01 julho, 2020

CEBs Nordeste


Projeto "Caminhos de santidade: a vida dos santos” Santo Aarã - Dia 01 d...

Entrevista com Dom Severino Clasen

Papa Francisco nomeia dom Severino Clasen para a arquidiocese vacante de Maringá (PR)


O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 1º de julho, dom Severino Clasen como bispo da arquidiocese de Maringá (PR). A circunscrição religiosa estava vacante desde o dia 20 novembro de 2019, quando o pedido de renúncia por motivo de saúde de dom Anuar Battisti foi aceito pelo Santo Padre. Desde 4 de setembro de 2011, dom Severino é bispo titular da diocese de Caçador (SC). A diocese de Maringá estava sob os cuidados de dom João Mamede Filho, bispo de Umuarama (PR).

Trajetória do novo bispo de Maringá

Dom Severino Clasen tem três irmãos e quatro irmãs, sendo duas delas religiosas da Congregação Franciscanas de São José. Ingressou no seminário menor em 1968, em Ituporanga (SC).

Severino Clasen tornou-se franciscano ao ingressar na província da Imaculada em janeiro de 1976. Em seguida, fez os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Petrópolis e foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1982. Neste mesmo mês, passou a ser vigário paroquial de Concórdia, em Santa Catarina, e em 1988 foi transferido para Porto União. No ano seguinte, tornou-se o responsável pela pastoral vocacional da província da Imaculada.

Foi reitor e pároco do Santuário São Francisco, no Largo São Francisco de São Paulo, e foi nomeado bispo para a diocese de Araçuaí (MG), no Vale do Jequitinhonha, em 11 de maio de 2005.

Foi ordenado bispo por dom Lorenzo Baldisseri, então núncio apostólico no Brasil, no dia 25 de junho de 2005, na cidade de Ituporanga. A posse episcopal ocorreu no dia 10 de julho de 2005, em Araçuaí. Seu lema episcopal é “Acolher e cuidar”. No dia 11 de maio de 2011, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo sido reeleito para um mandato que exerceu até 2019.

No dia 6 de julho de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou para a diocese de Caçador (SC), transferindo-o da diocese de Araçuaí. Dom Severino foi empossado no dia 4 de setembro de 2011. Atualmente é presidente do Regional Sul 4 da CNBB, eleito na última 57ª Assembleia da CNBB.