04 novembro, 2011

A Igreja precisa ser aquela que ama e é amada pelo povo

Diante do contexto socioeconômico, quantas pessoas nascem e se criam à margem de qualquer oportunidade de estudo e trabalho e, por conseqüência, sem horizontes mais amplos. No fundo, deparamo-nos com um modelo político e econômico que, impulsionado pelo motor do lucro e da acumulação de capital, abandona ao desdém e à própria sorte boa parcela do povo - a exclusão social - cresce o numero do povo sofrido.

É preciso formar lideranças; investir nas pessoas, simples ou não, escolarizada ou não que possam chegar até esse povo sofrido com palavras boas, de acolhida, de carinho e de esperança. Palavras capazes de curarem feridas e motivar para a vida, sem fantasiar ou fugir da realidade. Não se resolve nada fingindo que o problema não existe.

É preciso despertar nas lideranças o gosto para contar lindas histórias de amor, de luta, de entrega, de paz e solidariedade. Histórias essas vividas por Jesus e por tantas mulheres e homens, de ontem e de hoje, que derramaram e derramam seu sangue no campo e na cidade, resgatando o povo sofrido. A Igreja precisa reaprender a falar de Jesus crucificado nos pobres.

A Igreja precisa ser aquela que ama e é amada pelo povo, para tanto, se faz necessário reafirmar a opção pelos pobres, reafirmar como uma Samaritana a serviço da vida - “Viu, aproximou-se, sentiu compaixão e curou-lhe as feridas” (Lc 10, 33-34).  A participação leiga de forma ativa, criativa e responsável, dentro e fora da Igreja, é fundamental para a evangelização. Sua missão, própria e específica, se realiza no mundo de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribui para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho (cf. DA, 2007, nl. 210, p.102).

Sugestão de Leitura

Sobre Virgens e Azeites
Apresento para vocês a reflexão do evangelho para o próximo domingo (06) – Mateus 25, 1-13. O texto "Sobre Virgens e Azeites", de Maria Soave, conduz à reflexão sobre o Reino do Céu comparado as dez virgens que pegaram suas lâmpadas de óleo, e saíram ao encontro do noivo. Não perca a oportunidade de ler a contribuição de Soave sobre essa passagem evangélica! Leia aqui

Para refletir

"Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. Não viva de fotografias amareladas... Continue, quando todos esperam que desistas. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você. Quando não conseguir correr através dos anos, trote. Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha." (Madre Teresa de Calcutá)

Projeto Leituras ao Vento - Soprando Histórias


Opcional: ir fantasiado.
Projeto de incentivo à leitura, para crianças e jovens, todos os domingos das 15h às 18h na praça da atedral de Maringá. “Soprando Histórias” (Leitura de Livro Infantil)
Especial Dia das Bruxas.
Leitor Convidado : Edson Luís do Vale (Bancário)
Livro 1: Onde Vivem os Monstros
Autor e Ilustrador: Maurice Sendak;
Editora: Cosac Naify
Tradução: Heloisa Jahn
Livro 2: Contos de Mistério
Leitor Gabriel Koyama
Canto: A Corrida do Fantasma
Leitor: Leticia Suemi Tomita
Canto: Os Trigêmios
Leitor: Rafaela C.G Do Vale
Canto: O Fantasma do Roupão
Leitor Convidado: Roberth Fabris (Promotor de Cultura)
Livro 3: Quando Nasce um Monstro
Autor: Sean Taylor
Ilustrações: Nick Sharratt
Tradução: Lenice Bueno
Editora: Salamandra
Participação Especial: Acadêmicos do 3°ano de Educação Física da UEM, com brinquedos construídos por eles! Acadêmicos do terceiro ano do curso de Bacharelado em Educação Física da UEM trazem à praça da Catedral brinquedos feitos por eles mesmo e ocupam o espaço do leituras distribuindo muita alegria. João Victor, Cleverson, Bruna, Paulo, Nayara, Ethiene e Renata trazem conhecimento e diversão a essa tarde arrepiante!!
Data: 06 de novembro de 2011 às 16:00h.
Local: Praça da Catedral de Maringá
Contatos:
Email: Leiturasaovento@Gmail.Com
Blog: Http://Leiturasaoventomaringa.Blogspot.Com/