03 agosto, 2010

Política Nacional de Resíduos Sólidos pode aumentar renda de catadores de material reciclável

O presidente Lula sancionou projeto de lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A sanção da lei foi comemorada pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) que espera que os trabalhadores possam ser remunerados pela prestação de serviços às prefeituras pela coleta, separação e reciclagem do lixo.
Com essa lei agora quero ver como vai ser a atitude do prefeito de Maringá, que não sabe dar valor as cooperativas de catadores de recicláveis.
Leia o texto "Política Nacional de Resíduos Sólidos pode aumentar renda de catadores de material reciclável"

Licença Maternidae de 6 meses é aprovado pelo Senado

O Senado aprovou em segundo turno a licença-maternidade de seis meses, o texto segue agora para a Câmara, onde será analisado. Se for aprovado também pelos deputados, todas as mulheres passarão a ter direito a 180 dias de licença do trabalho depois de dar à luz, e não mais 120 dias como prevê a lei atual.
Uma lei aprovada em 2008 já procura incentivar a licença-maternidade maior, oferecendo incentivos fiscais às empresas que dão o benefício de dois meses a mais de afastamento às funcionárias que se tornam mães. A diferença da PEC é que o novo período de licença passa a ser obrigatório para os contratantes.

A Família no livro do Gênesis - Por Dom Orlando Brandes

A Semana da Família é uma oportunidade para nossa reflexão, oração e apoio a todas as famílias. A família é um querer divino e tem suas raízes na família divina a SS Trindade. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, ou seja, Deus vive em comunidade e aliança de pessoas. Assim deve ser a família. Ao concluir a criação. Deus abençoou o homem e a mulher e exultando de alegria exclamou “está muito bom”(Gn1,31). O próprio Deus se comove e tomado de assombro, admiração e exultação, manifesta seu contentamento pela família. Desde o princípio, a família é projeto de Deus (Mt 19,4).
Deus declara que “não é bom o homem estar só” (Gn 2,18). O individualismo, o isolamento, a solidão não fazem bem. A vocação humana é a reciprocidade, a complementaridade, o relacionamento, a comunicação. É na família...continue lendo...

Paiçandu celebra o dia de Santo Cura d’Ars, padroeiro da cidade


Do site da Arquidiocese de Maringá
Amanhã, 04, é feriado municipal em Paiçandu. A cidade celebra o dia de Santo Cura d’Ars. Nessa quarta-feira haverá extensa programação para comemorar o dia do padroeiro.
Às 10h: passeio ciclístico com a imagem do Santo Cura d’Ars pelas principais vias da cidade. A concentração será em frente à paróquia que fica na Avenida Cônego José Jesu Flor, 108. As pessoas podem participar levando 1 kg de alimento não perecível. Será sorteada uma bicicleta entre os participantes.
A partir das 16h o Santíssimo Sacramento será exposto para adoração. Neste mesmo horário os padres estarão atendendo confissões. A santa missa do padroeiro está marcada para as 20h.

Teste da orelhinha em bebês deve ser gratuita pelos Hospitais e maternidades

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na edição de hoje (3) do Diário Oficial da União, lei que obriga os Hospitais e maternidades a fazerem de forma gratuita o teste da orelhinha nos bebês nascidos em suas dependências. O chamado exame de emissões otoacústicas evocadas identifica precocemente problemas auditivos e deve ser feito preferencialmente nos primeiros dias de vida do bebê. O teste é realizado enquanto a criança está dormindo, dura cerca de dez minutos e o resultado sai na hora. Se houver suspeita de problemas auditivos, a criança deve ser encaminhada à avaliação audiológica.

Bater em filho deveria dar cadeia: só bate no filho quem tem preguiça de educar

O governo federal apresentou projeto de lei que proíbe pais de castigarem fisicamente os filhos. Palmada, beliscão, puxão de orelha e outras idiotices que quem tem preguiça de conversar usa para enquadrar crianças. Bato palmas de pé para o projeto. Se eu der um tapa em você na rua, você pode me processar.
Por que então você tem direito de agredir seu filho?
Quem é educado com a linguagem da agressão física, vai usar esse código pelo resto da vida. Ou então vai reprimir essa violência latente com graves prejuízos para sua saúde psíquica. Não bata no seu filho, explique a ele seu ponto de vista, que é baseado na maior experiência de vida que você tem em relação a ele. Convença-o. Dá trabalho, mas você estará formando uma pessoa que aprendeu a ser respeitada e saberá respeitar os outros. Leia na íntegra

Encontro da Federação Luterana Mundial destaca “A verdadeira humanidade é encontrada no dar e receber”

Nota final do encontro da Federação Luterana Mundial realizado em Stuttgart, Alemanha, de 20 a 27 de Julho, afirma que “As questões de ‘hoje’, a segunda palavra na petição do Pai Nosso, inclui a preocupação com a acessibilidade à comida, as mudanças climáticas, as ameaças e o sofrimento dos povos indígenas e os efeitos da pandemia de HIV/AIDS. Os/as luteranos/as também devem dar as boas-vindas em seus países a imigrantes que abandonaram sua terra natal por “razões políticas, econômicas e/ou climáticas”", afirma nota final.
Leia aqui, texto de Marcelo Schneider publicado pelo portal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB.