04 dezembro, 2009

Concurso para escolha de logomarca para Região Metropolitana de Maringá

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – Codem, lança na próxima segunda-feira (7) o concurso para escolher a logomarca da Região Metropolitana de Maringá.
O concurso é direcionado para pessoas físicas, maiores de 18 anos, e residentes nos municípios que compõem a região metropolitana – Maringá, Ângulo, Iguaraçu, Mandaguaçu, Marialva, Paiçandu, Sarandi, Astorga, Doutor Camargo, Itambé, Presidente Castelo Branco e Ivatuba. O vencedor receberá um prêmio de R$ 5 mil.
Para quem quiser participar as inscrições poderão ser feitas nos dias úteis, no período de 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2010, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, na secretaria do Coordenadoria da Região Metropolitana de Maringá. Mais informações

Próxima romaria da terra do Paraná

A 25º Romaria do Terra do Paraná será dia 15 de agosto de 2010, no vale do Ribera, município de Adrianópolis, diocese de Paranaguá.
Celebrar juntos aos quilombolas descendentes diretos dos escravos e indígenas que vivem naquela região os 25 anos de romaria, de luta, sonhos, dores, vitórias e conquistas nesta caminhada.
"Salve, salve caminhada,
salve, salve a romaria
em busca da nova aurora
de um novo dia..."
( Zé Vicente )

Sugestão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guajará-Mirim

Como resultado do XII Intereclesial Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) realizado em Porto Velho, Rondônia, de 21 a 27 de julho, a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guajará-Mirim instituiu o “Grupo Da Linha Seis” da CNBB, linha que se preocupa com a conscientização e transformação da sociedade.
O grupo tem como lema “CEBs: Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue coisas extraordinárias”.
Veja aqui a sugestsão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guajará-Mirim

Economia a serviço da vida?

Após um bom tempo em baixa, a Campanha da Fraternidade do próximo ano, "Economia e vida", está colocando de novo a relação entre a fé cristã e economia nas programações. Nesses debates e reflexões, é comum ouvirmos a tese de que a "economia deve estar a serviço da vida". Essa proposta de uma "economia a serviço da vida" é potencialmente mobilizadora e catalisadora de movimentos sociais e eclesiais na luta contra as injustiças sociais, exclusão social e outros problemas sociais de origem econômica. Por isso, eu penso que merece uma reflexão.
A idéia de economia a serviço da vida se contrapõe à economia capitalista que está em função e é dirigida pelo objetivo supremo da maximização do lucro. Neste sentido, é um lema que revela o lado crítico frente à atual sistema econômico dominante no mundo. Porém, reconhecendo essa dimensão profética do lema, eu penso que pode surgir também um efeito não-intencional que pode nos levar a equívocos práticos...continue lendo...

Paróquia N.Sra. do Rosário em Floresta celebra Ano Jubilar

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Floresta, Arquidiocese de Maringá, dará início ao Ano Jubiliar durante Santa Missa no dia 11, sexta-feira, às 20h.

Noticias da Arquidiocese de Maringá

- Floraí se prepara para o dia da padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Terça-feira, 08 de dezembro, Floraí comemora o dia da padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição. Às 20h haverá Santa Missa na Igreja Matriz seguida de coroação de Nossa Senhora e procissão pelas ruas da cidade. Até o dia 08, a comunidade pode participar da Santa Missa da novena da Imaculada Conceição às 20h durante a semana. Sábado às 19h30 e domingo às 8h.
- Arquidiocese promove formação sobre a Campanha da Fraternidade 2010
Sábado, 12 de dezembro, a Arquidiocese de Maringá por meio do movimento Cursilhos de Cristandade promove um encontro de capacitação sobre a Campanha da Fraternidade 2010. A formação terá início às 14h no salão da paróquia Santo Antônio de Pádua em Maringá. Em 2010 a CF será ecumênica com o tema Economia e Vida, e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24).
- Novena na Catedral terá início dia 15 de dezembro
A novena de Natal na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória em Maringá terá início dia 15 de dezembro com encerramento dia 23. Os fieis devem ficar atentos ao horário. Sempre às 17h30.

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Como enfrentar a criminalidade


Ataques a tiros, como esse do fim de semana na Vila Torres, em Curitiba; tiroteios, como acontecem com certa frequência no Rio de Janeiro; boa parte enfim das mortes que alimentam diariamente as páginas policiais têm relação direta com o tráfico e o consumo de drogas. Sabemos perfeitamente que não é tão simples combater a criminalidade. A melhor estratégia – isso todo mundo sabe também – é ir às causas; procurar sanar o problema pelas raízes, o que significa manter um grande número de políticas públicas focadas principalmente na infância, adolescência e juventude. E se a polícia fizer a sua parte, melhor ainda. Uma prova é o resultado da operação “Paraná contra as Drogas”, cujo balanço a Secretaria de Segurança do Estado acaba de divulgar. Foram cumpridos 566 mandados de busca e apreensão no Paraná, efetuadas 279 prisões de traficantes e suspeitos de tráfico de drogas; apreendidas 14 mil pedras de crack, 1,2 tonelada de maconha, 3,5 quilos de cocaína e 52 armas.

Divanzir Chiminacio
Presidente da Fecopar

Brasília sediará o 16º Congresso Eucarístico Nacional


Tema Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários e por lema Fica conosco, Senhor! (cf. Lc 24,29).
O 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) acontece entre os dias 13 a 16 de maio de 2010. É um dos maiores eventos de manifestação da fé católica.
O texto-base reflete sobre o tema e o lema do evento“A linha mestra do texto-base é o encontro com Jesus Salvador, que tira a divisão do mundo. Ele nos acolhe e nos reconcilia de modo pleno”, é o que afirma Pe. Waldemar Dalbello, reitor do seminário Inter-Diocesano São João Maria Vianney, em Goiânia-GO.
Em 2010 além de acolher o congresso Brasília celebra 50 anos de fundação da cidade.

Prefeito de Maringá continua aprontando

A reintegração e a desapropriação
Hoje às 10h acontece a reintegração de posse aos seus condôminios da Estação Rodoviária Américo Dias Ferraz, em Maringá, prédio da antiga estação rodoviária, interditada ha dois anos, conforme foi divulgado por risco de desabar.
A justiça deu ganho aos proprietários das lojas e hoje acontece a reintregração, mas vejam só, o prefeito anunciou que vai protocolizar no Fórum uma ação de desapropriação do local. A autosuficiencia do prefeito de Maringá é muito grande, ele não se conforma de ter perdido na justiça.

Iluminação do natal 2009 da catedral de Maringá

Veja aqui vídeo do lançamento da iluminação do natal 2009 da catedral de Maringá

Pastoral da Saúde realiza coleta de assinaturas

Com o objetivo de fazer com que a CNBB coloque na pauta de discussões a sugestão da pastoral da Saúde, onde solicita que o tema "Saúde Pública uma questão de prioridade" seja contemplada na CF nos próximos anos a pastoral quer coletar 1 milhão de assinaturas, em todo o Brasil, para encaminhar aos responsáveis pelas campanhas da fraternidade (CF) da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Para quem concorda com a pastoral e queira contribuir clique aqui e imprima o abaixo assinado.

Lula em Berlim: “Quem tem moral para falar com o Irã é o Brasil”


Durante entrevista coletiva conjunta com a chanceler alemã Ângela Merkel, o presidente brasileiro disse que se os Estados Unidos e a Rússia quiserem de fato pressionar um país já de "forte presença internacional" como o Irã, eles devem começar por diminuir de modo significativo os próprios arsenais nucleares. Já o Brasil, continuou o presidente, pode falar de cátedra, por ter na sua Carta Magna artigo que proíbe a construção de armas nucleares. Leia o artigo de Flávio Aguiar.

Criminalização dos movimentos sociais

Relatório da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência aponta que MP e governo gaúchos criminalizam movimentos sociais.
De acordo o secretário adjunto da SEDH Rogério Sottili, a Comissão comprovou que ouve um aumento das ações violentas da Brigada Militar a partir de 2005. Além disso, Sotilli aponta que a Nota de Instrução Operacional 006.1, instituída em 2007 no governo de Yeda Crusius (PSDB), identifica os movimentos sociais como organizações criminosas. “É a partir dessa Instrução que a Brigada Militar começa a abordar os movimentos sociais dessa forma, é de uma gravidade sem tamanho, uma gravidade que nós não assistíamos no Brasil desde a derrubada da ditadura militar, pois são práticas autoritárias, que nós, e a sociedade brasileira como um todo, não queremos mais ver no Brasil”, avalia. Leia na íntegra a matéria publicada pelo Brasil de Fato