12 maio, 2009

Carta de Pe João Caruana ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará

O incansável Pe. João Caruana inconformado com a ação da polícia militar, da Eletronorte, do governo ocorrido no último dia 26 em Tucuruí envia uma carta ao presidente do Tribunal da Justiça do Estado do Pará. Leia a carta

Cá Entre Nós



COMO SE NÃO BASTASSE a imagem de mau uso do dinheiro público e de improdutividade que os nossos legislativos vêm passando à sociedade brasileira, a começar pela esfera federal, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado acaba de aprovar projeto de emenda constitucional aumentando o número de vereadores em mais alguns milhares. Em que isso contribuiria para o avanço democrático do país? Mais interessante e oportuna seria proposta que procurasse discutir e resolver, isto sim, a grave crise de identidade vivida por essas instâncias, indiscutivelmente fundamentais para nós.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Padre Fábio de Melo poderá vir ao Hallel 2009 em Maringá

O padre e cantor Fábio Melo disse nessa segunda-feira em Maringá que pretende vir ao Hallel 2009, que será realizado no mês de novembro. Por causa da concorrida agenda de shows o padre, que agora cumpre contrato com a gravadora Som Livre, comentou que pretende fazer o possível para estar em Maringá, mais uma vez. “O Hallel de Maringá, pra mim, é o melhor Hallel do Brasil”, disse o padre. Melo, que quando era seminarista estudou em Terra Boa , região de Maringá, fez show na noite dessa segunda-feira na Expoingá.
Assista entrevista com padre Fábio de Melo e dom Anuar Battisti

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

A Bíblia na vida, hoje

A partir do Assentamento Pastorinhas e da Ocupação Dandara, por Delze dos Santos Laureano.
Tudo isso confirma o que temos anunciado há muito tempo: um mundo novo está sendo construído, com a graça de Deus e pelos pobres que irradiam a luz e a força divinas no mundo. Leia na íntegra

Estudante tem até sexta-feira para fazer inscrição no Fies

O prazo para alunos regulares se inscreverem no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina na próxima sexta-feira (15). Podem solicitar financiamento das mensalidades estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas que tenham aderido ao processo em 2009. As inscrições devem ser feitas no site da Caixa Econômica Federal. No Fies, o aluno pode financiar de 50% a 75% da mensalidade, independente do semestre que estiver cursando. O fundo trabalha com duas taxas de juros anuais: 3,5% (fixa) ao ano para alunos matriculados em cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos constantes do catálogo da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); e de 6,5% (fixa) ao ano para os demais cursos. Mais informações

MST ocupa a Fazenda Santa Luzia, em Mariluz

Cerca de 30 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra, ocuparam na noite da última sexta-feira (08), parte dos 77 alqueires da Fazenda Santa Luzia, em Mariluz. Os sem-terra afirmam ser de São Luiz, uma localidade de Mariluz. A previsão é de que outros integrantes cheguem, nos próximos dias, para engrossar as ‘fileiras’ do grupo. Os sem-terra alegam que a propriedade está com a documentação irregular, é improdutiva e, por isso, deve ser levada a Reforma Agrária. Os supostos proprietários da propriedade dizem que vão recorrer a Justiça para reaverem as terras. Não houve resistência a ocupação. O arrendatário, Antônio Ferreira de Lima, 44 anos, disse que há 14 anos cuida da propriedade. “Eles deixaram eu, meu irmão e nossas famílias na fazenda. Não mexeram em nada. Disseram apenas que a fazenda está com a documentação irregular”. Lima revelou que faz alguns anos que desistiu das culturas de mandioca e de milho e, atualmente, ocupa a propriedade com até 50 cabeças de gado. O arrendatário destaca que o número de animais é flutuante porque ele trabalha com compra e venda de bovinos. “A propriedade era de Nassir Raduam. Ele faleceu. Então seu genro, Michael Saion e seu filho Nassid Raduan assumiram a administração. São eles com quem tenho contrato de arrendamento até o final de 2010”, observou.

NOTICIAS - Uma Igreja Samaritana a Serviço da Vida

- Dom Anuar Battisti é homenageado pela PUC em Toledo
O arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, foi homenageado nesta segunda-feira pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A diretoria do campus de Toledo decidiu dar o nome de dom Anuar ao auditório para 350 pessoas inaugurando na manhã de hoje. De acordo com a PUC-PR a homenagem foi feita por causa do trabalho de articulação quando Battisti foi bispo da diocese de Toledo, entre 1998 e 2004. Na época, ele influenciou a direção da Universidade para que a PUC instalasse um campus no município.
- Encontro arquidiocesano de liturgia e canto
No próximo domingo, a arquidiocese de Maringá realiza o 1º encontro Arquidiocesano de liturgia e canto de 2009 na paróquia São José Operário.
Horário: 7h30 às 17h Tema :A Palavra de Deus na Vida da Igreja - Os ministérios na Liturgia da Palavra.
Informações: 44 3267 56 48 com Marineide Mangolin
- DVD Romaria do Trabalhador e Paixão de Cristo 2009
Adquira agora mesmo o DVD da paixão de Cristo 2009. Belíssimas imagens do teatro apresentado na praça da Catedral de Maringá. O ponto alto da fé católica em uma superprodução. Além do DVD da Paixão de Cristo, a TV 3º Milênio oferece a você a gravação da Romaria do Trabalhador. No dia 1º de maio, o povo se reuniu em Paiçandu para rezar e refletir sobre o atual mundo do trabalho.
Em horário comercial, ligue para o telefone 3225 72 04 e adquira os produtos da TV 3º Milênio. Torne-se sócio. 3225 72 04
- Palestra sobre Dom Elder Câmara
A Escola de Teologia para Cristãos Leigos da Arquidiocese Maringá e a UEM realizam palestra sobre "Dom Helder Câmara", em comemoração ao centenário de um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, que será realizado na quinta-feira, 14 de maio, contará com as presenças do professor Walter Praxedes e o Dr. Nelson Piletti.
Local: Salão da Paróquia Santo Antônio - Maringá
Horário: 19h. Valor: R$5 com certificado da UEM.
Caso não queira certificado a palestra é gratuita.
Outras informações: (44) 3246-5843

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá