25 janeiro, 2022

Romaria dos Mártires da Caminhada "Tudo pelo Reino"

"convoca as Comunidades Eclesiais de Base, as Pastorais Sociais, os Movimentos Populares, as Organizações Sociais e Entidades que trabalham na defesa da vida, e todas as pessoas comprometidas com as Causas da Vida, para juntas e juntos, em mutirão, construir esta bonita celebração memorial: a nossa Romaria dos Mártires da Caminhada.”

“...Eu peço a vocês que não esqueçam os pobres, não esqueçam a opção pelos pobres. Os pobres se concretizam nos povos indígenas, no povo negro, na mulher marginalizada, nos sem terra, nos prisioneiros, e nos muitos filhos e filhas de Deus proibidos de viver com dignidade e liberdade. Não esqueçam o sangue dos mártires. Tem gente, dentro da própria Igreja, que diz que não vale mais a pena lembrar dos mártires. No dia que não valer mais a pena, a gente pode fechar o Novo testamento, porque Jesus foi um mártir... Não percam a Esperança, não desanimem, pois isso é pecado, é heresia. Podem nos tirar tudo, menos a Esperança!” (Pedro Casaldáliga)


Segue:

Carta convocando todas as romeiras e romeiros da Caminhada a se prepararem para este grande momento de fortalecimento das Lutas e Esperanças do Povo.

--------------------

Romaria dos Mártires da Caminhada
"Tudo pelo Reino"


O Reino de Deus é Paz e Justiça.
Romanos 14,17


Aos sonhadores e sonhadoras, Lutadores e lutadoras do Povo.

A Igreja de São Félix do Araguaia, ao celebrar os seus cinquenta anos de caminhada a serviço da vida, já está em peregrinação a caminho de Ribeirão Cascalheira onde, nos dias 16 e 17 de julho de 2022, faremos memória dos 46 anos do martírio do padre João Bosco Penido Burnier. Também nesta Romaria vamos fazer memória do bispo Pedro Casaldáliga. Na Romaria de 2011, ele nos deixou esse testemunho:

Essa é, provavelmente, minha última romaria com os pés no chão. A outra já estaria contando estrelas no seio do Pai.... Eu peço a vocês que não esqueçam os pobres, não esqueçam a opção pelos pobres. Os pobres se concretizam nos povos indígenas, no povo negro, na mulher marginalizada, nos sem terra, nos prisioneiros, e nos muitos filhos e filhas de Deus proibidos de viver com dignidade e liberdade. Não esqueçam o sangue dos mártires. Tem gente, dentro da própria Igreja, que diz que não vale mais a pena lembrar dos mártires. No dia que não valer mais a pena, a gente pode fechar o Novo testamento, porque Jesus foi um mártir... Não percam a Esperança, não desanimem, pois isso é pecado, é heresia. Podem nos tirar tudo, menos a Esperança!

Na mesma ocasião, faremos memória das e dos mártires da Covid-19, encantadas e encantados pelo Reino da Vida, vítimas da pandemia, deste governo de morte, assassino, genocida. Em tempo de luto e lutas, precisamos, cada vez mais, esperançar.

Esta grande Festa Pascal é um acontecimento de toda a Igreja de São Félix do Araguaia, de todas as Igrejas e de todas as pessoas que querem manter viva a memória daqueles e daquelas que deram e vêm dando suas vidas pelas Causas do Reino: causa da Casa Comum, da terra e dos direitos humanos.

Causa dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, guardiões de nossas matas, rios, florestas. Causas dos camponeses/as, juventudes, crianças, adolescentes, mulheres, população em situação de rua, LGBTQIA+. Nossas Causas valem mais que as nossas Vidas (Pedro Casaldáliga). Bem-aventurados/as os/as que são perseguidos/as por causa da justiça, porque deles/delas é o Reino do Céu (Cf. Mt 5,10).

O tema desta Romaria será: “TUDO PELO REINO”. Esse tema nasceu de conversas com o bispo

Pedro. No final da Romaria de 2016, numa roda de conversa, perguntamos a ele: “E o tema da próxima Romaria?” Criou-se um silêncio. Pedro nos olhou e disse: “Chegando em São Félix, vou pensar”. O silêncio continuou e em seguida ele disse: “Tudo pelo Reino!” Depois de alguns dias, fomos até São Félix do Araguaia e retomamos a conversa sobre o tema da Romaria, e Pedro disse: “Tudo pelo Reino! Tudo, tudo pelo Reino.”

Com este espírito de romeiros/as, preparando-nos para a Romaria; como peregrinos/as,

testemunhas do Reino, a Prelazia de São Félix do Araguaia convoca as Comunidades Eclesiais de Base, as Pastorais Sociais, os Movimentos Populares, as Organizações Sociais e Entidades que trabalham na defesa da vida, e todas as pessoas comprometidas com as Causas da Vida, para juntas e juntos, em mutirão, construir esta bonita celebração memorial: a nossa Romaria dos Mártires da Caminhada.

A Romaria já está acontecendo no coração e na vida das nossas comunidades, do Brasil, da Nossa América e do mundo. Com os/as nossos/as mártires, testemunhas fiéis, nós todos e todas também devemos dar esse testemunho no dia a dia, sendo coerentes com a nossa fé, assumindo as causas da vida, as causas pelas quais tantos irmãos e irmãs regaram este chão com o próprio sangue para que tivéssemos um mundo mais humano: a sociedade do bem-viver, bem-conviver, bem-cuidar e amar a nossa casa comum.

Esperamos você. Beijos no coração!
Equipe de Coordenação da Romaria