05 fevereiro, 2024

A organização do Povo faz nascer e crescer as CEBs!

Seque, um pequeno texto que escrevi, pensando nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)


A organização do Povo faz nascer e crescer as CEBs!

O povo na base se organizam, e assim, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), continuam nascendo e crescendo do Povo pelo Espírito Santo de Deus. Participam da estrutura organizativa da CNBB e em muitas Arqui/Dioceses as CEBs fazem parte da estrutura, é a menor circunscrição territorial, porém, são as CEBs, o ambiente da Ação Evangelizadora. É o primeiro “ambiente” da sensibilidade da Igreja para com as questões missionárias, pastorais e para com as questões sociais. Primeiro “ambiente” do agir sinodal para uma Igreja em saída, como pede Papa Francisco. Não reconhecer essas verdades, negar essas verdades e fechar espaços é um pecado.

Diz o texto do Evangelho de Mateus (9,35-38), que Jesus “percorria todas as cidades e aldeias”. No caminho, encontrava as “multidões cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor”. Diante delas, Jesus sentia “compaixão”.

Compaixão é sentir a dor da outra pessoa e, juntos, buscar soluções alternativas. Se as Arqui/Dioceses querem doar-se seu próprio tempo; quer se colocar-se à disposição, enfim, quer caminhar junto com o povo que a ela está confiado; com aquelas e aqueles que tem cede e fome do evangelho; de pão e justiça, precisa reconhecer as CEBs como sendo o ambiente e fortalece-las.

Hoje, como no tempo de Jesus, as multidões dos que tem cede e fome do evangelho; de pão e justiça encontram-se “cansadas e abatidas”. A injustiça e a desigualdade social geram milhares de pessoas empobrecidas que se tornam excluídas, quando não exterminadas.

Diz um provérbio chinês que perguntaram a determinada mãe a qual dos filhos ela mais amava. Ela, como mãe, respondeu: ao mais triste até que sorria, ao mais doente até que sare, ao mais distante até que volte, ao mais pequeno até que cresça. Para ser uma Igreja mãe, tem que estender o amor de Deus a todas as suas e filhas e a todos os seus filhos e ter ações concretas para as diferentes situações.

As CEBs, sendo o primeiro “ambiente” podem concretizar em ações pastorais e sociais o pastoreio da Igreja, para continuar a ação de Jesus, o Bom Pastor, que doa sua vida pelas ovelhas. Ação real, sacerdotal e profética que testemunha e anuncia e coloca-se a serviço do Reino de Deus, e como Jesus, acolher e amar todas as pessoas.