03 março, 2010

Cotas raciais em universidades - 1ª audiência púlblica maioria é favorável

Da Agência Brasil
No primeiro dia da audiência pública que trata de políticas afirmativas para a reserva de vagas no ensino superior, a maioria dos expositores se manifestou favorável às chamadas cotas raciais em universidades públicas. Dos oito participantes, apenas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) optou por não assumir uma posição no debate.
O ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, destacou que a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) aponta que 50,6% da população brasileira se declara negra. “O Brasil, ainda em tempo, recupera o debate da campanha abolicionista que, infelizmente, não veio acompanhada dessas medidas e deixou um recado”, disse.
Santos ressaltou que a taxa de analfabetismo de jovens de 15 anos é 2,2% maior entre negros do que entre brancos. Outros dados apresentados pelos ministros apontam que os negros representam 73% dos 10% mais pobres no país, e apenas 15% dos 10% mais ricos do país. “Tudo isso demonstra a necessidade de uma intervenção do Estado, que não deve se manter distante e neutro diante do quadro de desigualdade do país”, afirmou. Leia na íntegra

Cartilha ‘Economia Solidária’

Leia aqui a Cartilha 'Economia Solidária'
CONIC e FBES *
Apresentação
A idéia da publicação de uma cartilha popular específica sobre economia solidária surgiu após diálogos entre o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), a Cáritas brasileira, o Instituto Marista de Solidariedade e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Diálogos construídos no marco da preparação da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010.
A cartilha é parte do conjunto de materiais da CFE 2010. Ela nasceu num momento especial, quando a Campanha da Fraternidade Ecumênica traz a oportunidade de conversarmos sobre economia como algo que faz parte do nosso dia a dia como gestão da vida.
A palavra "Economia" significa "cuidado da casa". Então, quando falamos de gestão ou cuidado com a casa, já estamos fazendo economia. Mas, de que "casa" estamos falando? Do nosso planeta, nosso país, nosso Estado? Do bairro onde moramos? Das nossas escolas, teatros, cinemas, praças? Tudo isso é a minha casa onde moro com milhares e milhões de pessoas.
Isso traz outra pergunta: "De que maneira eu contribuo para o bem viver na minha casa, no meu bairro, na minha cidade e em todos os outros espaços em que me faço presente, vivo e participo?" Acreditamos que a Economia Solidária oferce respostas a estas perguntas ou, pelo menos, um caminho para respondê-las!
Dada a importância do tema da CFE 2010 "Economia e Vida", o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) tomou a iniciativa de elaborar esta cartilha "Economia Solidária: outra economia a SERVIÇO DA VIDA acontece". Esta cartilha tem como objetivo apresentar o que é Economia Solidária no Brasil, seus fundamentos, princípios, lutas, conquistas e organização em Estados e cidades.
Esperamos que este material seja mais do que um instrumento de estudo sobre economia solidária, que se torne uma publicação que aproxime nosso diálogo com outros movimentos sociais e diversos atores e pessoas da sociedade, e contribua para pensar a economia a serviço da expansão da vida em todas as suas dimensões.

GEAP oferece curso sobre fé e cidadania

O Grupo de Estudo e Ação Política (GEAP), promove domingo (7), das 8h às 20h, uma Formação de Multiplicadores sobre Fé e Cidadania. O curso terá assessoria do educador popular Edson Cruz, de Curitiba. O curso é indicado para lideranças comunitárias, agentes de movimentos sociais e demais interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira.
O local será o Centro de Eventos Nossa Senhora do Rosário, Pça. Miguel de Oliveira, s/n, Cj Requião, cidade de Maringá-Pr.
Telefones para inscrição:
3028-8819, 9923-9416 – Paulo
3253-7632, 9815-3668 – Regiane
3033-1501, 9991-6905 – Telma
Criado em 2003, o GEAP é uma iniciativa de fiéis das paróquias Nossa Senhora da Liberdade e Nossa Senhora do Rosário que promovem reuniões e outras atividades com a comunidade visando promover a reflexão sobre fé, política e cidadania.

Fim do benefício aos cartórios

Os vereadores da cidade de Maringá, ontem em sessão ordinária, por oito votos a dois mantiiveram o veto do prefeito Silvio Barros II ao projeto de lei do vereador Wellington Andrade (PRP), que beneficiava os donos de cartório da cidade no pagamento de ISSQN.

O povo terá acesso pela internet a certidões criminais de candidatos

Um pequeno avanço, é bem vindo
O TSE aprovou ontem (2) que a certidão criminal é um dos documentos exigidos no pedido de registro da candidatura. Uma das novidades da resolução é que, quando essa certidão for positiva, terão de ser apresentadas informações detalhadas sobre o andamento de cada processo criminal existente contra o candidato. A documentação ficará disponível no sistema de divulgação de candidaturas na página do TSE na internet, onde o/a eleitor (a) poderão consultar. Mais informações