12 abril, 2010

2º encontro de seminaristas das províncias eclesiásticas de Maringá e Londrina

O2º encontro de seminaristas das províncias eclesiásticas de Maringá e Londrina será sábado (17), a partir das 9h será realizado em Londrina, no Seminário Paulo VI com o objetivo de uma maior troca de experiências entre os seminaristas das duas províncias. Devem participar 150 seminaristas das etapas: Seminário Menor e Propedêutico, Filosofia e Teologia. Estarão presentes os formadores dos seminários e os bispos das dioceses que compõem as duas províncias (Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama, Londrina, Cornélio Procópio, Apucarana e Jacarezinho). O primeiro encontro foi realizado em 2009 em Maringá.

O povo de Niterói criticam a atuação do poder público na tragédia

A cidade de Rio de Janeiro sofrem com os deslizamento de terras que resultam numa tragédia com aproximadamente 223 mortos. Os feridos totalizam 161 pessoas, internados em hospitais da região. Moradores de comunidades de Niterói divulgaram nota de esclarecimento afirmando que a tragédia foi provocada pela omissão do poder público.
ALC
Rio de Janeiro, segunda-feira, 12 de abril de 2010
Para eles, “a prefeitura de Niterói investe em obras milionárias para enfeitar a cidade e não faz as obras de infra-estrutura que poderiam salvar vidas. As comunidades de Niterói estão abandonadas à sua própria sorte”.
O documento, divulgado pelo Comitê de Mobilização e Solidariedade das Favelas de Niterói, com apoio de Associações de Moradores, Sindicatos, Diretório de Estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e entidades populares, afirma ainda que, “com a conivência do poder público, a especulação imobiliária depreda o meio ambiente, ocupa o solo urbano de modo desordenado e submete toda a população à sua ganância”.
As lideranças se ressentem porque “quando ainda escavavam a terra com as mãos para retirar os corpos das dezenas de mortos nos deslizamentos” ouviram as autoridades culparem as populações pela tragédia. “Nossa dor está sendo usada para legitimar os projetos de remoção e retirar o nosso direito à cidade”, denunciam.
Ao mesmo tempo afirmam: “Somos parte da cidade e a construímos com nossas mãos e nosso suor. Não podemos ser culpados por sofrermos com décadas de abandono, por sermos vítimas da brutal desigualdade social brasileira e de um modelo urbano excludente”.
O documento conclui exigindo o retratação imediata das autoridades públicas e a exigência de compromisso com políticas públicas e respeito aos cidadãos.

Hoje novo julgamento do fazendeiro que teria mandato matar Irmã Dorothy Stang

Acusado de mandante da morte de Dorothy, o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, tem novo julgamento marcado para hoje no Tribunal do Júri de Belém.
Este é o terceiro julgamento de Bida. No primeiro, ele foi condenado a 30 anos de prisão, mas obteve o direito a um novo júri. No segundo, ele foi absolvido, mas a sentença foi anulada.
O crime ocorreu em 12 de fevereiro de 2005 em Anapu (PA). Até agora, foram condenados Rayfran das Neves, que cumpre pena de 28 anos de prisão, Clodoaldo Batista, condenado a 17 anos, e Amair Feijoli, a 18 anos.

Fonte: Agência Brasil

Sindicato protesta contra lojas Marisa

Conforme matéria publicada pelo Brasil de Fato, o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza foi às ruas repudiar as ações ilegais da confecção registrada como Indústria de Comércio e Roupas CSV Ltda, fabricante de peças de vestuário feminino para as Lojas Marisa. Os sindicalistas levaram à público as denúncias de escravidão, maus tratos, aliciamento, ilegalidade, jornadas de trabalho excessivas, diversos problemas no campo da saúde e segurança do trabalho e até indícios de tráfico de pessoas, segundo a fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, que responsabilizou a Marisa em 43 autos de infração. A população parou para ouvir o discurso dos dirigentes sindicais e indignou-se com os fatos relatados. Muitos clientes saíram da loja e desistiram de comprar em um estabelecimento que, em pleno Século XXI, se utiliza de trabalho escravo para enriquecer ainda mais seu patrimônio. Leia na íntegra a matéria

Viva a organização popular!



Depois de passar por duas tentativas de despejo forçado em menos de uma semana, Ocupação Irmã Dotothy, no Barreiro, em Belo Horizonte, MG, obteve no Tribunal de Justiça suspensão da liminar de reintegração de posse.
Leia a matéria enviada pelo leitor do blog