21 janeiro, 2022

Elza Soares- Lama (1973)

 

"Um dia descobri que cantava...

O meu filho mais velho, João Carlos, estava morrendo e eu já tinha perdido 2 filhos e não queria perder mais um. 

Eu não tinha dinheiro pra cuidar do meu filho e ouvi no rádio que o programa do Ary Barroso de calouros, o Nota 5, estava com o prêmio acumulado. 

Não sei como, mas eu sabia que ia buscar esse prêmio! 

Fiz a inscrição e me avisaram que eu precisava ir bonita. Mas eu não tinha roupa nem sapatos, não tinha nada! 

Então, eu peguei uma roupa da minha mãe, que pesava 60kg e vesti, só que eu pesava 32kg, já viu ne? 

Ajustei com alfinetes. Tudo bem que agora é moda ne? Hoje até a Madonna usa, mas essa moda aí fui eu que comecei viu? Alfinetes na roupa é muito meu, é coisa de Elza! 

No pé coloquei uma sandália que a gente chamava de “mamãe tô na merda”, e fui! 

Quando me chamaram, levantei e entrei no palco do auditório. O auditório tava lotado, todo mundo começou a rir alto debochando de mim Seu Ary me chamou e perguntou: 

- O que você veio fazer aqui
Eu vim Cantar!

- Me diz uma coisa, de que planeta você veio?
Do mesmo planeta seu Seu Ary.

- E qual é o meu planeta?
PLANETA FOME!!! 

Alí, todo mundo que estava rindo viu que a coisa era séria e sentaram bem quietinhos. 

Cantei a música Lama. 

O Gongo não soou e eu ganhei, levei o prêmio e meu filho está vivo até hoje, graças a Deus!

De lá pra cá, sempre levo comigo um Alfinete." (Elza Soares)

A Covid faz bem

A pandemia não foi uma derrota para todos. Para alguns (poucos) foi um maná dourado. O valor patrimonial de Jeff Bezos aumentou em US$ 81,5 bilhões desde março de 2020. A Oxfam calculou que apenas esse aumento na riqueza seria suficiente para vacinar com três doses toda a população mundial.



O comentário é de Tonio Dell'Olio, presidente da Pro Civitate Christiana, publicado por Mosaico di Pace, 19-01-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

Este é um dos dados que podem ser consultados no relatório que a Oxfam todos os anos divulga às vésperas do megaencontro exclusivíssimo de Davos. E se somarmos a riqueza dos 10 super ricos do mundo, descobrimos que eles aumentaram no mesmo período em 821 bilhões de dólares sua riqueza. Ou seja, 15.000 dólares a mais por segundo, 1,3 bilhão por dia. São 10 pessoas que possuem uma riqueza "seis vezes maior que o patrimônio dos 40% mais pobres da população mundial, composta por 3,1 bilhões de pessoas", observou Gabriela Bucher, diretora da Oxfam International.

Em suma, haveria o suficiente para levar os governos nacionais e as instituições internacionais a adotarem medidas idôneas para redistribuir a riqueza e garantir que ela não aumente nos bolsos dos ricos enquanto a imensa maioria de pobres vive (ou morre) na miséria. Chama-se justiça.

Fonte: IHU