14 junho, 2011

Presidenta Dilma visitará o Paraná



A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), comunicou por telefone à deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) que a Presidenta Dilma Rousseff (PT) virá ao Paraná no dia 30 de junho para lançar, em Francisco Beltrão, o Plano Safra 2011/2012. Luciana também recebeu a confirmação da agenda oficial por parte do Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário, Reni Denardi. Além do lançamento do pacote agrícola e pecuário – que vai disponibilizar R$ 16 bilhões para as operações de custeio e investimento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) -, Dilma deverá se encontrar com aproximadamente duas mil pessoas que participam do II Encontro Estadual de Habitação para a Agricultura Familiar, promovido pela Cooperhaf, cooperativa habitacional do setor.
Os pequenos produtores este ano, têm um motivo a mais para comemorar os avanços na área de habitação rural. Graças a compromissos assumidos com Dilma, a Caixa Econômica Federal está criando uma gerência específica para a moradia rural no país. Eles defendem ainda que o programa nacional de habitação rural, dentro do Minha Casa, Minha Vida, se efetive como uma política pública permanente.

Verri pede mudanças no Paraná Competitivo e pagamento da PEC 64

O deputado estadual Enio Verri (PT), líder da bancada de oposição na Assembleia, cobrou nesta terça-feira (14) do secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, mudanças no programa Paraná Competitivo. “Há um equívoco, que já apontei inúmeras vezes: é preciso que o programa tenha mecanismos que estimulem empresas a se instalarem nas regiões menos desenvolvidas do estado”, disse Verri, durante audiência pública em que o secretário apresentou o balanço da situação financeira do Paraná.
De acordo com o deputado, se não houver alterações que beneficiem as regiões mais pobres, o programa poderá colaborar com o aumento do desequilíbrio econômico no Paraná. “Ou criamos uma política de incentivos diferenciada para as regiões mais pobres, ou vamos aumentar ainda mais a concentração do capital produtivo, econômico e social nas regiões metropolitanas, sobretudo na de Curitiba”, argumentou.
O secretário respondeu de maneira vaga, afirmando que “o governador vai anunciar em breve a instalação de uma grande indústria entre Ortigueira e Ponta Grossa”.
PEC 64 – Verri também questionou o secretário sobre as perspectivas do governo para a implantação da PEC 64. O projeto, que concede reajuste aos policiais civis e militares do Paraná, já foi aprovado pela Assembleia. No entanto, os pagamentos ainda não começaram a ser feitos. “O governo Beto Richa ainda não aplicou o reajuste aos policiais. Como está a questão?”, perguntou o deputado. O secretário, por sua vez, não respondeu ao questionamento.

Carta dos Participantes do XII Encontro Regional das CEBs, CNBB - Regional Oeste 2



Aproximadamente 1200 pessoas participaram, na diocese de Juína, em Mato Grosso (MT), nos dias 10 a 12, do 12º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O evento foi organizado pelo Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso) juntamente com bispo responsável pelas CEBs do Regional, dom Neri José Tondello. O tema do encontro foi “CEBs Justiça e Profecia a Serviço da Vida”, e o lema: “A Palavra de Deus é Nossa Força e Luz”.
Ao final do encontro, os participantes redigiram uma carta convidando as CEBs a assumir os seguintes compromissos concretos: Promover a formação e capacitação de lideranças, crianças, jovens e adultos, numa perspectiva humana e ecológica, fundamentada na Espiritualidade encarnada, iluminada pela Palavra de Deus; Promover a leitura orante da Palavra de Deus em grupos de reflexão, na família e na comunidade, valorizando a família como um lugar de cuidado; Fortalecer a Democracia, articulando-se eticamente com os movimentos sociais, populares, organizações, sindicatos, associações, conselhos municipais, conferências, audiências públicas, câmaras municipais; Incentivar a participação dos jovens na proposição de projetos para a Igreja e para a sociedade; Educar as crianças para uma vida participativa; Participar da discussão e da proposição das políticas públicas; Defender o meio ambiente. Leia a íntegra da carta do Regional Oeste 2 pelo encontro das CEBs

Sugestão de Leitura



Despontam testemunhas evangélicas que resistiram à tortura.
A “esperança equilibrista” dos evangélicos - por Antonio Carlos Ribeiro
Para muitos a novela “Amor e Revolução”, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), seria apenas uma tentativa de passar a limpo o período mais vergonhoso da história recente do país. Os militares bradaram, através de um sítio na internet, mas logo descobriram que no Estado de Direito da sociedade globalizada os berros podem virar sussurros. O programa tornou-se moldura para os depoimentos que, candentes e surreais, são a expressão dos que sobreviveram à tortura, à censura e à ditadura.
Agora chegou a vez dos evangélicos e sua participação no ...continue lendo...

Documentos mostram evangélicos nos porões da ditadura

Torturados e delatores da grei evangélica brasileira ganham visibilidade nos documentos que o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) repatriará oficialmente ao Brasil nesta terça-feira (14), entregando 1 milhão de páginas microfilmadas que estavam no Center for Research Libraries, de Chicago, e 10 mil páginas inéditas da correspondência entre o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, e o pastor presbiteriano unido, James Wright. Mais informações

Dia Nacional de Oração pela Vida da Juventude - 15 de junho



As Pastorais da Juventude realizam na próxima quarta-feira (15) o Dia Nacional de Oração pela Vida da Juventude. A data, mesmo dia da morte do então assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Azevedo Gomes, em 2009, deverá ser marcada por orações e preces contra a violência e o extermínio de jovens.
"Neste momento em que se mescla ternura e resistência, precisamos nos colocar em movimento, lutando pela vida, contra a violência e extermínio daqueles que como nós, acreditam na juventude. Eis então o convite para celebrarmos juntos, a vida da juventude e a páscoa de um companheiro que caminhou conosco nesta batalha, realizando por meio do ofício que acompanha esta mensagem, o Dia Nacional de Oração pela vida da juventude." Leia a carta das PJs

Professora da PUCPR ministra palestra sobre composição do leite humano

Evento faz parte das atividades do projeto Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação
Flavia Auler, professora do curso de Nutrição do Câmpus Maringá da PUCPR que faz parte do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, irá proferir palestra nesta terça-feira (14) sobre "Composição do leite humano". A palestra faz parte das atividades do projeto Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) e será realizada nas Unidades Básicas de Saúde de Maringá.
O objetivo é promover a proteção e o apoio ao aleitamento materno através da mobilização das unidades básicas de saúde. Esta será a última Unidade Básica de Saúde a passar pelo treinamento, totalizando 34 unidades treinadas em prol da saúde das crianças de Maringá.

I Costela ao Fogo de Chão do PT de Maringá

No dia 19 de Junho (domingo), o PT de Maringá, realizará uma Costela ao Fogo de Chão. O evento será no CTG Rincão Verde a partir das 12hs. Os acompanhamentos da costela serão: Arroz branco e temperado, três tipos de salada, farofa, mandioca e pães. O convite se estende a todas as pessoas que apreciam uma costela. Para quem se interessar os ingressos já estão a venda. Telefone para contato: escritório do PT 3026 1331 CTG 3266 1673.