12 março, 2019

CEBs - o sonho de nosso Deus!


Escola de Formação de Formadores e Articuladores para as CEBs

CEBs - o sonho de nosso Deus!

Centralidade da vida na Palavra
Mecanismo de participação de todo o Povo de Deus
Articulação com a solidariedade política.

A espiritualidade das CEBs, um movimentar, presente no jeito de caminhar o caminho de Jesus. Isso é lindo.

No dia a dia nas CEBs é preciso o "coração", dar a vida. O sopro.

É preciso não deixar-se perder que as CEBs precisam continuar a expressar sua fé através do anúncio e da denuncia profética, rompendo com as correntes injustas e assumindo a dimensão libertadora.



A Escola de Formação de Formadores e Articuladores para as CEBs é coordenada pelo padre Genivaldo Ubinge e Lucimar Moreira Bueno (Lúcia), ambos assessores das Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs na Arquidiocese de Maringá.



O teólogo Celso Pinto Carias é o assessor convidado para a escola. Carias vive em Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. É doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde trabalha.  Assessor das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (Comissão do Laicato, Setor CEBs), vem acompanhando a vida dessas Comunidades desde 1989, quando ajudou a coordenar os serviços do 7º Encontro Intereclesial, em Duque de Caxias. Participa do grupo de assessoras e assessores da Ampliada Nacional das CEBs.



A Escola de Formação de Formadores e Articuladores para as CEBs é um  projeto apresentado pelas CEBs e aprovado em Assembleia arquidiocesana dentro da prioridade “missão” do 24° Plano de Ação Evangelizadora (2017-2021) da Arquidiocese de Maringá.  A necessidade e motivação para a Escola de Formação foi um dos encaminhamentos apontados no 7° Intereclesial das CEBs do Paraná, realizado em abril de 2016,  durante o encontro da Província Eclesiástica de Maringá,  e desde então os assessores iniciaram as articulações no sentido de torná-la realidade.

Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs


Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs 
3º Etapa 09 e 10 de março de 2019.