02 dezembro, 2009

Maringá é uma cidade com racismo velado, mas intenso, acusa professor da UEM

(Enviado pelo leitor)
“Maringá é cidade racista onde a discriminação é praticada de forma velada, mas muito intensa”, a declaração, do professor Walter Praxedes, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), põe fim a um mito. O mito de uma Maringá aberta e pluralista. Segundo o professor, a prova da discriminação e do racismo da cidade está nas ruas, no comércio, nas empresas, nos órgãos públicos...continue lendo...

Feliz Natal

Floraí celebra dia da padroeira

Floraí comemora o dia da padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição, na trça-feira, 08 de dezembro. Às 20h haverá Santa Missa na Igreja Matriz seguida de coroação de Nossa Senhora e procissão pelas ruas da cidade. Até o dia 08, a comunidade pode participar da Santa Missa da novena da Imaculada Conceição às 20h durante a semana. Sábado às 19h30 e domingo às 8h.

Fonte: site da Arquidiocese de Maringá

Festa de fim de ano - OAB Maringá

Clique na imagem para ampliar

23º Curso de Verão


Política e Comunidades Humanas: Por uma prática popular transformadora
Dias 10 e 17 de Janeiro de 2010
São Paulo - SP
Taxa de inscrição R$ 135,00, até 18/12/2009, trupo de 5 pessoas paga 4 inscrições
Inscrições e outras informações no site: www.cesep.org.br
O Curso oferece certificado de Curso de Extensão pela PUC - CESEP
CURSO DE VERÃO é um programa de formação popular no campo sócio-cultural, a partir da realidade e dos seus desafios, à luz da Bíblia, Teologia, Pastoral e do compromisso cristão na sociedade. É um espaço ecumênico e inter-religioso de convivência, partilha, troca de experiências, celebração e compromisso.

Pelo fim da desigualdade no trabalho

Hoje (2) a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, entrega ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), projeto de lei criando mecanismos para garantir igualdade entre homens e mulheres nas relações de trabalho. A proposta leva em conta princípios constitucionais e prevê formas de coibir o assédio no trabalho.
A ideia é acabar também com as diferenças salariais entre homens e mulheres que ocupam o mesmo posto. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2008, as mulheres hoje representam 44% da População Economicamente Ativa (PEA) do país e 42% da população ocupada. No entanto, ganham, em média, 29,7% menos do que os homens.

IBGE: total de idosos será próximo ao de jovens em 2030

A participação dos idosos na população brasileira será quase igual à dos jovens em 2030, segundo mostra a pesquisa Tábuas de Mortalidade, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1980, as crianças de 0 a 14 anos correspondiam a 38,24% da população e, em 2009, elas já diminuíram sua representação para 26,04%. Já o contingente com 65 anos ou mais de idade pulou de 4,01% para 6,67% no mesmo período. Em 2050, o primeiro grupo representará 13,15%, ao passo que a população idosa ultrapassará os 22,71% da população total, segundo a pesquisa. Mais informações

Concurso para professores na UEL

Universidade Estadual de Londrina abre na próxima segunda-feira as inscrições do concurso público para contratação de 96 professores de Ensino Superior, em 75 áreas.
Os interessados podem acessar o edital 383/2009-PRORH, que está disponível no site www.uel.br/prorh, em Processos de Seleção – Carreira Docente
Os documentos exigidos devem ser entregues na Pró-Reitoria de Recursos Humanos, no Campus da UEL, de 7 a 11 de dezembro de 2009, das 8h30 às 11 horas e das 14 às 17 horas, inclusive no dia 10 de dezembro (feriado municipal em Londrina). Os candidatos de outras cidades ou estados têm o mesmo prazo para enviar os documentos via Sedex.
Outras informações pelos telefones (43) 3371-4302 ou 3371-4569.

MST em Felisburgo: do massacre à vitória

Um pequeno texto , cinco anos de Massacre: a impunidade continua", de frei Gilvander Moreira