07 dezembro, 2010

30 anos de ordenação sacerdotal de Dom Anuar Battisti e 25 anos de ordenação sacerdotal do padre Virgílio

Amanhã (8) santa missa em ação de graças pelos 30 anos de ordenação sacerdotal de Dom Anuar Battisti e pelos 25 anos de ordenação sacerdotal do padre Virgílio. Será as 20h na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória em Maringá.

Adascel promove bazar com materiais apreendidos pela Receita Federal

Neste final de semana, nos dias 10 e 11 de dezembro, haverá um bazar beneficente com materiais apreendidos pela Receita Federal. Estarão à venda itens como vídeo-game, som automotivo, maquiagem, lingerie, brinquedos e eletrônicos. Será na Avenida dos Palmares, 765, no Jardim América, com atendimento das 13h às 20h.
A renda será revertida para os projetos sociais mantidos pela Adascel, instituição sem fins lucrativos que atende centenas de adolescentes e jovens em desvantagem social. Outras informações pelos telefones 3028-9368 ou 9996-4426.

Curso de Verão - Inscrições Abertas


A Vida: Desafio à Ciência, Bíblia e Bioética - Do Genoma às Células Tronco

Dias 09 a 16 de Janeiro de 2011 - São Paulo - SP
Taxa de incrição - R$ 160,00 - Se pagar até 10/12/2009 – Valor é R$ 140,00 - Grupo de 5 pessoas só paga 4 inscrições
Almoço na PUC – 68,00 Reais
Inscrições no site: http://www.cesep.org.br/
Assessores:
Frei Carlos Mesters.
Lygia da Veiga Pereira
Márcio Fabri dos Anjos
José Adalberto Vanzela.
O Curso oferece certificado de Curso de Extensão pela PUC - CESEP
Curso de Verão - (11)3105-1680

Insensíveis aos sofrimentos e dor do pobre

Logo abaixo postei a matéria “Saúde pública maringaense piora a cada dia” e como sugestão de leitura o artigo de Jung Mo Sung, “Acabar com a miséria e a sensibilidade social”.
É triste perceber que muitas vezes “nós” que somos consideradas pessoas “boas” somos insensíveis ao sofrimento dos miseráveis e pobres. Insensíveis a dor de tantas pessoas que esperam meses na fila dos hospitais públicos e de tantas outras que perdem a vida antes de serem atendidas.
Tendo em vista este cenário perguntas vêem em mente – a presença da Igreja, ONGs e movimentos sociais nesse cenário de dor e sofrimento não esta muita “tímida”? – Os/As políticos que tem uma responsabilidade a mais por este cenário sua sensibilidade com o seu bolso é maior do que a sensibilidade para com a dor e o sofrimento de tantos pobres? – A sensibilidade da sociedade “pende” para que lado?
Para Jung Mo Sung temos diante de nós a tarefa e o desafio de aumentar a sensibilidade da sociedade em relação aos sofrimentos dos mais pobres e que este é um campo de luta que as Igrejas, associações, ONGs e outros grupos podem e devem contribuir.
E você o que pensa?

Saúde pública maringaense piora a cada dia


Do site do Rigon
Nem precisa procurar: os buracos na saúde pública de Maringá parecem piorar a cada dia – e não é apenas para os usuários. Funcionários de alguns postos de saúde sentem há algum tempo a situação beirar a penúria: falta papel higiênico (os funcionários levam de casa), copos descartáveis, toalha de papel e até remédios para crianças. Num posto da zona norte da cidade o pessoal tem deixado de fazer procedimentos por falta de material. “Está faltando tudo”, diz um servidor.
Além do material de trabalho, tem faltando material humano. Há tempos, por exemplo, no posto da avenida Tuiuti não tem pediatra nem ginecologista – o que tem ido está cumprindo pena alternativa, duas vezes por semana, mas as pacientes têm que ir até cinco vezes para conseguir atendimento, já que algumas vezes ele não aparece e as pacientes perdem o dia de serviço. Ninguém torna pública esta situação porque o profissional seria muito amigo do prefeito cidadão.
(Ilustração: daqui)

Dom Erwin Kräutler recebeu prêmio Right Livelihood Award 2010

Dom Erwin Kräutler, bispo da Prelazia do Xingu, em Altamira (PA) e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) recebeu ontem(6) o prêmio Right Livelihood Award 2010. A premiação reconhece o longo e dedicado trabalho do bispo junto os povos indígenas e à Amazônia brasileira.
O Right Livelihood Award (Prêmio Modo de Vida Correto) foi adotado em 1980 pelo escritor e ex-eurodeputado sueco-alemão Jakob von Uexküll. A homenagem distingue o trabalho social de pessoas e instituições e é considerada a ante-sala do Nobel da Paz.

Acabar com a miséria e a sensibilidade social - Jung Mo Sung

Para sua leitura, sugiro o artigo de Jung Mo Sung, "Acabar com a miséria e a sensibilidade social", motiva-nos a aumentar a sensibilidade da sociedade em relação ao sofrimento dos irmãos e irmãs mais pobres, sem cairmos no "infantilismo" de exigir soluções perfeitas e imediatas. Leia o artigo