Quem não pode doar- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos. Mais informações aqui