25 novembro, 2008

Sobrevida de pacientes com Aids no Brasil aumenta para nove anos

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde hoje (25) mostra que a sobrevida dos pacientes com Aids no país passou de 58 meses, em 1995, para 108 meses (nove anos) em 2007.
O ministério estima que haja cerca de 630 mil pessoas contaminadas pelo HIV em todo o país.
A sobrevida das crianças com Aids também aumentou. Uma pessoa com menos de 13 anos, portadora do vírus, em 1980, tinha 25% de chance de estar viva após 60 meses. O percentual subiu para 86% em 2002.
A região com mais casos de Aids é a Sudeste, que concentra 60,4% dos portadores, mas é a única em que o número de casos caiu nos últimos doze anos.
O ministério também lançou a campanha Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), que terá como foco a população com 50 anos ou mais. As estatísticas revelam que a incidência da doença dobrou nessa faixa etária nos últimos dez anos. Na íntegra

Noticias das Américas: fronteira USA-mexico

México-Estados Unidos: A linha da morte. Na íntegra

Noite de Oração Pela Paz

Amanhã, quarta-feira (26), será realizada a Noite de Oração Pela Paz em Maringá, que deve reunir líderes de diferentes religiões. Será às 20h, no salão social do templo Budista na Avenida Londrina, 477, próximo ao antigo aeropoto.
A Noite de Oração Pela Paz é promovida pelo Grupo de Diálogo Inter-religioso. O objetivo é reunir representantes de várias religiões para pedir paz pela humanidade, em especial por questões locais, como por exemplo, pela diminuição da violência no trânsito. A solenidade será aberta para as pessoas de todas as confissões e crenças religiosas.
Foram convidados os seguintes líderes religiosos:
Dra. Mahasti Macedo – Bahá-í
Monge Eduardo Ryoho Sasaki – Budismo
Sra. Maria de Lourdes Nascimento – Candomblé
Dom Anuar Battisti e Rev. Robert S. Newnum – Cristianismo
Sr. Lannes Boljevac Csucsuly – Espiritismo
Xeique Mohmed E. Abbaker Al Ruheidy – Islamismo
Sra. Marilza Martins de Paiva – Umbanda

Promovendo a solidariedade com Santa Catarina

A Defesa Civil de Maringá esta arrecadando roupas e donativos para vítimas das enchentes em Santa Catarina. As doações podem ser feitas no quartel central do Corpo de Bombeiros que fica na Avenida Benjamin Constant, sem número, próximo à Avenida Paraná, a qualquer hora do dia.

DIA DA GRATIDÃO

O Lar Escola da Criança da cidade de Maringá esta promovendo o DIA DA GRATIDÃO, que será realizado no dia 27, às 20h, na sede da entidade. No evento, terá: Exposição de fotos Lar Escola 45 anos; Apresentações Artísticas dos atendidos; Prestação de contas de 2008.
O objetivo é fazer deste, um momento especial, prestando homenagens e gratidão a todos que caminharam com eles neste ano.
Endereço: Rua Martin Afonso, 1441 – Jd. Novo Horizonte/Maringá – PR.

O modo de produção da cana de açúcar e do etanol comprometem a soberania nacional

Para enfrentar esse complexo agroquímico deveremos inovar nos processos de luta social. Um aspecto dessa inovação seria a construção de uma contracultura ao capitalismo monopolista. Propor explicitamente a concepção de sociedade que queremos. Quem sabe precisaríamos repetir, num novo contexto, seja 1917 seja 1968. Na íntegra

Veja como foi a plenária dos Movimentos sociais

Movimentos sociais realizam nesse final de semana Plenária Estadual da Coordenação dos Movimentos Sociais – CMS/Paraná, na cidade de Curitiba-Pr, mais de duzentos militantes, lideranças populares participaram com o objetivo de debater a conjuntura, fazer avaliação das ações da CMS, e retirar encaminhamentos. Outras informações