15 setembro, 2009

Cá Entre Nós


A REFORMA ELEITORAL, em discussão no Congresso, prende-se a aspectos formais e superficiais, que acabam não alterando grande coisa, como definição sobre campanha pela internet; comercialização de espaços, como muros, para a propaganda eleitoral; uso da figura de pré-candidatos em debates; realização de debates entre os candidatos; uso de bandeiras em dia de eleição, e de carros de som e outdoors nas campanhas; uso de blogs e redes sociais pelos candidatos, assim como espaços em portais jornalísticos; pedido de recursos por meio da internet e telefone e doação por cartões de crédito e débito, transferências on-line, entre outras medidas.
Esses aspectos precisam ser regulamentados, sem dúvida; mas deveriam ser priorizadas regras que contribuíssem para que o eleitorado pudesse contar com candidatos de qualidade, capazes de filtrar aventureiros, admitindo apenas nomes com histórico de dedicação à comunidade ou pelo menos com potencial para tanto.
Um sistema eleitoral com critérios dessa ordem privaria os eleitores de, muitas vezes, escolher o pior dentre os piores, ou votar em branco por pura falta de opção. Escolheriam o melhor dentre os melhores. Qualquer resultado traria sempre alguma perspectiva de acerto e ganho para a sociedade.
E o que temos? Uma proposta que permite até a candidatura de gestores com contas rejeitadas ou que respondem a processos não julgados em última instância, os chamados “fichas sujas”.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

11ª Corrida Rústica do Jardim Alvorada - cidade de Maringá

cidaEstão abertas as inscrições para a 11ª Corrida Rústica do Jardim Alvorada, que será realizada no próximo dia 20, pela Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer. Interessados em participar da prova devem se inscrever no Centro Esportivo do Jardim Alvorada ou meia hora antes do início de cada categoria. As inscrições são gratuitas.
Com início marcado para as 9 horas, e largada e chegada na praça Ester Josepetti, em frente ao campo de futebol, a corrida vai reunir atletas, do sexo masculino e feminino, em seis categorias – 9 a 11 anos (2 mil metros); 12 a 14 anos (4 mil metros); 15 a 17 anos (5 mil metros); 18 a 29 anos (10 mil metros, sendo 5 mil para mulheres); 30 a 39 anos (10 mil metros, sendo 5 mil para mulheres) e 40 anos acima (10 mil metros, sendo 5 mil para mulheres). Todas as categorias serão premiadas, com troféus para 1º, 2º e 3º colocados e medalhas do 4º ao 20º lugar.

III Congresso Internacional de Saúde


Com o tema, Gestão e Inovação em Saúde nesta quarta-feira (16) a cidade de Maringá acolhe pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Espanha, Suíça e Portugal para o III Congresso Internacional de Saúde e do III Cisdem (Cátedra Iberoamericano-Suiza de Desarrolo e Medicamentos). O evento promovido pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estenderá até sexta-feira (18). Cerca de 1.500 pessoas se inscreveram para o evento. Mais informações

PEC da Alimentação deverá ser votada amanhã

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047/2003, que inclui a alimentação entre os direitos sociais dos brasileiros, deverá ser aprovada até o dia 16 de outubro pela comissão especial que a analisa, antes de ir a plenário. Foi o que garantiu o relator da proposta, deputado Lelo Coimbra, em audiência pública realizada no dia 9, em Brasília.
"Pelas manifestações que eu tenho recebido, pedindo a aprovação dessa proposta, me parece que há um clamor geral para que isso [aprovação] aconteça. Então, nós vamos fazer um grande esforço para vê-la aprovada até 16 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação", afirmou o relator.
A CNBB divulgou, no mês de maio, uma nota em que já manifestava seu apoio à PEC 047/2003. “A CNBB conclama todas as comunidades eclesiais e demais organizações da sociedade civil a se empenharem nesta campanha, associando-se ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, promotor desta causa cidadã”, diz a nota.

Cesumar fará diagnóstico da amamentação no município

Maringá vai conhecer em breve qual a prevalência de aleitamento materno existente no município em crianças até um ano idade. As informações virão de um diagnóstico populacional que será feito pelo Cesumar por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde e o Comitê de Aleitamento Materno do Município. Leia na íntegra

Greipe suína

No boletim publicado ontem(14) o Paraná tem 8.236 casos confirmados no Estado, sendo que 226 tiveram complicações e foram a óbito. Outros 2.780 casos foram negativos. Na cidade de Maringá a secretaria de saúde não publicou nenhuma informação.

Aprenda num dia e coloque em prática no outro

A pedido do leitor
Curso Planejamento Sucessório e a Proteção Patrimonial e Capacitação para Pregoeiro - Licitações. Informações aqui

1ª Oficina de Turismo Religiosos e Sustentável


Campo Mourão (PR) vai sediar no próximo dia 18, a 1ª Oficina de Turismo Religiosos e Sustentável. A Oficina acontece no SESC do município, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. O objetivo da formação é desenvolver e divulgar o Turismo Religioso e Sustentável no estado. Durante a oficina serão ministradas palestras sobre turismo inter-religioso, turismo religioso no Paraná e segmentos, rotas da fé, entre outros. Esta é a primeira de várias oficinas que acontecerão sobre o tema. Mais informações pelo telefone (44) 3525-1824, pelo e-mail fsjcm@fsjcm.com.br ou pelo site http://www.diocesecampomourao.com.br/

Caramujos africanos invadem Sergipe


Em Propriá. distante 98 quilômetros da capital, o caramujo gigante africano está tomando conta da cidade. Ele pode ser visto em postes, árvores, muros, cercas, no solo, enfim, em qualquerlugar. As escolas estão infestadas pelo bicho, colocando em riscoa saúde dos estudantes. No colégio Pré Escolar Dra. Maria do Carmo Alves, o molusco invadiu até as salas de aula e as atividades tiveram que ser suspensas...continue lendo...

Brasil não sabe ouvir criança vítima de abuso

País obriga meninos e meninas que passaram por histórias traumáticas a repetir sua história até oito vezes. Profissionais não são preparados para função.
“Por favor, me deixa. Não me pergunta mais nada sobre isso. Eu queria esquecer”. Essa frase, dita por uma garota de 8 anos, levou pesquisadores brasileiros a investigar formas diferentes de colher depoimentos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Hoje, meninos e meninas abusados sexualmente têm de repetir a história por até oito vezes para diferentes autoridades em processos judiciais que levam anos. Tudo para tentar pôr o agressor na cadeia. E muitas vezes é preciso ficar frente a frente com ele. A repetição causa o que especialistas chamam de revitimização, dano que pode até ser pior do que a própria agressão. Leia a matéria na íntegra