19 janeiro, 2011

Para Refletir

Poluição
"Todos os dias despejamos 90 milhões de toneladas de poluição, contribuímos com o aquecimento global. Daqui a 20 anos isso ainda estará na atmosfera". ( Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA)

Pesquisa apresenta geração recorde de empregos

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego e da Relação Anual de Informações Sociais, anunciados nesta terça-feira (18) , ao longo do Governo Lula foram criados 15 milhões de novos postos de trabalho. A geração de empregos no Brasil fecha 2010 com novos 2.524.678 trabalhadores brasileiros empregados com carteira assinada.
Em 2010, foi registrado crescimento em quatro dos cinco setores da atividade econômica: Serviços, 1.008.595 postos; Comércio: 601.846 postos; Indústria de Transformação, 536.070; Construção Civil, 329.195. A Agricultura foi o único setor a fechar o ano com saldo negativo: 2.580 postos fechados. O resultado da RAIS 2010, mais para o meio do ano, será maior do que o de 2009, com aproximadamente 3 milhões de empregos formais, já que somam-se a estes 2,5 milhões os novos postos de trabalho criados no Serviço Público, que não entram no Caged", calcula o ministro Lupi.
O levantamento por nível geográfico revela expansão do emprego em todas as grandes regiões e Unidades da Federação. O Sudeste lidera com 1.276.903 postos e recorde em 3 estados; seguido pelo Nordeste, com 488.561 postos e recorde em 8 dos 9 estados; em terceiro lugar o Sul, com 444.713 postos e recorde em todos os estados; o Centro-Oeste com 178.242 postos e recorde em um estado; e o Norte, com 136.259 postos e recorde em um estado.

Oração do 13º Intereclesial das CEBs

13º Intereclesial das CEBs Nacional, que acontecerá em 2013, na diocese de Crato, no Vale do Cariri, Ceará.
Tema: “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”
Lema: “CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”.

Oração do 13º Intereclesial Nacional das CEBs


Deus da vida e do amor,Pai de Jesus e Pai nosso,Santíssima Trindade, a melhor comunidade:abençoai as nossas CEBs,rumo ao 13º Intereclesial,que iremos celebrarno coração alegre e forte do Nordeste,nas terras do Pe. Cícero e do Pe. Ibiapina,do beato Zé Lourençoe da beata Maria de Araújo,e de tantos sofredores e lutadores,profetas e mártires da caminhada,no Brasil, em Nossa América,no Mundo solidário.

Ajudai-nos a reacender sempre maisa nossa paixão pelo Reino,no seguimento de Jesus.À luz da Bíblia e na mesa da Eucaristia,na opção pelos pobres,em diálogo ecumênico e ecológico,na defesa dos Direitos Humanos,sobretudo dos Povos Indígenas e Quilombolas.No cuidado da Terra, nossa mãe.

Em família e na comunidade eclesial,no trabalho, na política, no movimento popular,crianças, jovens e adultos, mulheres e homens.

Denunciando a economia neoliberaldos grandes projetos depredadores,da seca, da cerca, do consumismo e da exclusão.

Mãe das Dores e das Alegrias,ensinai-nos a sermos CEBs romeiras do Reino,no campo e na cidade,fermento de justiça, de profecia e de esperança pascal.Proclamando a Boa Nova do Evangelhosobretudo com a própria vida, que é“o melhor presente que Deus nos deu”.

Amém , axé, auerê, aleluia!

(Dom Pedro Casaldáliga)