13 maio, 2008

"Uma Igreja a Serviço da Vida"

Uma Igreja a serviço da vida é o tema escolhido para a Assembléia da Arquidiocese de Maringá que vem sendo construída de forma participativa envolvendo a base. A vida e a dignidade precisam ser resgatada, o caminho é seguir os passos de Jesus. Uma Igreja em estado de missão. Uma Igreja presente a onde sua presença se fazer necessária. Com um jeito novo, metodologia dinâmica e participava, que saiba , não só levar, mas descobrir junto, não só dar, más também receber, partilhar e buscar junto, ensinar e aprender. Uma relação que permita criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser Igreja.
Diante da exclusão social, do individualismo, da busca do ter e do poder, diante de tantas “informações” que rapidamente chegam, diante de tantas perguntas sem respostas, sonhos esquecidos, esperanças destruídas é preciso reconstruir relações humanas, resgatar a dignidade e a liberdade das pessoas, é preciso por fim na exclusão social e na violência, é preciso reavivar os sonhos e as esperanças, é preciso construir uma socieade justa e solidária, é preciso não deixar o povo perder a fé, é preciso levar o povo a ter experiência intima com o Deus da vida.
Anuciar o evangelho sendo fiel a ele respondendo aos novos anseios do povo é um grande desafio. Exige uma abertura pessoal e comunitária, entusiasmo e certeza, compromisso e responsabilidade. A essência não pode faltar, precisa vivênciar o anuncio, é preciso levar o povo a uma experiência intima com Deus. Assumir a missão é fazer uma decisão radical de entrega total ao Reino de Deus em prol da vida.
Os desafios de hoje são grandes. Não e fácil colocar em prática a missão que Jesus a nós confiou: “Assim como o Pai me enviou, eu tambem vos envio” (João, 20,21). É preciso sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, do marginalizado, do afastado, do necessitado.
Precisamos semear sementes de otimismo, de alegria, de esperança e de amor.

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)

Mensagem da CNBB por ocasião da memória dos 120 anos da abolição da escravatura

A nação brasileira assinala neste dia 13 de maio os 120 anos da Assinatura da Lei Áurea que declarou extinta legalmente qualquer forma de trabalho escravo. Foi um fato marcante para os homens e mulheres que nos idos de 1888 ainda carregavam nas costas o fardo da escravidão.
A Igreja Católica é solidária com a comunidade negra e renova o seu compromisso de apoio aos afro-brasileiros na sua busca por cidadania plena e da plena liberdade, sinal concreto da liberdade que o Reino pregado por Jesus oferece.

Brasil chega à linha de frente' dos emergentes, diz jornal

Uma reportagem do jornal americano Wall Street Journal publicada nesta terça-feira afirma que o Brasil "se juntou à linha de frente das novas potências econômicas", alcançando Rússia, Índia e China. Leia Aqui

Festa Paroquial da Capela São Miguel do Cambuí

Festa Paroquial da Capela São Miguel do Cambuí, promovida pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Marialva. A Festa ocorrerá no dia 13/05, com um delicioso almoço que será servido no Salão Paroquial.

Mais informações: (44) 3232-8353 – Rubens Borsari, Gerente Distrital do Município.

Populações indígenas e ribeirinhas promovem encontro para debater projetos hidrelétricos no Rio Xingu

Entre os dias 19 e 23 de maio, cerca de mil pessoas, entre representantes de populações indígenas e ribeirinhas, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e pesquisadores, realizam o Encontro Xingu Vivo para Sempre, em Altamira (PA), para discutir projetos hidrelétricos e seus impactos na Bacia do Rio Xingu. Incluem-se aí a construção prevista da usina de Belo Monte, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Tanto as que já estão prontas, como a do Culuene (MT), quanto as que estão em construção e as que estão planejadas para o Pará e o Mato Grosso. Se forem adiante, tais projetos devem atingir direta e indiretamente cerca de 16 mil pessoas, 14 povos indígenas entre elas. Leia Aqui