17 novembro, 2010

Arquidiocese de Maringá - COMUNICADO

Prezados Párocos, Vigários e Administradores Paroquiais,
Estamos enviando, a SÍNTESE dos questionários que será usada em nossa Assembléia de Revisão. Pedimos que observem as recomendações abaixo:
1) Cada pessoa que participará da assembléia deve receber e ler essa síntese antes;
2) Cada paróquia ou a própria pessoa deve imprimir uma cópia para trazê-la consigo no dia da assembléia;
3) Na síntese: NR significa "não respondeu";
4) As respostas das paróquias foram agrupadas e organizadas a partir de blocos, especificados por letras. Esse sistema foi usado para não modificar o sentido das respostas das paróquias que trazem uma grande riqueza a ser explorada depois pelas equipes responsáveis das prioridades e projetos;
5) O número entre parêntesis significa quantas vezes a referida resposta apareceu.
A assembléia começará às 8 hs. com a oração e terminará com o almoço. Lembramos a todos da importância de sua presença.

Coordenação da Ação Evangelizadora
Pe. Sidney Fabril

4ª Jornada Ecumênica

Ministro mostra otimismo nas relações Estado e movimentos sociais
Um dos pontos altos da 4ª Jornada Ecumênica, que aconteceu entre 11 e 15 de novembro em Itaici/SP, foi a visita do ministro-chefe das Relações Institucionais do governo federal, Alexandre Padilha. Ele participou, no sábado, 13, do painel “A Afirmação dos Direitos Humanos, Sociais, Culturais e Ambientais na Construção da Incidência Pública e Política”.
O painel também contou com as presenças de Jorge Atílio Iulianelli, do Fórum Brasileiro de ACT Aliança – FE Brasil, e de Marcelo Durão, representando a Via Campesina e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Originalmente prevista para 30 minutos, a fala de Padilha cativou os participantes da Jornada por mais de duas horas. Nela, Padilha traçou analogias a partir de dados pontuais do Brasil atual, como aqueles relacionados à extração de petróleo e os esforços pela erradicação da miséria.
“Atualmente, 30% dos engenheiros do Brasil trabalham na Petrobrás ou em alguma empresa que presta serviços para a estatal. Pouco tempo depois de iniciarmos a exploração do pré-sal, 20% do maquinário mundial para extração de petróleo disponível no mundo estarão sendo utilizados no Brasil. Estes dados demonstram, por si só, a dimensão das conseqüências desta nova realidade para o país”, destacou.
O ministro também lembrou que nos últimos oito anos cerca de 30 milhões de pessoas saíram de uma situação de pobreza absoluta, mas admitiu que ainda há muito a fazer, pois 21 milhões ainda vivem abaixo da linha pobreza.
Durante o debate, Padilha enfatizou que a cobrança, fiscalização e diálogo com os movimentos sociais é uma das interfaces mais importantes para a efetivação de um projeto de desenvolvimento que seja comprometido com os direitos humanos, sociais, culturais e ambientais.
A Jornada Ecumênica receber apoio financeiro da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), da Christian Aid, do CREAS, da FES/Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB/Caritas Brasil, Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Igreja Metodista Unida - GBMG (EUA) e Igreja Unida do Canadá.

Fonte: ALC- Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Hugo Fonseca

Caro Dom Erwin, nosso querido Bispo da Prelazia do Xingu


“A sua luta de paz em favor dos povos indígenas, esquecidos na campanha presidencial que acabamos de assistir, junto com o esquecimento da reforma agrária contra o latifúndio, é um sinal de quanto este mundo político, está perigosamente esquecendo a nossa terra e as raízes dos nossos povos (...) A sua luta de paz em favor dos meninos emasculados e das meninas vítimas da prostituição e a sua palavra contra a destruição da natureza preconizada e planejada na projetada construção da Barragem de Belo Monte, nos faz entender o seu compromisso com a vida”.
Leia aqui a mensagem à Dom Erwin, reproduzida pelo sítio da Prelazia do Xingu, pelo prêmio Nobel alternativo da paz recebido pela comunidade internacional.