09 dezembro, 2008

Campanha da Fraternidade 2010 refletirá sobre “Economia e Vida”

As Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) assumiram o compromisso de realizar a nova Campanha da Fraternidade no ano de 2010, com o tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24).
Sob a responsabilidade do Conic, a Campanha da Fraternidade 2010 será, portanto, ecumênica, pois estará aberta à participação de todas as denominações cristãs e pessoas de boa vontade que quiserem nela comprometer-se, no espírito do ecumenismo. Para essa finalidade foi constituída uma Comissão responsável pela sua realização, formada por dois delegados de cada Igreja-membro do Conic. Todos os passos estão sendo dados para que ele se concretize.
Já foi lançado o tradicional concurso Nacional para a produção do cartaz e para a escolha do Hino da CF 2010.

MST dá exemplo de reforma agrária em Arapongas, diz Pugliesi

O modelo de reforma agrária desenvolvido pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) no assentamento Dorcelina Folador de Arapongas, é um exemplo para a ocupação sustentável do solo. A avaliação é do deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembléia Legislativa. “Me senti muito reconfortado pelo que presenciei naquele pedaço de terra onde estão presentes as bandeiras do movimento e aquele povo onde pode-se ver a esperança estampada no rosto”.
“Mas o que mais impressiona é o modelo de reforma agrária implantado no local”, frisou Pugliesi em artigo veiculado nesta sexta-feira (5) no jornal Gazeta do Paraná. “Impressiona porque num assentamento, com mais ou menos 90 famílias em um território de 300 alqueires, todos convivem em completa harmonia com o meio ambiente. Em todos é de fácil percepção o respeito à mata ciliar, o amor às nascentes dos rios, sem contar os produtos retirados da terra, fruto do trabalho das mãos dos agricultores”, completou. Leia na íntegra

Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, celebra hoje à noite uma missa pelas vítimas do trânsito na cidade

Dom Anuar diz que é uma forma de reconfortar os familiares das vitimas neste natal ao mesmo tempo em que se faz uma alerta.
Ouça o que diz o arcebispo aqui
Desde o início do ano 58 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Maringá, de acordo com a Secretaria dos Transportes.
A missa será hoje (9) às 18h30 na Catedral Nossa Senhora da Glória.

Lista das vítimas do trânsito maringaense

vítimas do trânsito maringaense:
LEANDRO MOLINA - EDNALDO RAMOS DA SILVA - APARECIDA BASSO MAGNENTE - ROBERVAL DA SILVA - CLAUDIA BORGES LIMA - JOSÉ BENUNES CHAVES - SUELLEN CAMILA NUNES PEREIRA - DIEGO HENRIQUE COLOGI - ROSÂNGELA LOPES LEITE - EDENILSON VIZENFAD - VERA LÚCIA COMINI - ANDRÉ CÂNDIDO - PATRÍCIA LIMA TOLEDO RODRIGUES - WASHINGTON FONSECA CAMARGO - JOÃO CASANOVA - FRANCISCO JOSÉ DA SILVA - DAYANE SILVA BRETAS - ISSAMI YAMAGUCHI - ODEMIR FRANCISCO SANCHES - GENESSI DOS SANTOS SANCHES - ADELMAN LUIZ SÉRVULO - ANNA RICIERI VATTOS - ALAN RODRIGUES MINELLA - MAUD APARECIDA DE OLIVEIRA - REINALDO BATISTA LOUZADA - PAULO SOARES SANTOS - DAIR DIAS DA SILVA - MARCOS ALEXANDRE PEREIRA DOS SANTOS - JOSÉ BENTO GOMES FERREIRA - LUIZ CARLOS CELESTINO DE OLIVEIRA - SEBASTIÃO DE SOUZA LIMA - VANESSA FRANCIELLE DE PAULA - YASUJI NOMA - ADELSON MASCARENA DE DEUS - FRANCISCO BISPO NASCIMENTO - VALDECIR APARECIDO - PEDRO CAMILO DE ASSIS - JUVELINO CARDOSO FILHO - MATHEUS HENRIQUE PEREIRA JESUÍNO - SIDNEI ALVES DA SILVA - MARIA INÊZ FERNANDES SAPORETTI - LEONICE CLÁUDIA RODRIGUES - FREDERICO DUTRA REZENDE - MARIA CELIA CAETANO DE LACERDA - ISRAEL XAVIER DE CARVALHO - ODAIR HOENISCH MALVERO - WALDEMAR PACÍFICO - DIVA PACÍFICO - ANA BERTUCI - CÉLIO FLORENTINO PESSOA - MAYCOON YAN FERREIRA GONÇALVES - WELLINGTON RODRIGO BELLO DOS SANTOS - ANGÉLICA ORUÊ VILALBA - IRENE RIBEIRO DA SILVA - WALLISON BORGES - WAGNER LUIZ ALTAUS DO NASCIMENTO - MERCEMIANO PADILHA - SAMUEL MANDARINO - CLEOMAR LEITE DA SILVA - JOÃO PAULO RICARDO DA SILVA - CIRNE OLIVO ALBA JUNIOR

Campanha para a Evangelização acontece neste fim de semana em todo o país

Neste fim de semana, sábado e domingo, a Igreja de todo o Brasil realizará a Coleta Nacional da Campanha para a Evangelização 2008. O tema deste ano é “Acolhamos o príncipe da Paz” e tem por objetivo arrecadar fundos para manter os projetos de evangelização promovidos em todo o país pela Igreja do Brasil, bem como conscientizar as pessoas para a importância do Natal solidário.
Do total arrecadado, 45% serão destinados às dioceses; 20% aos regionais e 35%, ao Fundo Nacional de Evangelização, administrado pelo Conselho Econômico da CNBB, e que garante recursos para o Secretariado Nacional e viabiliza projetos específicos de Evangelização.
“A Campanha para a Evangelização, além de estar em perfeita harmonia com o espírito do tempo do Advento, também tem a finalidade de angariar fundos que garantam a continuidade da obra evangelizadora no nosso país. Com o resultado da coleta nacional para a evangelização não só realizamos a manutenção da CNBB nacional e regional e a realização dos seus trabalhos como também financiamos projetos evangelizadores em todo o território nacional”, explicou o presidente da Comissão Episcopal da Campanha para a Evangelização, dom Raymundo Damasceno Assis, na apresentação do texto-base da Campanha.

Ao Pe João Caruana


Por: Maria Newnum

Padre João é do tipo que deixa rastros inesquecíveis por onde passa. Já se colocou no lugar de reféns numa rebelião no presídio de Maringá; atuou com paixão no Movimento pela Ética na Política e consegui ao mesmo tempo ser pastor das comunidades que serviu em Maringá. É uma Criatura enigmática: Atraí para junto de si pessoas que “dormem o sono apático”... Ninguém continua inerte após conviver com ele. Deixará saudades, mas deixará a certeza que irá florescer no novo lugar que será plantado...
Seu vigor continuará a iluminar amigo/as antigos/as e os novos/as que se encontrarão com ele. Fica nosso carinho e reconhecimento por esse grande padre.

Decisão contrária do STF sobre Raposa afetará demais áreas indígenas, diz Meira

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, reafirmou nesta segunda-feira (8) que qualquer decisão contrária à demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, poderá abrir “brechas perigosas” em relação às demais áreas indígenas do país. Na íntegra

Atualização das Normas Brasileiras de Contabilidade

Clique na imagem para ampliar e obter informações