01 maio, 2017

O 1º de Maio dia da Trabalhadora e do Trabalhador


O 1º de Maio é feriado nacional em muitos países, como no Brasil, um dia historicamente marcado pelas lutas das trabalhadoras e dos trabalhadores de todo mundo. Infelizmente hoje, importantes setores no Brasil e no mundo tentam apagar o passado e a tradição do 1º de Maio. A história de lutas das trabalhadoras e dos trabalhadores no mundo todo continua hoje, porque a exploração da classe trabalhadora ainda existe para continuar sustentando o capitalismo selvagem.


Mas as pessoas que tudo fazem para manter o capitalismo selvagem não conseguiram matar a história, e ela traz presente às trabalhadoras e os trabalhadores que não aceitaram essa situação, iniciando sua luta por melhores condições de vida, organizando movimentos sociais, associações e sindicatos.

A história é o grito que não conseguiram calar de tantas mulheres e homens, de todas as idades, de ontem e de hoje e de tantos lugares que acreditaram e acreditam na necessidade de unir forças para conquistar os direitos trabalhistas.

As Romarias, manifestações e tantas outras atividades do 1º de Maio é um convite a cantar um canto que nasce da luta, canto de paz, alegria e esperança, contra tantos tiranos que só pensam em explorar, tomar terras e ter lucro matando.

É um convite a trazer presente todas àquelas e todos aqueles que nunca recuaram, sofreram feridas caladas, enfrentaram a dor e caíram lutando contra os muros e cercas da morte.

Bendito todas essas pessoas que acreditaram na vitória e tiveram seu sangue derramado, más jamais foram e serão caladas.

Não deixemos à história morrer, para que humildemente ela possa explicar o que se passou para que não cometamos os mesmos erros do passado.