23 novembro, 2017

Oração


"Senhor, que eu tenha junto a mim um amigo, no dia da tua visita. Que não feche o coração, nem a mente, de modo a não reconhecer nos acontecimentos os sinais da tua presença e da vontade. Que Te reconheça nos irmãos. Que eu Te escolha sempre a Ti. Que eu jamais perca a confiança e a esperança, mesmo no meio da perseguição ou de graves obstáculos à vivência da minha fé. Amém."

Fonte: Dehonianos

Projeto, fruto da parceria entre Promoção Humana e Vicentinos, será apresentado nesta sexta-feira (24)

Ideia é contribuir para a emancipação das famílias atendidas


A Paróquia São Mateus Apóstolo uma das paróquias da Arquidiocese de Maringá, por meio de uma parceria entre a Promoção Humana e os Vicentinos, realizará a apresentação de mais um de seus projetos, nesta sexta-feira (24), às 20h00, na Capela Sagrada Família. O “Promovendo Famílias, através do conhecimento” que será realizado com pessoas de baixa renda da comunidade.

O intuito é contribuir com a emancipação, ou seja, o desenvolvimento das famílias acompanhadas por esta pastoral e movimento, que atuam diretamente na caridade com os mais necessitados. Assim, por meio de dicas e ferramentas úteis, é fazer com que os atendidos possam sair do puro assistencialismo e partir para um crescimento profissional, psicológico e independência em termos financeiros.

Dicas de orçamento familiar, economia do lar (redução de conta de luz e água, gastos demasiados), emprego (dicas para uma entrevista, elaborar um currículo, como se portar), depressão e como lidar com ela, além de outros temas serão abordados em cada etapa do projeto que além das famílias já atendidas, pela Promoção e Humana e Vicentinos na paróquia, abrirá espaço para outros interessados, desde que se inscrevam para os módulos de formação.

“Nossa meta é desenvolver nas pessoas uma pró-atividade, fazendo com que elas percebam que são sujeitos de sua mudança e que nosso papel como Igreja é apoiá-las, dando as ferramentas necessárias para seu crescimento. Muitos problemas, como gastos e dificuldades de arrumar emprego, podem estar relacionados a temas de fácil resolução. Esperamos com estes módulos de formação, ajudar as pessoas na sua promoção afinal nossa meta não é o assistencialismo, puro e contínuo, mas o desenvolvimento pessoal, espiritual e econômico de cada família atendida”, afirma o presidente da conferência Santa Águeda, Diego Henrique Fraile.

“O lançamento deste projeto vem de encontro a uma necessidade antiga de nossa comunidade. Oferecer oportunidades para que as famílias atendidas possam conseguir, com nosso apoio, superar as dificuldades e sair de uma situação de dependência. Muitas vezes percebemos que as pessoas não sabem como fazer isso e estes cursos terão esta função”, destaca uma das coordenadoras da Promoção Humana, Maria Inês.

A Promoção Humana atua nas 15 CEBs da paróquia com cerca de 140 agentes, em média de cinco a sete pessoas por comunidade, auxiliando no desenvolvimento do trabalho desde o recolhimento do quilo até a doação dos mesmos às famílias atendidas. Os Vicentinos, da Conferência Santa Águeda, iniciaram os trabalhos na paróquia no início do ano. Atualmente são 12 membros da equipe que atendem a treze famílias, com objetivo de levá-las a promoção de suas vidas.

Os interessados em participar desta apresentação e posteriormente do projeto, podem se inscrever na secretaria paroquial pelo telefone (44) 3268 2400 ou ir pessoalmente, no centro catequético, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00, ou aos sábados das 9h00 ao 12h00.

Eucaristia é remédio para os fracos!


“A Eucaristia não é um prêmio para os bons, mas remédio para os fracos”. 

“O reino de Deus é uma festa, estamos à mesa. A força da presença de Deus hoje no mundo é justamente à mesa, na Eucaristia com Jesus. Por isto peçamos que dê de comer a todos nós. Dar de comer aquele alimento espiritual que nos fortifica, à mesa na Eucaristia, mas também dar de comer a todos, neste mundo onde o reino da fome é tão cruel”.

Papa Francisco