11 abril, 2022

A Semana Santa é uma grande história de amor!



A Semana Santa é uma grande história de amor!

Essa semana, Semana Santa, nos dá a oportunidade de reviver o Mistério Pascal, o grande Mistério da Fé.

Mais que os demais dias, os dias dessa semana, deixemo-nos tocar por Cristo, solidarizarmos com Cristo que sofre, que é crucificado e agoniza. O nosso Deus, decidiu conversar com a mulher e o homem com o amor, que vence a morte.

O nosso Deus nos ama tanto, que lhe deu o seu Filho único (Jo 3,6). Deu-o à paixão e à morte.

Nunca seremos abandonados nas provações da vida, a Semana Santa fala-nos de misericórdia e até onde o amor de Deus por suas filhas e seus filhos pode chegar. A Semana Santa é uma grande história de amor. O Papa Francisco nos ensina que “Deus se oferece verdadeiramente todo por cada um de nós”.

Na Quinta-feira Santa, Jesus institui a Eucaristia, Jesus lava os pés dos que com Ele caminham levando a compreenderem o amor que anima e não faz perder-se no caminho. Com o gesto do lava pés Cristo mostra que a Eucaristia é amor que se faz serviço, Francisco diz que "É a presença sublime de Cristo que deseja alimentar cada um de nós".

Na Sexta-feira Santa, a morte de Jesus na cruz oferece a salvação a todas e a todos, Francisco diz que é o "momento culminante do amor".

No Sábado Santo, somos convidadas e convidados a contemplar o silêncio de nosso Deus. Francisco explica que "fala sobre o amor e a solidariedade com os abandonados". Neste dia, o amor, se transforma em espera pela vida que vem no domingo da ressurreição, nos ensina o Papa.