27 outubro, 2009

As CEBs, a caminho de Emaús, depois da crise dos anos noventa.


Apresento a voces a monografia apresentada pelo meu amigo e companheiro padre Adacilio Felix de Oliveira ao Centro Universitário de Maringá como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em teologia.
A monografia foi sobre as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), a caminho de Emaús, depois da crise dos anos noventa. Vela apena ler, é só clicar aqui

A educação de Maringá está na UTI?

... tenho acompanhado muitas postagens anônimas de educadores/as municipais que alegam sofrer, entre outros tipos de aviltamento, “assédio moral”, por atuais dirigentes CCs (cargos de confiança) da prefeitura; que na opinião de muitos/as professores/as: “caíram de paraquedas na Educação secundária e infantil, sem o menor compromisso, preparo ou competência para as funções”. A atual secretária de Educação municipal, Márcia Socreppa, é a campeã das reclamações postadas anonimamente...continue lendo...
Publicado no blog do Rigon

A TV que sempre esteve a frente não é mais a prioridade dos jovens

População jovem (de até 34 anos), segundo resultado de pesquisa feita pelo Ibope sobre hábitos de consumo de meios de comunicação mostra que para a faixa etária de dez a 17 anos, o computador com acesso a internet é o aparelho mais relevante (com 82% no ranking de prioridade), seguido pela TV (65%) e telefone celular (60%). Dos 18 aos 24 nos, o líder da preferência passa ser o telefone celular (78%), com computador ligado à rede (72%) e TV (69%) em sequência, dos 25 aos 34: celular (81%), TV (73%) e computador (65%). Na média geral da população, a TV fica na liderança da pesquisa, com77% de preferência.

Pe Léo de Maringá assessora encontro na Diocese de Umuarama


A Escola Diocesana de Teologia “Beato João XXIII”, realizou no último final de semana (24 e 25), na sala São Judas Tadeu, na Catedral Divino Espírito Santo, em Umuarama, o curso intensivo para os alunos do 4º ano do curso de Teologia da diocese e convidados, com o tema: “Doutrina Social da Igreja”.
O evento reuniu aproximadamente 45 pessoas, e teve como assessor, o Padre Leomar Antônio Montagna que é Assessor da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Maringá, Diretor e Professor do Curso de Licenciatura em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Campus Maringá.
Doutrina Social da Igreja é o conjunto dos ensinamentos contidos no Magistério da Igreja Católica constante de numerosas encíclicas e pronunciamentos dos papas inseridos na tradição multissecular e que tem suas origens nos primórdios do Cristianismo. Tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e das nações. É um convite à ação.

Texto e fotos: Renato

Hoje tem sessão na Câmara Municipal de Maringá

Todas terças e quintas-feiras, a partir das 16h, acompanhe "ao vivo" as reuniões dos vereadores de Maringá. Acesse http://www.cmm.pr.gov.br/ e clique no banner "TV Câmara".

Brasil e mais quatro países firmam compromisso para erradicar trabalho infantil

O esforço para erradicar o trabalho infantil uniu ontem (26) os governos do Brasil, da Bolívia, do Equador, Paraguai e Timor Leste com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) vai repassar US$ 2 milhões, por cerca de dois anos, para que os cinco países executem os projetos que propõem estratégias conjuntas para acabar com a exploração do trabalho de crianças e adolescentes...continue lendo...

27 de Outubro - Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra


Esse dia foi escolhido pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais.
Para marcar o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, o Fórum de Mulheres Negras promove encontro hoje (27) em Brasília. Será das 8h às 12h, no auditório da Fundação Cultural Palmares, no Setor Bancário Sul. O objetivo é discutir, entre outros assuntos, a realidade dessas mulheres em áreas como saúde e mercado de trabalho, além de políticas que possam melhorar sua atuação na sociedade.

Beneficiários do Bolsa Família têm até sábado para atualizar cadastros

O ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, alertou ontem (26), em pronunciamento feito em rede de rádio e TV, para a necessidade de os beneficiários do Programa Bolsa Família atualizarem seus cadastros. A regra vale para pessoas que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados. Se não fizerem a revisão até o próximo sábado ( 31), essas famílias deixam de receber o benefício.
De acordo com o ministro, o Bolsa Família, que completou ontem (26) seis anos, atende atualmente 12,4 milhões de famílias pobres. Segundo Patrus, o programa foi o grande responsável por protegê-las dos efeitos da crise financeira mundial. “A crise não atingiu as famílias pobres graças ao Bolsa Família”, disse o ministro que ressaltou o efeito do programa nas economias dos municípios. De acordo com ele, só neste mês o governo incluiu no programa mais 500 mil famílias.

Fonte: Agência Brasil

Réquiem para a transposição do São Francisco

Por dom Tomás Balduino
O dobre dos sinos e o jejum têm o peso de uma profecia. Esses símbolos querem dizer que a transposição do São Francisco não se concluirá. Leia na íntegra

Solidariedade ao MST

Por João Baptista Herkenhoff
A nosso ver, o MST é o mais importante movimento social do Brasil contemporâneo. O MST nasceu em 1984, por iniciativa de trabalhadores rurais ligados à Igreja Católica.
Segundo dados da CPT (Comissão Pastoral da Terra), órgão ligado a um elenco de Igrejas cristãs, existem, atualmente, cerca de 300 mil famílias vivendo sob o abrigo de tendas de plástico junto às rodovias. Trabalhadores acampados revelam apenas a face militante do grito de Justiça do MST. Se aprofundamos no exame dos dados existentes, a situação real é bem mais dramática ...continue lendo...