05 agosto, 2008

O atraso do ministério público do Rio Grande do Sul

Por: Dom Tomás Balduino
E por falar em América Latina o Brasil se destaca hoje neste Continente como o país onde a sociedade civil dá o exemplo da maior riqueza sócio-econômica-política e cultural precisamente através da organização dos diversos movimentos camponeses, especialmente do MST que, desde a sua criação, vêm lutando pela democratização da terra.
Veja Aqui

Conflito Interior

Nada substitui o diálogo.
Não abra mão de seus valores
VEJA AQUI

Elba Ramalho e o São Francisco

Por: Roberto Malvezzi

"Estou muito feliz em fazer um show aqui às margens do São Francisco. Esse rio tem muita energia. Porque assinei a luta contra a transposição do São Francisco fui perseguida e tive shows cancelados. Venho de uma região da Paraíba que tem problemas de água e quero que todos tenham água. Mas sei que existem caminhos mais simples para pôr água para o povo. Porém, nós sabemos como funciona a política aqui na nossa região. Eles tiram um projeto que está na gaveta há mais de 30 anos e querem que a gente apóie as iniciativas deles".
E prosseguiu: "Estou para completar 30 anos de carreira. Quero comemorar aqui às margens do São Francisco com meu parceiro Geraldo Azevedo, que é aqui de Petrolina. Vamos ver se dá certo. Sou apaixonada por esse rio e devota de São Francisco".
A cada palavra que Elba foi dizendo sobre o São Francisco na madrugada de domingo, em show público na orla de Petrolina, a multidão veio junto com aplausos. Depois, gritou seu nome de pé. Ela estava emocionada e o público também. Foi simples, sincera e corajosa.
A retaliação por sua posição em relação à obra vem desde a época da primeira greve de fome de Frei Luis. Depois, durante a segunda, enviou uma das cartas mais emocionantes ao bispo.
Elba poderia fazer demagogia hídrica ou ficar calada. Prefere se expor publicamente, como outros artistas, que também sofreram algum tipo de retaliação, mesmo os defensores dos direitos humanos. Ela é a prova que nem toda a classe artística é alienada e pode contribuir para a cidadania e a boa nordestinidade.
A transposição já consumiu cerca de 600 milhões de reais (projeto, assessorias, consultorias, obras etc.), sem levar água do nada para lugar algum. Com esse dinheiro, o atual governo já poderia ter feito 20% das adutoras previstas no Atlas do Nordeste e resolvido os problemas hídricos das regiões urbanas mais carentes de água do semi-árido.
Elba, essa cantora que tem nome de rio, batizou-se de vez nas águas do Velho Chico.

Roberto Malvezzi (Gogó) é coordenador da CPT.

Ônibus para Romaria da Terra

Paróquia São Silvestre - cidade de Maringá, tem vaga no ônibus
23º Romaria da Terra – Querência do Norte - Pr
Domingo, 17 de Agosto de 2008
Valor: R$ 20,00.
Saída no domingo, 17
Horário de Saída: 05:30
Local: Em Frente a Igreja Matriz, passando pelas Comunidades, como costume.

Conferência traz debate sobre Mídia, Religião e Cultura

Entre os dias 11 e 14 de agosto no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo, Brasil acontecerá a sexta edição a Conferência Mídia, Religião e Cultura - Diálogos da Diversidade será realizada pela primeira vez na América Latina.
A conferência trará os estudos mais recentes da inter-relação entre mídia, religião e cultura.
Ao todo serão sete painéis temáticos com contribuição científica e de profissionais de todo mundo.
O evento chama atenção para a importância de uma reflexão cultural, religiosa e midiática atual.
A abertura do evento conta com a participação de um dos grandes ativistas e militantes dos Direitos Humanos na América Latina, o prof. Adolfo Pérez Esquivel. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1980, Esquivel falará na coletiva no dia 11 de agosto sobre a interface Mídia, Religião e Paz.
A coletiva acontecerá na Fnac Pinheiros - Praça dos Omaguás, 34 - Pinheiros, São Paulo, a partir das 11h.
Os participantes do evento terão total acesso aos conteúdos mais atuais nas pesquisas nestas áreas.
Para conferir a programação da 6º Conferência Mídia, Religião e Cultura - Diálogos da Diversidade acesse o endereço
http://www.metodista.br/ev/conferencia/6a-conferencia-midia-religiao-e-cultura/.
A 6º Conferência Mídia, Religião e Cultura é uma promoção da Universidade Metodista de São Paulo e conta com a parceria da Cátedra UNESCO de Comunicação e com o apoio da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC) - América Latina.

Doping tira jogador da seleção brasileira de handebol de olimpíada


A Confederação Brasileira de Handebol excluiu segunda-feira(4) o jogador Jaqson Kojoroski da seleção que participará dos Jogos Olímpicos de Pequim, após um exame antidoping dar positivo.

O presidente da confederação Manoel Luiz Oliveira lamentou o caso, e disse que pôs todos os seus atletas à disposição do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) justamente para "coibir este tipo de atitude".

Brasil, Argentina e Venezuela. A ausência de uma estratégia unificada

Na análise do sociólogo argentino Atílio Borón em artigo para o Pagina/12, 04-08-2008, o Brasil, a Argentina e a Venezuela não jogam juntos em uma estratégica de fortalecimento das relações na América Latina. Borón considera que a Argentina pensa apenas no curto prazo e não fortalece estratégia alguma; por sua vez o Brasil pensa no longo prazo, mas se equivoca em sua política de inserção internacional. Para o sociólogo argentino, é Chávez que tem uma estratégica mais clara para o continente sul-americano. A tradução é do Cepat. Leia o artigo AQUI

Pacto neocolonial contra a crise alimentar?


Roma, 4 de agosto (Terramérica) - Algumas das supostas soluções para a crise da escassez de alimentos estão nos levando a relações mais desiguais entre os países e a uma agricultura mercantilista. É preciso evitar que se distorça uma boa idéia. Ao abrir a Conferência de Alto Nível sobre Segurança Alimentar Mundial, no dia 3 de junho, afirmei que “a solução estrutural para o problema da segurança alimentar é aumentar a produtividade e a produção nos países de baixa renda com déficit de alimentos”.
Leia AQUI

Maringá Moda Mix

Começou ontém (4) e vai até quinta feira (7) a terceira edição da Maringá Moda Mix , semana de lançamento de roupas e calçados para o verão 2009, realizada em conjunto por seis centros atacadistas do município.
O primeiro desfile do Maringá Moda Mix ocorreu na noite de segunda-feira, no Hotel Internacional.
Participaram do lançamento da nova coleção de roupas e calçados os shoppings VestSul, Avenida Fashion, MaringáVest, Feira Vest Mercosul, Portal da Moda e Maringá Shopping de Calçados.
A expectativa dos atacadistas é comercializar um milhão de peças, superando o evento anterior, quando foram vendidas 700 mil unidades.
O Paraná é o comprador mais forte, principalmente os que vêm das cidades de Paranavaí, Campo Mourão e região metropolitana de Maringá.
Também são esperados excursões com compradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais.